Bar/esplanada na Feira da Primavera

No próximo Sábado 28 de Maio, venha almoçar connosco na Feira Primavera. É o último dia da Feira este ano!!! Visite-nos ao fim da manhã, traga a sua família e amigos, a experimentar comida saudável!!!
 
O bar/esplanada serve durante todo o dia refeições ligeiras, como sopa, tartes, quiches, limonadas, bolos, saladas, cerveja, chá e café, entre outros!!! A preço acessível!!!

A ideia é que quem nos visita possa ficar para almoçar connosco, usufruindo do espaço, que é muito confortável e acolhedor, para não dizer cheiroso e cheio de gente simpática!!! Assim sendo, a partir das 12,00 e até às 18,00 qualquer um se pode dirigir à esplanada e procurar ali o que mais lhe agradar!!!

 
E depois fique para assistir à sessão gratuita sobre Controlo e Certificação em Agricultura Biológica, da responsabilidade da Ecocert (15 horas). Ou então traga os seus filhos e junte-se à sessão de massagem para crianças. Relva fofa incluída, permitido pisar!!! Até descalço!!!!!!!
 
 

Share this:

Workshop Iniciação à Apicultura

É possível produzir mel de forma caseira?! É!!!! Os truques, as dicas, com a colaboração do enxame residente do Cantinho. Picadas não incluídas!!!

Sábado, 28 de Maio, das 10,00 às 17,00 horas. Custo: 50,00 €. O número mínimo de participantes para que a iniciativa avance é de 6.

Para mais informações e inscrições:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
geral@cantinhodasaromaticas.pt

Share this:

Massagem para crianças

Dirigido a crianças do 1 aos 7 anos.

Técnicas de massagem associadas a momentos lúdicos, que estimulam os vários sistemas, a atenção e o relacionamento familiar.

Orientação: Umbigus

Gratuito. Limitado a 10 participantes. Sábado, 28 de Maio, das 15,00 às 17,00 horas.

Inscrições: por e-mail para geral@feiradaprimavera.com (garantindo a sua participação) ou no local, por ordem de chegada, de acordo com instruções da organização.

Share this:

Um Dia na Quinta com Controlo e Certificação em Agricultura Biológica

Um Dia na Quinta com Controlo e Certificação em Agricultura Biológica - Ecocert. Grátis - 28 de Maio às 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura e espaços verdes nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

ECOCERT é uma das maiores organizações de certificação biológica do mundo, que abrange produtos da indústria alimentar, agrícola, têxtil, produtos domésticos e cosméticos.
Uma referência na definição de padrões biológicos em mais de 80 países, os consumidores podem estar confiantes da integridade dos produtos quando virem o símbolo ECOCERT.
Venha saber mais sobre controlo e certificação em Agricultura Biológica.

Inscrições: Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 27/05/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.

Share this:

Ouriço-Cacheiro

Há uns bons anos ofereceram-nos um Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) com o objectivo de o libertar no Cantinho das Aromáticas. Assim fizemos. Algumas semanas depois foi encontrado debaixo de um enorme maciço de santolinas, a dar de mamar a vários recém-nascidos!!! 

Tivemos muita sorte, era uma fêmea e vinha prenha!!! Desde então a Quinta passou a ser uma espécie de santuário para estes animais, que por lá circulam às dezenas!!! Gosto de os ter por perto e gosto de saber que fazem parte do enorme grupo de amigos que trabalham de borla para nós (neste caso no turno da noite, que é mais caro!!!), a controlar caracóis, lesmas e tudo o resto que mexe e que não nos faz tanta falta!!!

Este menino apareceu esta semana no lugar errado e logo foi resgatado para sítio mais seguro. São lindos!!!


Share this:

Yoga para crianças e bébés

Dirigido a crianças desde o inicio da marcha até aos 9 anos. Actividades lúdicas que estimulam o equilíbrio entre corpo e mente, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração, a respiração e o relaxamento, entre outros.

Orientação: Umbigus

Gratuito. Limitado a 10 participantes. Sábado, 21 de Maio, das 15,00 às 17,00 horas.

Inscrições: por e-mail para geral@feiradaprimavera.com (garantindo a sua participação) ou no local, por ordem de chegada, de acordo com instruções da organização.

Share this:

Workshop produção doméstica de cogumelos

Os cogumelos são frutificações de alguns fungos que vivem nas nossas florestas, campos, parques e jardins. Alguns deles são excelentes alimentos, ricos em proteínas, vitaminas e baixos em calorias.

Este workshop tem por objectivo ensinar aos participantes como produzir algumas espécies de cogumelos (Pleurotus ostreatus e Lentinus edodes) em suas casas, com recurso a desperdícios agro-florestais e domésticos.

Desvendando também, alguns mistérios que envolvem este Maravilhoso mundo dos Cogumelos.

Sábado, 21 de Maio, das 10,00 às 17,00 horas. Custo: 50,00 €. O número mínimo de participantes para que a iniciativa avance é de 6.

Para mais informações e inscrições:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
geral@cantinhodasaromaticas.pt

Share this:

Um Dia na Quinta com Permacultura

Um Dia na Quinta com Permacultura - Ricardo Marques. Grátis - 21 de Maio às 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura e espaços verdes nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Permacultura significa "Cultura Permanente" e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, solos, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes. Nesta sessão vai-se focar a necessidade de recriar a nossa cultura, quais os princípios éticos e práticos sobre os quais se rege a permacultura e muitas dicas sobre como apontar o nosso habitat e a nossa vida na direcção da sustentabilidade e bem-estar.

Nota biográfica:

Ambientalista desde 1980, ano em que nasceu no Porto, Ricardo Marques licenciou-se em Engenharia do Ambiente na Escola Superior de Biotecnologia do Porto em 2004 mas empenha-se essencialmente na educação, comunicação e activismo ambiental.

Acompanhou um projecto de educação cívica e ambiental intitulado Planeta Azul que percorreu Portugal durante 2005, desenvolveu vários projectos com a empresa Formato Verde – Educação para a Sustentabilidade entre 2006 e 2008, e entre 2008 e 2010 colaborou com os projectos Condomínio da Terra e Green Cork – Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça, ambos da associação Quercus.

É voluntário activo desde 2004, foi presidente do Núcleo Regional do Porto da Quercus entre 2006 e 2010 e presidente do Conselho de Representantes da Quercus entre 2009 e 2011. Em 2011 entra para a direcção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura e para a Direcção Nacional da Quercus. Mudou-se recentemente para uma pequena quinta em Tomar e tem investido na formação e prática da Permacultura.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 20/05/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.

Share this:

Feira da Primavera no Biosfera - Maio

Mais uma excelente reportagem do programa Biosfera, sobre a nossa Feira da Primavera. Para quem já conhece ou quem ainda não teve a sorte de nos visitar, fica aqui uma excelente sugestão para os próximos Sábados 21 e 28 de Maio, data de encerramento do evento.

Share this:

Cantinho das Aromáticas nomeado para os Prémios Novo Norte edição 2011

Cantinho das Aromáticas nomeado para os Prémios Novo Norte edição 2011, na categoria Norte Empreendedor!!!

Nomeados:

PROJECTO: NOVA UNIDADE INDUSTRIAL DE FABRICO DE CHOCOLATES (INOVAÇÃO E O AUMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO)
PROMOTOR: IMPERIAL - PRODUTOS ALIMENTARES, S.A.

PROJECTO: IPBRICK - DESENVOLVIMENTO, QUALIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
PROMOTOR: IPORTALMAIS

PROJECTO: VICOUSTIC | TUNED ROOMS
PROMOTOR: VISOUND ACÚSTICA LDA.


PROJECTO: DISPLAX MULTITOUCH TECHNOLOGY
PROMOTOR: EDIGMA


PROJECTO: PRODUÇÃO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA URBANA PARA EXPORTAÇÃO
PROMOTOR: CANTINHO DAS AROMÁTICAS, LDA.


Apresentação “Prémios Novo Norte” 2011

 

Finalistas Norte Empreendedor 2010

 


O Júri dos “Prémios NOVO NORTE” procedeu esta terça-feira, 10 de Maio de 2011, à nomeação das 30 candidaturas finalistas à edição 2011. São cinco as candidaturas seleccionadas em cada uma das seis categorias a concurso – Norte Inovador, Norte Empreendedor, Norte Criativo, Norte Inclusivo, Norte Sustentável, Norte Civitas –, na sequência da análise e da selecção efectuadas às 127 candidaturas recebidas até 25 de Março passado.

No conjunto das candidaturas recebidas destacam-se, pelo maior número de projectos, os temas da Inclusão Social (“Norte Inclusivo”), da Industrias Criativas (“Norte Criativo”) e do Empreendedorismo (“Norte Empreendedor”), que adquiriram uma relevância acrescida no Norte de Portugal nos últimos anos, em resultado dos desafios actuais e das novas apostas económicas e sociais da região.

O Júri dos “Prémios NOVO NORTE” – constituído por Armando Pereira, Luís Braga da Cruz, Maria Hermínia Cabral, Mário Rui Silva e Paulo Ferreira – assinala ainda, nesta nomeação, o elevado padrão de qualidade das candidaturas recebidas, facto que tornou a sua selecção particularmente exigente. Para além dos critérios de mérito e qualidade que estão na base do concurso, o Júri pretendeu ainda com estas nomeações destacar publicamente casos e experiências de sucesso em temáticas ou com características de particular actualidade para o presente e o futuro da Região Norte.

Assim, as nomeações do Júri põem em destaque casos de reconhecido sucesso nacional e internacional de inovação tecnológica, empresarial, social e criativa, em sectores estratégicos para a Região Norte. Contam-se aqui boas práticas de transferência de conhecimento e tecnologia para as empresas e os mercados, histórias de sucesso de empreendedorismo, afirmação do potencial económico dos talentos e valores criativos, criação de emprego qualificado, internacionalização e conquista de mercados ou novos públicos, assim como experiências com impactos e efeitos marcantes na organização social, no desenvolvimento urbano e na sustentabilidade ambiental e energética dos territórios.

Das 30 nomeações ressaltam ainda a participação da sociedade civil em iniciativas de desenvolvimento regional e de coesão social, o papel dos fundos comunitários na inovação e modernização da região, e uma expressiva diversidade dos casos e instituições distinguidos, entre pequenas, médias e grandes empresas e instituições consagradas e emergentes da Região Norte, que se apresenta assim como um todo dinâmico e multifacetado.

Com o objectivo de distinguir e divulgar, publicamente e de forma regular e simbólica, casos de sucesso em temas prioritários para a Região do Norte, os “Prémios NOVO NORTE” constituem uma iniciativa pioneira que pretende estimular o conhecimento de boas práticas institucionais, empresariais ou científicas e o intercâmbio de experiências, sensibilizar a opinião pública para a importância social e o potencial económico da excelência e promover ainda a visibilidade de investimentos e projectos co-financiados pelos fundos estruturais no desenvolvimento regional do Norte.

Os “Prémios NOVO NORTE” 2011 distinguirão uma iniciativa em cada uma das seis categorias a concurso, elegendo, entre esses, o galardão “Prémio NOVO NORTE”. A cerimónia de anúncio e entrega de prémios terá lugar a 30 de Junho de 2011, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. Os vencedores desta edição poderão ainda constituir-se como concorrentes da Região Norte a prémios anuais da União Europeia, designadamente ao prestigiado concurso “RegioStars”.

Share this:

Um Dia na Quinta com coberturas ajardinadas

Um Dia na Quinta com coberturas ajardinadas. Grátis - 14 de Maio às 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura e espaços verdes nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Instalar coberturas ajardinadas significa pouco peso extra sobre a estrutura, perfeita impermeabilização, pouca manutenção, pouca irrigação, boa drenagem e acima de tudo, um visual moderno, bonito e sustentável. Os benefícios são para toda a cidade.

Nota Biográfica:
Desde a sua fundação em 2002, que a Clorofila se preocupa em fazer uma jardinagem sustentável e amiga do ambiente.
 
Mesmo as mais pequenas mudanças de hábitos em jardins podem fazer uma grande diferença a nível global.
Como empresa responsável na área da jardinagem, com formação técnica adequada, técnico responsável, alvarás e licenças exigidas por lei, não podemos esperar que sejam os clientes a dar o exemplo.
 
Temos que ser nós a praticar uma eco-jardinagem equilibrada e projectar, construir ou manter espaços verdes e jardins sustentáveis, amigos do ambiente, ecológicos.
 
Pretendemos alargar esta prática ao exterior e interior dos edifícios, com a instalação de telhados verdes e paredes vivas, de modo a criar situações globais, ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis, promovendo a ponte entre a eco-jardinagem e a eco-construção.
 
Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 13/05/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.
 
Clorofila[4]

Share this:

Feira da Primavera na Praça da Alegria

Num dia maravilhoso de sol, com a presença do nosso amigo Hélder Reis, apresentamos a Feira da Primavera, os Workshops a decorrer e mais surpresas!!! Aproveite para nos visitar este Sábado 14 de Maio, e todos os outros até 28 de Maio, pois temos vários programas estimulantes a decorrer!!!

Share this:

Workshop À descoberta do mundo dos perfumes - Sábado 14 de Maio na Feira da Primavera

Um workshop onde se revela o mundo fascinante dos perfumes, convidando os participantes a descobrir como se criam perfumes, a explorar e treinar o seu sentido olfactivo, a conhecer as essências de plantas naturais e a fazer o seu próprio perfume para uso pessoal ou para a casa.

Sábado, 14 de Maio, das 10,00 às 17,00 horas. Custo: 50,00 €. O número mínimo de participantes para que a iniciativa avance é de 6.

Para mais informações e inscrições:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
geral@cantinhodasaromaticas.pt

Share this:

Um dia na Quinta com António Proença da Cunha–Faculdade de Farmácia de Coimbra

Um Dia na Quinta com Professor António Proença da Cunha. Grátis - 07 de Maio à 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na investigação, agricultura e espaços verdes nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Desta vez contaremos com a presença do Professor António Proença da Cunha, que nos falará do futuro da utilização das plantas aromáticas e medicinais na Europa e da recente polémica relativa à directiva 2004/24/CE, quem tem suscitado muita atenção por parte do público europeu e que deu origem a uma petição assinada por milhares de pessoas.

Nota Biográfica:
António Proença Mário Augusto da Cunha, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Doutorado em Farmácia pela Universidade de Genebra (Suíça) e pela Universidade do Porto.

Tem cerca de duzentas publicações no âmbito das plantas medicinais e dos óleos essenciais.

Tem colaborado em cursos de Fitoterapia e publicou os livros: "Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia" (2003), 3.ª edição (2008), "Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética” e Dermatologia" (2004), 2ª edição (2008) “Farmacognosia e Fitoquímica” (2005), 3ª edição (2010) “Plantas Aromáticas em Portugal – Caracterização e Utilizações” (2007), 2ª edição (2009) e “Plantas na Terapêutica – Farmacologia e Ensaios Clínicos” (2007), “Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa” (2008), “Cultura e Utilização de Plantas Medicinais e Aromáticas” (2011) editados pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 06/05/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.

Share this: