Livro O Poder das Ervas Aromáticas

Jekka McVicar, conceituada agricultora biológica, seis vezes galardoada com a Chelsea Gold Medal e popular apresentadora de rádio e televisão, revitaliza neste livro o emprego tradicional das ervas aromáticas e explica como elas podem ser úteis em casa, à saúde e no jardim. Fotografias maravilhosas mostram, passo a passo, como propagar, cultivar e cuidar das plantas utilizando métodos biológicos. Disponível aqui.

Share this:

Livro Ervas Aromáticas e Especiarias

Incomparável pela sua clareza e profundidade visual, este livro é o primeiro guia ilustrado que chama a atenção do cozinheiro para uma tão grande colecção de ervas aromáticas e especiarias. Disponível aqui.

Share this:

Livro Cultivar Legumes

Para ter comida fresca, que não atravessou meio mundo, da horta para o seu prato, não há melhor do que legumes, saladas e ervas aromáticas saudáveis cultivados em casa. Independentemente da sua experiência ou do tamanho da horta, Cultivar Legumes fornece sugestões passo a passo que lhe dão a destreza prática necessária para cultivar os seus próprios alimentos saborosos. Disponível aqui.

Share this:

Livro Receitas para 1001 Remédios Naturais

Receitas simples para preparar remédios, tratamentos de beleza e produtos de limpeza caseiros. As receitas utilizam ingredientes de uso comum, como vinagre, mel, ervas, cera de abelhas e óleos essenciais. Descubra 1001 formas de tratar tudo, desde as nódoas na carpete até às pragas do jardim, sem recurso a produtos comerciais repletos de químicos.Disponível aqui.

Share this:

Livro Conservas

Veio das compras e procura uma receita de doce de morango? A sua horta teve uma produção excessiva de feijão-verde? Quer fazer um chutney invulgar, conservar frutos de Outono ou experimentar fazer salsichas? Use este livro de referência e encha a sua despensa de conservas caseiras. Disponível aqui.

Share this:

Livro Ervas Aromáticas na Cozinha

Um livro de jardinagem para quem gosta de cozinhar. Foi pensado para tirar o máximo partido do cultivo, colheita e armazenamento das ervas aromáticas. Pode ser usado por qualquer pessoa e tem ainda 70 receitas de molhos, marinadas, misturas e saladas. Disponível aqui.


Share this:

Livro Pragas e Doenças

Criar um jardim do qual se possa orgulhar é mais fácil do que parece: este livro ajuda-o a conseguir o jardim dos seus sonhos e mantê-lo bonito durante todo o ano. Descubra quais as pragas e doenças mais frequentes e como preveni-las. Disponível aqui.

Share this:

Livro Ervas Aromáticas. Passos simples para bons resultados

Criar um jardim de ervas aromáticas é muito fácil: este livro irá ajudá-lo a conseguir o jardim dos seus sonhos e a mantê-lo bonito durante todo o ano. Também apresenta sugestões simples para facilitar as tarefas da jardinagem e ensina a escolher as plantas certas para criar esquemas interessantes de pouca manutenção. Disponível aqui.

Share this:

Cantinho das Aromáticas na TVI

Esta reportagem sobre o Cantinho das Aromáticas passou ontem no jornal das 8, na TVI.

Share this:

Livro o Campo vem à Cidade

Os produtos biológicos, elaborados com um teor mínimo de fertilizantes minerais e pesticidas, têm vindo a incorporar as dietas alimentares dos consumidores de vários países do mundo. Segundo diversos especialistas, estes alimentos são entendidos como um importante veículo para a concretização de esforços em prol da produção e consumo sustentáveis. E qual é o estado actual da agricultura biológica em Portugal? 

O que pensam os consumidores sobre os produtos biológicos? Os dados quantitativos e qualitativos analisados no livro permitem descrever as principais fases históricas do desenvolvimento da agricultura biológica no país, caracterizar o mercado agro-alimentar biológico, avaliar as justificações para o consumo «bio», e identificar as principais estratégias que os consumidores utilizam para seleccionar e confiar nestes alimentos. O livro constitui, assim, um inédito contributo no panorama nacional para a compreensão de práticas alimentares biológicas de um grupo de consumidores residentes na capital. Da autora Mónica Truninger. Disponível aqui.


Share this:

Agenda 2012

Fala-nos de plantas e das suas relações com as abelhas, seres cruciais para a nossa sobrevivência pois são responsáveis por 70% daquilo que comemos todos os dias, sem abelhas a polinização de grande parte de árvores de fruto e da maioria dos vegetais que consumimos não poderá ser feita e a raça humana corre o risco de morrer à fome. 

Não é um livro alarmista mas alerta para aquilo que está ao alcance de todos fazer: boicotar alimentos geneticamente modificados, plantar hortas e jardins biológicos, usando grande diversidade de plantas e escolhendo variedades que atraiam abelhas como alfazema, alecrim, tomilho, meliloto, aipo, cistus, equinácea, angélica, calêndulas, trevos, cardos, etc. 

Foram eleitas 53 plantas, algumas das quais já mencionadas nas agendas anteriores sendo os textos e as fotos renovados nesta edição. Explica a importância e as propriedades de produtos como o pólen, mel, própolis, geleia real, etc. Oferece ainda receitas simples e caseiras de culinária e cosmética. Da autora Fernanda Botelho. Disponível aqui.


Share this:

Livro As plantas e a saúde

“ A saúde pelas plantas, caderno de observações e guia prático de primeiros socorros”. Mais de 50 conselhos úteis e fáceis para tratar dores de dentes, hemorragias, hemorróidas, nevralgias, náuseas, indigestões, quebras de tensão, aftas, dores de garganta, constipações, enxaquecas, etc. 

Pequeno caderno de bolso com algumas páginas em branco para anotações. Existem muitos sintomas que podem ser aliviados e até mesmo curados de forma muito simples através da utilização de plantas que crescem à nossa porta, nos bosques vizinhos ou que podemos cultivar nas nos nossos quintais, hortas, canteiros ou varandas. O objectivo deste pequeno livro é dar-vos a conhecer algumas dessas utilizações quer em uso interno em forma de chás, tisanas ou decocções, quer em uso externo em forma de compressas, pomadas, lavagens, inalações, etc. Da autora Fernanda Botelho. Disponível aqui.


Share this:

Latas 20 gr Cantinho das Aromáticas

Alecrim (Rosmarinus officinalis), folha, Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Fortemente aromático, quente e apimentado. Tradicionalmente utilizado em problemas de anorexia, falta de memória, digestões lentas, flatulência e também como activador da circulação e anti-inflamatório. Na cozinha liga bem com peixes, vitela, carneiro e porco. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Aneto; Endro (Anethum graveolens), folha De um aroma puro e perfumado a anis e limão, é tradicionalmente utilizado para combater cólicas, soluços, flatulência e dores de estômago nos adultos Na cozinha liga bem com queijos, omoletes, molhos, peixe, feijão verde e carne guisada. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Cebolinho (Allium schoenoprasum), folha. De perfume delicado, sabor ligeiramente picante a celola, é usado na cozinha em pratos de massa, guisados e estufados. As folhas são optimas em saladas. Preparação: Adicione a gosto aos seus cozinhados, mas só no minuto final da cozedura, para que não se percam os aromas. Disponível para venda aqui. 
 Coentros (Coriandrum sativum), folha. De sabor quente e muito aromático, com um travo a laranja, liga muito bem com sopas, saladas, peixes e mariscos. Preparação: Adicione a gosto aos seus cozinhados, mas só no minuto final da cozedura, para que não se percam os aromas. Disponível para venda aqui. 


Erva-peixeira; Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina), planta. De aroma quente e mentolado, liga bem com carne de porco, peixe do rio, sopas e molhos de tomate. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Erva-príncipe (Cymbopogon citratus), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um sabor refrescante a limão, é tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, flatulência, contra a tosse, asma e para baixar a febre. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Estragão (Artemisia dracunculus), planta. De sabor forte e levemente picante, liga bem com frango, peixe, arroz, saladas e ovos. Preparação: Adicione a gosto aos seus cozinhados, mas só no minuto final da cozedura, para que não se percam os aromas. Disponível para venda aqui.
 Funcho; Fiolho (Foeniculum vulgare), folha. De um fresco e doce aroma, é tradicionalmente utilizado contra flatulência, cólicas infantis, previne a azia e a indigestão nos adultos. Auxilia na digestão. Na cozinha liga bem com peixe, sopas, vinagretas e saladas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Hortelã-pimenta (Mentha x piperita), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Liberta um maravilhoso perfume fresco e fortemente mentolado. Tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, como anti-séptica e tranquilizante suave, estimulante da secreção biliar e dos sucos digestivos. Na cozinha liga bem com sopas, legumes e sobremesas de chocolate. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Hortelã-vulgar (Mentha spicata), planta De aroma adocicado e refrescante, é tradicionalmente utilizada no alivio da indigestão, diarreia, cólicas e para baixar a febre. Na cozinha liga bem com sopas, saladas, molhos, carnes, peixes, doces à base de chocolate e de limão. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Limonete | lúcia-lima (Aloysia triphylla), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um fresco e doce aroma a limão, é tradicionalmente usado como digestivo, calmante suave e na ausência de apetite. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui. 
 Manjericão; Alfádega; Basílico (Ocimum basilicum), folha. De sabor quente e apimentado, liga bem com salada de tomate, molho para esparguete, com peixe, pratos de cogumelos e galinha. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Manjerona (Origanum majorana), planta. De sabor quente e ligeiramente amargo, liga bem com saladas, massas, pizzas, peixe, sopas, carnes grelhadas e molhos à base de tomate. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui. 
 Orégãos (Origanum vulgare), planta. De sabor forte e apimentado, liga bem com saladas, massas, pizzas, peixe, sopas, carnes grelhadas e molhos à base de tomate. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.


Poêjo (Mentha pulegium), planta. De sabor intenso e amargo, forte e mentolado, liga bem com peixe, açordas, sopas e saladas. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Salsa (Petroselinum crispum), planta. De aroma ligeiramente picante, com um toque de anis e limão, o seu sabor é forte. É uma rica fonte de vitaminas e minerais. Liga bem com omeletas, saladas, estufados, sopas, massas, arroz, peixe, carne e queijo fresco. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui.
 Salva (Salvia officinalis), planta. De sabor suave canforado, é tradicionalmente utilizado na má digestão e dores de garganta. Na cozinha liga bem com carnes gordas, enchidos, vitela, saladas e mohos à base de tomate. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui. 
 Segurelha (Satureja montana), planta. De sabor ligeiramente apimentado, liga bem com lentilhas, feijão verde, saladas, todo tipo de carnes, sopas, molhos à base de tomate e trutas. Preparação: Na cozinha, adicione folhas a gosto ao seu cozinhado. Disponível para venda aqui. 
 Tomilho bela-luz | sal-purinho (Thymus mastichina), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um forte e agradável aroma, tradicionalmente utilizado como digestivo e expectorante, também em casos de bronquites, gripes, febres e constipações, pelas suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Na cozinha é utilizado como substituto do sal em todo o tipo de pratos. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Tomilho-limão (Thymus x citriodorus), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um agradável aroma a limão, é tradicionalmente utilizado em problemas respiratórios, digestivos e para acalmar a tosse. As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.

Share this:

Latas 40 gr Cantinho das Aromáticas

Alecrim (Rosmarinus officinalis), folha, Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Fortemente aromático, quente e apimentado. Tradicionalmente utilizado em problemas de anorexia, falta de memória, digestões lentas, flatulência e também como activador da circulação e anti-inflamatório. Na cozinha liga bem com peixes, vitela, carneiro e porco. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui. 
Equinácea (Echinacea purpurea), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. De sabor muito agradável, tradicionalmente utilizada como estimulante do sistema imunitário, aumentando a resistência do organismo às infecções, como constipações e gripes, favorecendo a cicatrização de feridas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui. 
Erva-cidreira (Melissa officinalis), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um agradável aroma a limão, esta planta é tradicionalmente utilizada como sedativa, digestiva e contra a flatulência. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Disponível para venda aqui.
 Erva-príncipe (Cymbopogon citratus), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um sabor refrescante a limão, é tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, flatulência, contra a tosse, asma e para baixar a febre. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. De perfume suave, é tradicionalmente usado como anti-séptico, diurético, sedativo, em problemas de fígado e cólicas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Hortelã-pimenta (Mentha x piperita), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Liberta um maravilhoso perfume fresco e fortemente mentolado. Tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, como anti-séptica e tranquilizante suave, estimulante da secreção biliar e dos sucos digestivos. Na cozinha liga bem com sopas, legumes e sobremesas de chocolate. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Limonete | lúcia-lima (Aloysia triphylla), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um fresco e doce aroma a limão, é tradicionalmente usado como digestivo, calmante suave e na ausência de apetite. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui. 
 Loureiro (Laurus nobilis), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. De aroma doce e balsâmico, muito utilizado em culinária, pois auxilia a digestão. Liga bem com carne de vaca, frango, peixe, caça e molhos. Não deve ser utilizado durante a gravidez. Preparação: Utilizar 1 a 2 folhas. Em grandes quantidades, o seu sabor ficará demasiado forte. Retire as folhas antes de servir. Disponível para venda aqui.
 Tomilho bela-luz | sal-purinho (Thymus mastichina), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um forte e agradável aroma, tradicionalmente utilizado como digestivo e expectorante, também em casos de bronquites, gripes, febres e constipações, pelas suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Na cozinha é utilizado como substituto do sal em todo o tipo de pratos. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
 Tomilho-limão (Thymus x citriodorus), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um agradável aroma a limão, é tradicionalmente utilizado em problemas respiratórios, digestivos e para acalmar a tosse. As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui. 

Share this:

Recargas 40 gr Cantinho das Aromáticas

Alecrim (Rosmarinus officinalis), folha, Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Fortemente aromático, quente e apimentado. Tradicionalmente utilizado em problemas de anorexia, falta de memória, digestões lentas, flatulência e também como activador da circulação e anti-inflamatório. Na cozinha liga bem com peixes, vitela, carneiro e porco. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Equinácea (Echinacea purpurea), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. De sabor muito agradável, tradicionalmente utilizada como estimulante do sistema imunitário, aumentando a resistência do organismo às infecções, como constipações e gripes, favorecendo a cicatrização de feridas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Erva-cidreira (Melissa officinalis), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um agradável aroma a limão, esta planta é tradicionalmente utilizada como sedativa, digestiva e contra a flatulência. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Disponível para venda aqui.
Erva-príncipe (Cymbopogon citratus), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um sabor refrescante a limão, é tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, flatulência, contra a tosse, asma e para baixar a febre. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum), planta. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. De perfume suave, é tradicionalmente usado como anti-séptico, diurético, sedativo, em problemas de fígado e cólicas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Hortelã-pimenta (Mentha x piperita), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Liberta um maravilhoso perfume fresco e fortemente mentolado. Tradicionalmente utilizada em problemas digestivos, como anti-séptica e tranquilizante suave, estimulante da secreção biliar e dos sucos digestivos. Na cozinha liga bem com sopas, legumes e sobremesas de chocolate. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Limonete | lúcia-lima (Aloysia triphylla), folha. Lote Seleccionado Agricultura Biológica Portugal. Com um fresco e doce aroma a limão, é tradicionalmente usado como digestivo, calmante suave e na ausência de apetite. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Loureiro (Laurus nobilis), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. De aroma doce e balsâmico, muito utilizado em culinária, pois auxilia a digestão. Liga bem com carne de vaca, frango, peixe, caça e molhos. Não deve ser utilizado durante a gravidez. Preparação: Utilizar 1 a 2 folhas. Em grandes quantidades, o seu sabor ficará demasiado forte. Retire as folhas antes de servir. Disponível para venda aqui.
Tomilho bela-luz | sal-purinho (Thymus mastichina), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um forte e agradável aroma, tradicionalmente utilizado como digestivo e expectorante, também em casos de bronquites, gripes, febres e constipações, pelas suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Na cozinha é utilizado como substituto do sal em todo o tipo de pratos. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Tomilho-limão (Thymus x citriodorus), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Com um agradável aroma a limão, é tradicionalmente utilizado em problemas respiratórios, digestivos e para acalmar a tosse. As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível para venda aqui.
Alfazema (Lavandula angustifolia), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Possui um maravilhoso perfume, forte e canforado. Tradicionalmente utilizada em casos de ansiedade, agitação e insónia. Promove o apetite e pode ser utilizada em perturbações digestivas. Na cozinha, usa-se para aromatizar açúcar, em geleias, doces e gelados. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione flores a gosto ao seu cozinhado. Disponível aqui.


Camomila (Chamomilla sp.), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. De aroma forte e penetrante, tradicionalmente utilizada em doenças inflamatórias do tracto digestivo e intestinal. Também como sedativo e febrífugo. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível aqui.


Carqueja (Pterospartum tridentatum), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Infusão de sabor muito agradável, tradicionalmente utilizada para combater tosse, rouquidão e gripe. Na cozinha, usa-se para temperar carne, principalmente coelho de caça. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Na cozinha, adicione flores a gosto ao seu cozinhado. Disponível aqui.


Cavalinha (Equisetum arvense), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. De sabor agradável, tradicionalmente utilizada como reconstituinte e remineralizante, contra a retenção de líquidos, em anemias e infecções urinárias. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível aqui.


Malva (Malva sylvestris), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Infusão de sabor agradável e cor forte. Tradicionalmente utilizada como anti-inflamatória nas perturbações respiratórias e gastrointestinais. Também em casos de obstipação, diarreia, asma, bronquite, gripe e resfriados. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível aqui.


Tília (Tilia cordata), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. De sabor muito agradável, tradicionalmente utilizada em casos de ansiedade, insónia, estados gripais, bronquite, tosse irritativa, más digestões, cefaleias por disfunção hepatobiliar e cólicas gastrointestinais. Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível aqui.


Urze (Calluna vulgaris), folha. Lote Seleccionado. Agricultura Biológica Portugal. Infusão de sabor agradável e cor forte. Tradicionalmente utilizada em infecções das vias urinárias, hipertensão arterial e ácido úrico (gota). Preparação: Verta cerca de 500 ml de água num recipiente, e leve a uma fonte de calor. Quando as primeiras bolhas no fundo do recipiente surgirem, remova da fonte de calor, adicione duas colheres de sopa da planta e deixe em repouso 5-10 min. Coe e sirva a gosto. Disponível aqui.

Share this: