Quarto aniversário do blogue

Há 4 anos atrás comecei este blogue, uma espécie de agenda pessoal, para me ajudar a organizar todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que de outra forma corria o risco de se perder... da minha memória!!!

Numa mescla de sentimentos (porque há aspectos relacionados com a quadra que me aborrecem muito...), iniciei o "despejo" de informação, que hoje constitui este "cantinho"!!! Na altura senti-me muito confortável com este acto unilateral de partilha de informação, hoje continuo a sentir exactamente o mesmo!!!

Até agora o blogue recebeu mais de 311500 visitas e 500500 páginas vistas, um número (ainda) crescente de interessados pelas temáticas aqui abordadas.

Também o nosso canal no Youtube para isto tem contribuído, já que o número de exibições de vídeos passou para 452000, contando com 182 vídeos!!!

Feliz Natal, obrigado pela companhia, partilhar tem sido a minha forma de amar o próximo. Desejo um 2012 onde todos consigamos viver mais (a vida) felizes, com menos (materialismo) preocupações. Bem hajam todos!!!

Share this:

Produzir cogumelos em casa

Este programa sobre cogumelos foi muito especial, pela surpresa generalizada em toda a audiência. Então não é que é possível produzir cogumelos em casa?!!! Além disso, poderá observar de perto todo o processo de crescimento e formação dos cogumelos, consumi-los frescos, sem pesticidas, enfim, de elevada qualidade. Não esquecendo ainda as suas propriedades terapêuticas, nutricionais e obviamente, aromáticas, já que representam um verdadeiro luxo no prato!!!

Share this:

Saco Produtor de Repolgas/ pleurotus/ cogumelo-ostra já disponível na loja Cantinho das Aromáticas

O Pleurotus ostreatus, é um fungo saprófita, que se vai alimentar de palhas de diversos vegetais. Esta espécie existe na natureza essencialmente em troncos de árvores debilitadas ou mortas e frutificam (produzem cogumelos) quando a humidade é elevada e as temperaturas baixas, geralmente no Outono.

Valor nutritivo: Proteínas - 4,5% Água - 85-95% Hidratos de Carb. - 4,8% Fibra - 0,8% Minerais - 1 % Valor calórico (100g) - 34 cal

Manuseamento do saco: O cultivo de P. ostreatus é realizado dentro de sua casa. O substrato já inoculado encontra-se dentro de sacos de cultivo, que apenas tem de ser colocados no nos locais de incubação/frutificação.

Produção: Decorridos 22 a 30 dias após a inoculação, surgem os primeiros primórdios (pequenos pontos brancos, que vão originar os cogumelos), que ao fim de 4 a 6 dias estão prontos para a colheita. Cada saco produz em média 2,5—3 Kg de cogumelos, distribuídos por três frutificações. Após uma frutificação, o fungo entra em “descanso” durante duas ou três semanas, até iniciar a frutificação seguinte, com o aparecimento de novos primórdios.

Pode comprar na nossa loja ou através do site, aqui.

Share this:

Cogumelos silvestres - Verdades e Mitos

Os recentes casos de intoxicação e morte por consumo de certas espécies de cogumelos silvestres, criam na opinião pública uma espécie de pânico colectivo em relação a estes maravilhosos e indispensáveis seres vivos. Numa curta mas pertinente intervenção, o médico legista, Dr. Pinto da Costa, e o Agricultor de serviço, Luís Alves, tentam desmistificar este assunto e trazer algum bom senso para acalmar as hostes. Voltaremos a este assunto em breve!!!

Share this:

Livro Sementes à Solta

Depois da publicação de Salada de Flores, um livro muito primaveril com hortas biológicas de morangos, borragem, campos coloridos e plantas medicinais, chega agora à quinta ecológica da Sara uma nova história, Sementes à Solta, onde se reencontram amigos, pais e avós. 

Entre conversas e colheitas, o Rodrigo, a Maria, a Carolina e também a Sara enchem os cestos com presentes outonais e celebram o ritmo das estações, a dança do tempo e a troca das sementes, num convívio alegre repleto de pratos deliciosos e saudáveis. Esta é mais uma história de colheitas, partilhas e receitas, com uma viagem ao mundo das plantas para aprender mais alguns conceitos úteis e ecológicos.De Fernanda Botelho.

Disponível aqui.


Vídeo de promoção do livro:

Share this:

Português extraordinário por um dia!!!

Share this:

Agenda 2012 de Fernanda Botelho

Uma aprazível e organizada agenda, que nos fala de plantas e das suas relações com as abelhas, seres cruciais para a nossa sobrevivência pois são responsáveis por 70% daquilo que comemos todos os dias, sem abelhas a polinização de grande parte de árvores de fruto e da maioria dos vegetais que consumimos não poderá ser feita e a raça humana corre o risco de morrer à fome.

Foram eleitas 53 plantas, algumas das quais já mencionadas nas agendas anteriores sendo os textos e as fotos renovados nesta edição. Explica a importância e as propriedades de produtos como o pólen, mel, própolis, geleia real, etc. Oferece ainda receitas simples e caseiras de culinária e cosmética. Disponível aqui.

Share this:

Livro Salada de Flores de Fernanda Botelho

O livro, entitulado Salada de Flores, excepcionalmente ilustrado por Sara Simões, é delicioso!!! Da capa às receitas, passando pelo guia de propriedades e utilizações, para professores e pais. Já para não falar de toda a história, com a Sara e os amigos, que deambulam pela Quinta numa maravilhosa aventura botânica!!!

O mais curioso no meio desta Salada de Flores é que, para mim, representa uma vivência real, é a história da minha filha Beatriz e das suas aventuras diárias!!! Já a imagino de livro na mão a percorrer a Quinta e a dar lições de botânica infantil aos seus amigos urbano-depressivos!!!

Disponível aqui

Share this:

Projecto Volunteerbook

O Cantinho das Aromáticas foi a primeira empresa agrícola do país a aderir à bolsa do voluntariado, em 2009, e desde então temos recebido dezenas de voluntários, em todos os meses do ano, tendo inclusive alguns deles mudado de vida por completo, abandonando as suas profissões, tornado-se agricultores!!!
 
O projecto volunteerbook, em http://apps.facebook.com/volunteerbook, é um local privilegiado de divulgação e promoção das boas práticas em torno do voluntariado e responsabilidade social, por todo o país.
 
Já nos encontramos neste espaço, aqui, local onde poderão saber mais sobre as ações de voluntariado e partilhar as vossas experiências com a restante comunidade.
 Contactos:
ENTRAJUDA - Bolsa do Voluntariado
Estação de Alcântara Terra, Armz. 1
Av. de Ceuta
1350-353 Lisboa
Tel: 213 620 417

Share this:

Mensagem de Natal 2011

A minha mensagem de Natal para este ano é um verdadeiro desafio que tento pôr em prática todos os dias, nos últimos 10 anos: Aprender a viver com menos - o que ainda temos é suficiente!!! A melhor forma de estar na vida é investindo em algo que ultrapasse a nossa duração, um legado, para que o futuro seja melhor que o presente. Bom Natal 2011 para todos!!!

Share this:

Anthony Bourdain - No Reservations - Kerala India

Deixo-vos um excerto de um dos meus programas de televisão favoritos, e um dos mais fantásticos programas alguma vez feitos, o No Reservations, com Anthony Bourdain, uma "rock star" da cozinha mundial. Este episódio em particular foi gravado em Kerala, Índia, e é na rua, numa conversa informal à mesa, a comer carapaus e sardinhas, que Anthony e companhia, que se fazem maravilhosas revelações sobre a epopeia dos portugueses pelo mundo e a forma como globalizamos as plantas e as suas utilizações, cultura que normalmente desprezamos… ou simplesmente desconhecemos… Para que sintam orgulho, aqui fica:

Anthony: O seu último nome é português, de Cruz...
Os Portugueses trouxeram o caril, tal como nós o conhecemos hoje, para a Índia, não é verdade?! Eles queriam a pimenta, mas o caril na Índia antes dos portugueses era muito diferente do caril depois da sua chegada…

Indiano: Tem toda a razão, eles introduziram muitas coisas que não eram tradicionalmente cultivadas aqui, como tomates e, mais importante, o segundo alimento de primeira necessidade mais consumido aqui em Kerala, depois do arroz, é a tapioca, que foi introduzida pelos Portugueses…

Vídeo completo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=WKbWqyuWqXs

Share this:

Faça o seu cabaz de Natal na nossa lojinha!!!

Porque não passar na loja do Cantinho das Aromáticas, fazer compras de produtos de excelente qualidade, úteis, de agricultura biológica, apoiar o comércio local e aproveitar para passear um pouco e relaxar da azáfama pré-natalícia?! Eis algumas das escolhas possíveis:
Cabaz com produtos diversos
Cabaz com produtos diversos 2
Compotas do melhor que há
Cosméticos BIO
Os nossos chás e condimentos BIO

Conjunto de 2 latas grandes ou 4 pequenas, numa bonita embalagem em cartão

Escolha variada de livros
Sabonetes de leite de burra

A nossa fantástica caneca!!!
Mel de Montesinho
O melhor azeite do mundo, vinhos do Douro
Saco produtor de cogumelos
Cá vos aguardámos!!!
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Portugal

Tlf: 227710301

Share this:

Este Natal torne alguém padrinho de um burro e ofereça um presente diferente!!!

Desde de 2005 que, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), tem levado a cabo a Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda. Ao longo destes últimos anos, os fundos angariados através desta campanha têm permitido melhorar as construções de alojamento dos Burros, garantir a sua manutenção e aumentar a área de pasto disponível.


O apadrinhamento de um Burro de Miranda no Centro de Valorização do Burro de Miranda consiste numa contribuição simbólica única e com a qual estará a contribuir de forma decisiva para a melhoria das condições dos Burros alojados neste Centro e para trabalho desenvolvido pela AEPGA pela preservação do Burro de Miranda no seu habitat original. O apadrinhamento (individual/grupo) de um Burro de Miranda tem um custo de 30 euros/ano. Se pretender conceder um apoio institucional/empresarial o valor mínimo é de 250 euros, que podem ser deduzidos no IRS ao abrigo da lei do mecenato ambiental.

Ao apadrinhar um Burro de Miranda terá a possibilidade de o vir visitar ao Centro sempre que desejar (desde que informe atempadamente a associação para o podermos acompanhar) e receberá um certificado de apadrinhamento, juntamente, com uma fotografia do Burro apadrinhado. Poderá também solicitar mais informações e fotos do Burro apadrinhado sempre que pretender, escrevendo-nos para o burranco@gmail.com. O seu contacto será inserido na lista de divulgação da AEPGA para que possa receber informações sobre as próximas actividades em que poderá participar, tornando-se, desta forma, um membro activo na dinamização da preservação do Burro de Miranda considerado um património genético, ecológico e cultural único no nosso país e insubstituível que devemos proteger. 

Os burros que pode apadrinhar:

Gaivota


A Gaivota é filha da Serralves, uma burra já madura, que já teve muitas crias, incluindo os gémeos Dom Quixote e Dulcineia. Nasceu no dia 20 de Abril de 2011, numa semana muito chuvosa, e foi a primeira fêmea a nascer, este ano, no Centro de Valorização do Burro de Miranda. A burra Serralves ficou gestante no âmbito do trabalho de Doutoramento do veterinário Miguel Quaresma sobre a “Caracterização do Ciclo Éstrico da Burra”, na UTAD, em Vila Real. Sendo natural dos Açores, escolheu o nome Gaivota, em homenagem a este arquipélago. A Gaivota é uma burrinha calma e carinhosa, com um pescoço largo e curto e uma crina muito espetada.

Gorongosa


Filha da Belfa, a Gorongosa nasceu no dia 15 de Maio de 2011. A Gorongosa sai à mãe, com umas pernas muito compridas e umas orelhas que parecem nunca terminar. Apesar de já ter 7 meses, continua muito dependente da mãe, para onde quer que esta vá a Gorongosa acompanha-a. E, assim é, desde que a mãe esteja por perto, dá-nos carta verde para a enchermos de miminhos! Como curiosidade o nome desta burrinha foi escolhido em homenagem ao Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, onde uma grande amiga e colaboradora da associação estava a fazer o seu estágio como antropóloga.

Atenor


Nasceu a 20 de Abril de 2005. Foi o primeiro burrinho a nascer no Centro de Valorização do Burro de Miranda, na aldeia de Atenor, daí o seu nome! Filho da Montanha e do Curro, o Atenor tem, actualmente, 6 anos. O Atenor, como no ano anterior, teve mais uma vez um Verão bastante atribulado… E viajado! Sendo um dos burros frequentemente utilizados nos passeios, foi presença assídua em muitas feiras medievais no Norte do país e este ano até esteve presente em alguns festivais, contribuindo para o deleite da pequenada e encanto dos graúdos.

Andorinha


Nasceu a 3 de Setembro de 2005 e é filha da Ceguinha, uma das primeiras burras a chegar ao Centro de Valorização do Burro de Miranda. A Andorinha passou o início deste ano na UTAD, no âmbito do trabalho de doutoramento do veterinário amigo Miguel Quaresma, de onde veio gestante. No entanto, nem com a prenhez e com uma barriga já bem saliente, ela deixa de fazer traquinices… É que a Andorinha gosta de saltar as manjedouras para ir dar um passeio pelos rolos de aveia e volta a juntar-se aos outros burrinhos assim que nos sente chegar. É sem dúvida uma das burras mais malandras do Centro…

Bulhaca


Nasceu no dia 23 de Fevereiro de 2006, no Centro de Valorização do Burro de Miranda. A Bulhaca teve este ano uma linda burrinha, a Geleia, que nasceu de parto induzido no dia 2 de Maio de 2011. Como os olhos da Bulhaca são muito sensíveis, colocamos-lhe umas franjinhas azuis para a ajudar a proteger os seus olhos das moscas, que adoram importuna-la. Por isso, durante o verão, ganhou uma nova alcunha e passou a ser conhecida pelos visitantes como a burrinha “hippie” da maternidade.

Buxo


Foi na noite de 19 de Maio de 2006, que nasceu o Buxo. Filho da burra Turquia, é um burro bastante corpulento e um belo exemplar da raça Asinina de Miranda. Actualmente, vive na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, em consequência de um protocolo efectuado com a AEPGA. O Buxo já está há quatro anos na Quinta e desde a sua chegada nunca tem passado despercebido. Todos os dias, junto da sua inseparável Pestana, uma dócil burrinha branca que pacientemente resiste aos seus constantes rodeios de carinho, demonstra, perante os visitantes e seus companheiros animais, como a paixão é ardente. Sempre que a sua amada se ausenta, por pouco tempo que seja, um zurrar intenso e duradouro, faz ouvir-se em toda a Quinta e arredores. É um burro muito acarinhado pelos presentes e pelas inúmeras visitas que ao longo do ano o vieram conhecer de perto.




O Tó é um burrinho órfão e chegou ao Centro com apenas 11 dias de idade. Actualmente, é um burro adulto e dos mais requisitados do Centro. Apesar de não ser da raça, o Tó reúne um conjunto de características que o definem como sendo um animal muito amistoso e paciente como é característico da raça. É muito fácil de reconhecer pois tem uma pelagem diferente dos outros burros com quem convive e isso torna-o de certa forma especial. Como foi alimentado a biberão nos primeiros meses de vida, tornou-se muito sociável, calmo e adora o contacto das pessoas e estar no meio da criançada.

Calimero


O Calimero nasceu a 20 de Fevereiro de 2007 na aldeia de Ifanes e ficou órfão com poucos dias de idade. Desde de então, foi acolhido pela AEPGA no Centro de Valorização do Burro de Miranda, onde foi criado com muito carinho. Cresceu e, com quase 3 anos, tornou-se um belo exemplar da raça, sendo escolhido para macho reprodutor. Hoje em dia, o Calimero está no Algarve, num criador amigo, e está como quer, rodeado de belas burrinhas, faz o agrado a quem lhe quiser bem.

Cuca


A Cuca nasceu no dia 11 de Abril de 2007. No dia em que nasceu cantavam os cucos nas redondezas do Centro, anunciando a Primavera. Toda esta ambiência primaveril, fez-nos apelidar a nossa nova burrinha de Cuca. Com 4 anos de idade, a Cuca é já uma burra adulta. Cresceu e tornou-se uma das burras mais elegantes e bonitas do Centro de Valorização do Burro de Miranda. Este ano entrou para o projecto de reprodução e esperamos que tudo corra bem com a sua prenhez e que tenha um lindo burrinho lá para meados de Maio!

Dália


No final de Fevereiro de 2008, nasceu uma burrinha muito especial. A Dália é filha da burra Ceteira, uma das burras mais robustas do nosso Centro. No inicio do verão, após uma longa estadia no Parque Biológico de Vinhais, a Dália regressou a casa e a sua readaptação correu muito bem. A Dália foi muito bem tratada e cresceu muito enquanto esteve no Parque Biológico de Vinhais. Este ano, estreou-se nos passeios e até já participou no Festival Itinerante da Cultura Tradicional“L Burro I L Gueiteiro” onde teve um comportamento exemplar.

D. Quixote


O D. Quixote e a sua irmã Dulcineia são os burrinhos gémeos do Centro e nasceram a 6 de Março de 2008. Este ano a vida do D. Quixote deu uma grande reviravolta. Como não vai entrar para a campanha de reprodução, optamos pela sua castração, de modo a tornar-se um burrinho menos activo e menos inquietado em encontrar a sua burra-metade. No próximo ano, esperamos já o ver a fazer longos passeios com os visitantes que os vêm conhecer!

Dulcineia


A Dulcineia, irmã gémea do D. Quixote, é uma burra bastante frenética e que nos faz dar umas boas corridas cada vez que a queremos alcançar. Esta prestes a entrar na idade adulta e em breve entrará para a campanha de reprodução. Esperemos que acalme um pouco com a chegada da primeira cria…

Daina


A Daina como, o Tó e o Calimero, é uma burrinha órfã que chegou ao nosso Centro ainda muito pequenina. Quando era bebé parecia um novelo de pêlo, mal se viam os olhos mas agora que cresceu tornou-se mais esbelta e está um pouco mais calma. A Daina é a melhor amiga da Dulcineia. Além de serem bastante parecidas, são também da mesma idade. Andam sempre juntas. Apesar de a Daina ser mais mansa do que a Dulcineia, acaba por ir sempre a correr atrás da amiga… E, isso, acaba por nos obrigar a manter em forma se as queremos agarrar!

* As fotografias são da autoria de Cláudia Costa(http.//claudiacosta.carbonmade.com)

APOIE ESTA INICIATIVA!

É muito importante o seu contributo para a sustentabilidade deste projecto. Se tem conhecimento do trabalho realizado pela AEPGA, divulgue esta informação, e seja um colaborador activo na preservação do Burro de Miranda.

TORNE ALGUÉM PADRINHO/MADRINHA ESTE NATAL E CONTRIBUA PARA MANTER VIVO UM PATRIMÓNIO GENÉTICO E CULTURAL ÚNICO NO NOSSO PAÍS!

PARA DESCARREGAR A FICHA DE APADRINHAMENTO, clique aqui:
http://www.aepga.pt/portal/PT/141/default.aspx

Em alternativa ao apadrinhamento de um Burro de Miranda, poderá também optar por se tornar sócio(a) da AEPGA. Ao tornar-se sócio(a) da AEPGA estará a apoiar não só a preservação do Burro de Miranda, considerada uma raça muito ameaçada de extinção, como estará a contribuir para manter viva uma paisagem de beleza ímpar no contexto do nosso País e do mundo, que é a paisagem transmontana. Este amistoso animal, desde tempos remotos, que está associado ao modo de vida das populações transmontanas, com tradições na agricultura e pastorícia que sempre primaram pela sustentabilidade do mundo rural.

PARA DESCARREGAR A FICHA DE SÓCIO, clique aqui:
http://www.aepga.pt/portal/PT/131/default.aspx

VISITE TAMBÉM A LOJINHA, clique aqui:
 http://www.aepga.pt/portal/PT/149/default.aspx

Para qualquer informação adicional contactar:

AEPGA
Largo da Igreja, n.º 48
5225-011 Atenor

Tel. 925790396/97
burranco@gmail.com

Share this:

Seminário "Investir na Agricultura? Análise SWOT das Fileiras Estratégicas"

Share this: