Sementes e sementeiras

Como colher e armazenar as sementes lá em casa.

Share this:

Todas as fotos deste blogue...

Estão reunidas neste álbum Web Picasa, e poderão ser vistas de uma forma bem organizada. São quase 4 anos de posts regulares que envolvem parte da minha aventura profissional e muito daquilo que fazemos no Cantinho das Aromáticas.

Detalhe de flor de erva-caril (Helichrysum italicum)

Share this:

Livro a Horta Mês a Mês

Para ter frutos e legumes deliciosos, que não precisam de dar a volta ao mundo para chegar à sua mesa, nada melhor do que cultivá-los na sua horta. Com o auxílio deste livro vai poder colher produtos frescos durante todo o ano. Conselhos fáceis de seguir mês após mês sobre o que fazer e como. Sugestões e técnicas para melhores resultados em todas as tarefas, desde podar a combater pragas. Indicações claras sobre a melhor altura para semear, plantar e colher os seus produtos. Disponível aqui.


Share this:

Horário de funcionamento do Cantinho das Aromáticas

A pedido de muitos fregueses, afixámos o horário de funcionamento do Cantinho das Aromáticas no portão de entrada, acabado de pintar!!!

 Ficou giro, não ficou?!!! Não se esqueçam que vai mudar a hora!!!

 Bem vindos!!!

Share this:

Estive no A festa é nossa!!!

Fui convidado pela produção do programa da RTP1 A Festa é Nossa, para entrar em directo da XXX feira gastronómica de Santarém, falando um pouco das múltiplas vantagens de produzir lá em casa.

 
 
Já não ia a Santarém desde a minha adolescência em fins dos anos 80, quando ainda aluno interno da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, em Santo Tirso. Na altura era ritual obrigatório rumar à feira agrícola todos os anos, ver as últimas novidades em máquinas, animais e afins... Acima de tudo era também um pretexto para frequentar as inevitáveis tasquinhas, tertúlias e garraiadas em noites sem fim... Bons tempos!!!
 

Já na altura tinha "inclinação" televisiva!!! Demonstrando uma enorme preocupação com a actualidade agrícola do país, fazia-me sempre acompanhar de "meios técnicos" e de uma equipa à altura da situação!!!

Share this:

Plantas Aromáticas no interior de casa

Uma das tarefas mais difíceis para o urbano-depressivo comum é cultivar plantas aromáticas em locais conspícuos, sombrios, demasiado quentes, enfim, o equivalente ao interior de suas casas, algo que boa parte deste género de plantas não aprecia mesmo nada. Mas com algum saber adquirido e cuidado inerente, podem conseguir-se bons resultados com algumas espécies. Eis como e quais.

Share this:

Fotos do Sábado Aromático 2011

6ª edição do “Sábado Aromático”, uma organização da Quercus Porto no Cantinho das Aromáticas. Mais uma vez, foi um sucesso!!! Deixo algumas fotos deste dia.

Os nossos maravilhosos produtos!!!

A malta entretida a preparar o almoço!!!

 Neste momento deixou de se fazer barulho na sala... A fome era negra!!!

Lembras-te da receita?! Não achas que devia levar um pouquinho mais de sal?!

A conduzir o rebanho

Barrosãs a pastar no meio da cidade?!

Sempre bonito o nosso pombal, de qualquer ângulo

Quem se portar mal soltámos no meio do prado, junto do touro de cobrição!!!

Vai uma infusão de erva-cidreira?! Temos muita!!!

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Cheira tudo bem!!!

É mesmo verdade este campo de perpétuas, sim, no dia 15 de Outubro de 2011!!!

Picam que se fartam as nossas malaguetas em forma de sino!!!

Equináceas (Echinacea purpurea)

Limonete, Lúcia-lima (Aloysia triphylla)

Uma "pomba" estranha apareceu no nosso pombal!!!

Não tem asas, mas "ilude" as leis da gravidade!!! Que maravilha de fotografia!!!

 Estas 2 "alunas" queriam ir ao café mas nós não deixámos!!!

 E pronto, já chega, pó ano há mais!!!

Share this:

Saco Produtor de Cogumelos

É muito simples!!! O substrato já inoculado encontra-se dentro deste saco de cultivo, que apenas tem de ser colocado no nos locais de incubação, que pode ser uma dispensa ou uma cozinha. Decorridos 22 a 30 dias após a inoculação, surgem os primeiros primórdios (pequenos pontos brancos, que vão originar os cogumelos), que ao fim de 4 a 6 dias estão prontos para a colheita. Cada saco produz em média 2,5—3 Kg de cogumelos, distribuídos por três frutificações. 

Após uma frutificação, o fungo entra em “descanso” durante duas ou três semanas, até iniciar a frutificação seguinte, com o aparecimento de novos primórdios. É só colher e deliciar!!! Um luxo!!! Disponível aqui.

Share this:

Livro Farmacognosia e Fitoquímica

A obra «Farmacognosia e Fitoquímica» nasce da necessidade de haver em língua portuguesa um compêndio que, procurando actualizar conhecimentos desta área científica inclua a matéria dada na disciplina de Farmacognosia da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e dê continuidade ao compêndio didáctico «Farmacognosia» de Aloísio Fernandes Costa, prestigiado Professor desta Escola, cujo livro ao longo de três décadas serviu de base ao ensino desta disciplina não só em Coimbra, como em inúmeras Instituições de ensino das Ciências Farmacêuticas, tanto no nosso país, como no Brasil. 

Organiza e colabora na maioria dos capítulos deste livro o Professor de Farmacognosia que durante quarenta e dois anos esteve primeiro no ensino prático e depois no teórico desta disciplina. Intervêm, também, em diversos capítulos os actuais Professores do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia de Coimbra e outros docentes das Faculdades de Farmácia do Porto e de Lisboa. 

Dado que houve a preocupação de ser mais um livro de carácter didáctico, não deixa, contudo, de ter interesse na investigação fitoquímica, esperando-se que possa vir a ser, também de consulta para profissionais, particularmente, para os que na Farmácia, dia a dia, têm muitas vezes de responder a dúvidas, postas pelos utentes, em relação a muitas plantas medicinais usadas na terapêutica. Em relação ao estudo dos fármacos vegetais, estes foram agrupados, sempre que possível, de acordo com o seu constituinte principal, tendo em conta a sua origem biogenética. 

Assim, inicia-se esse estudo pelos compostos do metabolismo celular primário, ou seja pelos glúcidos que incluem, para além das oses, os seus derivados directos (poli-holósidos homogéneos e poli-holósidos heterogéneos), depois os lípidos e seguidamente os metabolitos secundários que possuem actividade farmacológica. Introduz-se, ainda um capítulo sobre antibióticos de origem natural, justificado pelo interesse deste grupo de fármacos. 

O desenvolvimento das matérias tratadas dá para cada grupo de constituintes, indicações sobre métodos extractivos e métodos de dosagem, sendo os fármacos escolhidos pelo seu maior interesse farmacêutico ou didáctico, fazendo-se referência, para cada, aos aspectos de obtenção, constituição química, ensaios de caracterização e de pureza, métodos de dosagem e principais usos. 

Considerou-se útil a inclusão de capítulos sobre a obtenção clássica e por métodos biotecnológicos de matérias-primas naturais, sobre condições de processamento e de conservação e aspectos a observar na preparação de medicamentos a partir de produtos vegetais. Para cada capítulo é indicada a bibliografia básica específica para os assuntos desenvolvidos. Disponível aqui.

Share this:

Curso no Gerês

Fui dar um curso de PAM na Quinta do Outeiro das Eiras, em Vieira do Minho. Trata-se de uma quinta com cerca de 10 hectares, onde está incluída uma pequena área cultivada em produção biológica (horticultura e ervas aromáticas) situada na encosta de uma montanha da margem esquerda da barragem da Caniçada, com uma vista deslumbrante para a Serra do Gerês. Um sítio de chegar e não querer vir mais embora...

 As vistas

 O silêncio é precioso

 A casa

 O meu quarto!!!

 Belkiss, a sonhadora, agricultora, jardineira, filósofa e uma das primeiras pessoas a produzir plantas aromáticas em Portugal

 A "carruagem" de micro-estufas  na montanha!!!

 Esta visão não deixa de impressionar

 Cada uma destas estufas é uma espécie de micro-habitat para um conjunto de plantas aromáticas!!!

 Marca um ponto

 Bela escultura

 Azevinhos (Ilex aquifolium) por todo o lado

 Tomilho-vulgar (Thymus vulgaris)

 Estragão-francês (Artemisia dracunculus) em flor, algo muito raro de se observar

 Incrível

 Voltarei em breve!!!

Share this:

O meu primeiro limonete!!!

Esta semana recebi um telefonema de uma tia minha, que me encarregou de uma missão especial: tirar uma foto de um arbusto de limonete (Aloysia triphylla) que tem no seu jardim, antes de proceder à habitual poda de Outono/Inverno. O motivo foi duma enorme importância. Foi o primeiro limonete que plantei na vida, em 1996, o que faz dele o mais antigo que conheço!!! 15 anos!!! Espantoso!!!

 O imponente arbusto ladeado pelo jardineiro que o propagou e plantou!!!

 Visíveis marcas dos sucessivos cortes aos quais foi submetido com o passar dos anos.

 Muitas foram as transformações que este jardim sofreu. Agora resta ao limonete uma pequena caldeira que permite a infiltração de água e nutrientes indispensáveis.

Share this:

Curso de Plantas Aromáticas e Medicinais


Leccionarei um curso de Plantas Aromáticas e Medicinais nos próximos dias 08 e 09 de Outubro, na Quinta do Outeiro das Eiras, em Vieira do Minho. Trata-se de uma quinta com cerca de 10 hectares, onde está incluída uma pequena área cultivada em produção biológica (horticultura e ervas aromáticas) situada na encosta de uma montanha da margem esquerda da barragem da Caniçada, com uma vista deslumbrante para a Serra do Gerês.

Preço: 80€ / Pessoa.

Alojamento: Contactar  para possibilidade de alojamento na Quinta.

Inscrições e mais informações: 
Outeiro das Eiras
Estrada Nacional 103, Km 67.7
Vieira do Minho, Portugal

Telemóvel : 912 341 745

Coordenadas GPS:
(41.646099635252824, -8.183012008666992

Share this:

Jekka McVicar

Ainda a propósito deste livro, um dos meus favoritos sobre plantas aromáticas e medicinais:
Conheci pessoalmente a autora em Maio de 2004, no melhor festival de jardins do planeta, RHS Chelsea Flower Show, que já visitei por várias vezes e recomendo vivamente!!!
A Jekka é fantástica!!!

Share this:

6ª edição do “Sábado Aromático”

A 6ª edição do “Sábado Aromático” aproxima-se! No dia 15 de Outubro, o Núcleo do Porto da Quercus volta ao Cantinho das Aromáticas, em Gaia, para lhe oferecer um programa repleto de sabores, aromas e sabedoria sobre as ervas aromáticas, a agricultura biológica e, nesta edição, voltamos a destacar a alimentação e vida sustentável.

Para tal contamos com a participação do Método DeRose que traz para a mesa, e para a cozinha, o tema “Alimentação Mais Consciente e Adequada ao ser Humano”, uma conversa e oficina sobre comida vegetarianas, uso de ervas aromáticas que finda com um almoço biológico e aromático. 

Junte-se a nós e descubra como se pode ser ambientalmente mais sustentável, mais saudável e ainda dar a volta à crise.

Veja aqui o vídeo da última edição do Sábado Aromático: http://dl.dropbox.com/u/8817043/SabadoAromatico.mp4

Programa
9h30 - Recepção
10h - Início das palestras sobre Alimentação Biológica e sobre o Cantinho das Aromáticas
11h - Início da Oficina de Culinária
13h -Almoço
15h - Visita guiada à quinta
16h - Término
Inscrições limitadas e aceites até 7 de Outubro: 22€ sócios* / 27€ não-sócios.
*Inclui aula de culinária, prova de ervas aromáticas, almoço biológico, visita guiada à quinta, malga da Quercus, certificado de participação.

Nota: Aconselha-se o uso de calçado adequado para o campo.

Para inscrições/informações contacte:
931 620 212 / 222 011 065 ou porto@quercus.pt 


Share this: