Lançamento do livro Um Jardim para Cuidar

A apresentar o livro de uma grande amiga, único homem no meio de mulheres giras, o que é que um gajo pode pedir mais de um final de dia de Primavera?!!!









Share this:

Festa das Rosas 2012

A Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento em Santo Tirso, vai realizar no próximo dia 2 de junho (noite) e 3 de junho (tarde) a “Festa das Rosas”. 
Segundo informações recolhidas, inicialmente era uma festa de finalistas que, para a sua organização, contava com o apoio da esposa do diretor. Nesse dia, eram expostos nos claustros da escola, vários produtos agrícolas, eram exibidos alguns animais de pequeno porte, e os espaços eram decorados com arranjos florais. 
Como nos arranjos expostos, as rosas eram as flores predominantes, e a escola, desde há muitos anos, reproduz anualmente alguns milhares de roseiras, de entre as cerca de duzentas variedades, decidiu-se atribuir o nome de “Festa das Rosas”. 
Com o passar dos anos a festa foi-se diversificando e o seu impacto junto da população de Santo Tirso e concelhos vizinhos foi aumentando, estando hoje integrada nas festas da cidade. 
Hoje, o ponto forte da festa continua a ser os arranjos feitos só com rosas, assim como a exposição individual em que as diversas rosas estão identificadas com o nome “vulgar” e o nome “Científico”.
A Festa das Rosas é também um importante ponto de encontro “obrigatório” de muitos alunos que por aqui passaram, vindos de todo o continente, ilhas e países de expressão portuguesa, pois já lá vão quase cem anos desde a sua fundação (1913). 
O contacto é:
Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento
Largo Abade Pedrosa, nº 1
4780-368 Santo Tirso
Telefone: 252 808690 Fax: 252 808699
epacsb.carlosfrutuosa@gmail.com
 

Share this:

Workshop Flores Comestíveis - 02 Junho

Flores comestíveis | 50€

02 Junho das 10h às 17h Disponível aqui.
 
Flores no seu prato, nos seus cozinhados, doces, saldas, salgados ou como decoração… para lhe regalar a vista e nutrir o seu corpo. Saiba quais as flores que são seguras para consumo humano e aprenda algumas ideias para seu uso. Com Cristina Ferreira. 
 
Para mais informações e inscrições:

Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
 

Share this:

Novo site do Cantinho em pleno!!!

Já a funcionar em pleno, ora entrem lá para ver este site mailindo!!! Tem vídeos, tem conselhos, tem voluntariado, tem o blogue, tem facebook, tem workshops, tem centenas de plantas que só nós é que temos, e tem das melhores infusões e condimentos de todó Mundo!!! BIO!!!

Share this:

Sabores da Herdade

Sábado estarei a falar sobre ervas aromáticas e suas múltiplas utilizações na loja Sabores da Herdade, em Leça do Balio, entre as 11,00 e as 13,00 horas.


Inscrições em:

Sabores da Herdade
Rua da Lionesa, 446 C6/C8
4465-671 Leça do Balio
T. 229 942 774 | F.229 942 775
marketing@saboresdaherdade.pt

Share this:

LisboaBIO - 2ª Feira de Produtos Biológicos Nacionais

Venha conhecer o mundo dos produtos biológicos portugueses! 26 e 27 de Maio Mercado de Santa Clara, Lisboa.

Sabia que em Portugal produzem-se centenas de produtos biológicos? Em todas as regiões do país e dos mais diversos tipos de produtos?

Que têm uma qualidade reconhecida (vários produtos são premiados) e que não são caros? Na LisboaBIO vamos apresentar uma grande diversidade de produtos portugueses todos provenientes do modo de produção biológico. Vamos ter degustações e showcookings com chefs a apresentarem iguarias confeccionadas exclusivamente com produtos biológicos.

Produtos
  • Frutas frescas da época: cerejas, damascos, pêssegos, mirtilos, morangos, framboesas, banana da Madeira, ananás dos Açores, etc, etc;
  • Legumes frescos: toda a diversidade dos legumes da Primavera;
  • Vinhos: mais de 40 vinhos provenientes de quase todas as regiões do país, tintos, brancos, rosés, Porto, moscatel, espumantes, aguardente, ...;
  • Azeites, azeitonas e vinagres;
  • Pão (mais de 50 tipos de pão diferentes);
  • Mel (vários tipos de mel, mel em favos e pólen);
  • Bolachas e biscoitos; compotas e doces
  • Chás de plantas aromáticas e medicinais (mais de 100);
  • E ainda queijos, enchidos, farinhas, conservas, frutos secos, condimentos, chocolates, ...  
Showcooking
Convidamos chefs que têm divulgado a qualidade dos produtos biológicos para aceitarem o desafio de apresentarem pratos confeccionados exclusivamente com ingredientes biológicos.
--
MIOSÓTIS
Lojas de Produtos Biológicos

R. Marquês Sá da Bandeira, 16-A 1050-148 Lisboa
Tel. (+351) 217959357
Fax (+351) 217959359

Av. Óscar Monteiro Torres, 15-B 1000-205 Lisboa
Tel. (+351) 217959358


Share this:

A nossa loja online vai mudar!!!


No nosso 10º aniversário, para além de todas as novidades, também a nossa velha loja online vai ser reformada, dando lugar a um espaço moderno, mais funcional, numa plataforma mais acessível e atraente.

Esta mudança implica que o site esteja indisponível durante algumas horas para que o nosso novo cantinho virtual fique operacional.

Estamos muito orgulhosos do novo site, espero que gostem também!

Esperamos sempre a vossa visita, quer virtual, quer física!

Até já!!!

Luis Alves

Share this:

Predadores naturais

Neste vídeo podemos perceber a importância fundamental de gerir um ecossistema agrícola equilibrado. Na periferia dos nossos cultivos de limonete, existe uma pequena mata com diversas espécies de árvores (sobreiros, carvalhos, pinheiros mansos, castanheiros) que proporcionam sombra, abrigo e também poiso seguro para dar início às investidas sobre as eventuais pragas que se tentem instalar nas plantas!!!

E podemos ver lá pelo meio aves consideradas essencialmente granívoras!!! Qual quê?! Na presença de suculentas lagartas de borboleta da couve e outras que tal, qual o pássaro que resiste?!

Obrigado amiguinhos, por todo o empenho em nos ajudar na árdua tarefa de controlo de pragas. Em troca, continuaremos a respeitar e promover a vossa presença.

Share this:

Os pequenos milagres de um ecossistema agrícola equilibrado

Já começa a ser um clássico de Maio, todos os anos por esta altura somos atacados por hordas de invasores indesejados (afídeos, pulgão) no nosso campo de limonete (Aloysia triphylla), mas logo de seguida "auxiliados" por exércitos aliados de joaninhas (Coccinella septempunctata), que chegam a atingir números impressionantes!!! Vale a pena assistir ao fenómeno, que está agora a iniciar-se!!! Um dos pequenos "milagres" que todos os dias acontecem neste inusitado ecossistema agrícola em meio urbano.

Campo de limonete a 30 de Março

Campo de limonete a 24 de Abril

 Campo de limonete a 16 de Maio

 Dá vontade de tirar a roupa toda e nadar lá pelo meio!!!

 Um mar de limonete, com a praia de carvalhos, castanheiros, sobreiros e pinheiros mansos ao fundo!!!

 O verde desta altura do ano nunca deixa de me impressionar

 As linhas dos caminhos e a tela deixam de se conseguir perceber

Infelizmente as pragas (afídeos) começam a chegar...

 Mas os nossos amigos também!!! Como um relógio suíço, todos os anos, milhares de joaninhas (Coccinella septempunctata) surgem para nos ajudarem nas batalhas contra os pulgões!!! Um espectáculo que merece ser visto!!! Os milhares de pés de limonetes dos nossos cultivos chegam a manchar de vermelho!!!

 Os sirfídeos também vem juntar-se à festa e devorar mais alguns!!!

 As larvas de joaninhas não param, vorazes, sempre na expectativa de encontrar um pulgão (afídeo) para devorar!!!

 Tem um ar assustador!!!

 E talvez por isso muitas pessoas, por desconhecimento, as matem... Favor estar atento aos insectos dos vossos jardins, por cada um que provoca estragos, há um outro que devora o primeiro!!! Mesmo que seja menos bonito!!!

Acasalar é urgente!!! Para garantir a geração a seguir!!! E não é preciso ajudar!!!

Share this:

Novas aves selvagens na Quinta

Mais uma vez o nosso novo lago atraiu visitantes inesperados, agora tivemos o prazer da visita dos pernilongos (Himantopus himantopus). 

Outrora uma espécie maioritariamente estival no nosso país, o pernilongo pode hoje ser observado em Portugal durante todo o ano. É uma espécie das grandes zonas húmidas costeiras, onde frequenta sobretudo salinas e charcas ou pequenas lagoas. Localmente pode ser bastante comum, chegando a formar concentrações de algumas dezenas de indivíduos, sobretudo nas épocas de passagem migratória. No interior é mais escasso, ocorrendo pontualmente em açudes ou pauis. Na nossa Quinta é a primeira vez que é observado!!!

 A correcta identificação destas aves foi gentilmente efectuada pelo projecto Aves de Portugal.



Share this:

Workshop à descoberta do mundo dos perfumes - 19 Maio

À descoberta do mundo dos perfumes | 50€

19 Maio das 10h às 17h - Disponível aqui.
 
Um workshop onde se revela o mundo fascinante dos perfumes, convidando os participantes a descobrir como se criam perfumes, a explorar e treinar o seu sentido olfactivo, a conhecer as essências de plantas naturais e a fazer o seu próprio perfume para uso pessoal ou para a casa. Com I-Sensis.
 
Para mais informações e inscrições:

Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
 

Share this:

Dia do Fascínio das Plantas

Este será o nosso contributo para o dia do fascínio das plantas!!! É já no próximo dia 18 de Maio, na U. Porto - Pólo do Campo Alegre. Falarei às 14,30 horas do meu fascínio por plantas aromáticas e medicinais!!!


Share this:

Sacos de cultivo Bio

Ora aqui está a solução para todos os urbano-depressivos que se sentem "esmagados" pela sua incapacidade de gerar espaço para cultivar na sua "micro-propriedade" vertical!!! Os sacos de cultivo são uma óptima escolha, até mesmo para os menos capazes!!! Espreitem aqui porquê!!!

Share this:

Um Jardim para Cuidar

Recebi o convite, que muito me honrou, para apresentar o novo livro da minha querida amiga Teresa Chambel, que comigo partilha a rubrica de plantas e a hortinha da Praça da Alegria, na RTP1, ao lado da queridíssima Sónia Araújo, em dupla absolutamente estreante.

Que grande oportunidade para estar entre 2 mulheres bonitas a falar sobre plantas!!!

A não perder, no próximo dia 28 de Maio, no El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia, pelas 18,30 horas.

Um Jardim para Cuidar, o novo livro de Teresa Chambel

Share this:

Turismo botânico

Gostava de ver uma campanha destas ser promovida pelo turismo de Portugal. Algo do género:

"se gosta de plantas, visite Portugal. Nos locais onde ainda não há pinheiro ou eucalipto, encontrará uma das floras mais diversificadas da Europa!!! Portugal patrocinará um dos mais importantes eventos mundiais de jardinagem, em várias línguas, inclusive Português!!! E ainda lhe oferecemos um pacote de sementes da planta portuguesa mais famosa além fronteiras, a mundialmente consumida e reputada couve Portuguesa (Portuguese Cabbage)."

Só me resta sonhar... e já encomendei as minhas sementes de edelweiss!!! São de borla e tudo!!!

Share this:

Visita à Herdade do Freixo do Meio

Num dia com clima agreste, visitei pela primeira vez o meu amigo Alfredo Cunhal Sendim, nas sua maravilhosa Herdade do Freixo do Meio. Tal como eu, centenas de pessoas fizeram o mesmo, num evento absolutamente fantástico, que se repete pela 7ª vez!!! Este é sem dúvida um incrível projecto de Agricultura Biológica, mas acima de tudo, um projecto sobre o que a dimensão humana de um empreendedor pode ajudar a construir.

O Freixo do Meio não se limita a produzir: com uma enorme vertente pedagógica, social e humana, ajuda outros a progredir. Parabéns!!!

7º encontro de Primavera da Herdade do Freixo do Meio


A gente que recepciona.

os caminhos que nos levam...


Pois é...

um dos vários meios de transporte locais.

A nossa banca, muito concorrida por sinal!!!

O Maestro

Ás vezes era tudo quanto queria...

Tive um parecido, em azul

Com Amour incluído!!!

A estante da direita já é minha!!! Da fantástica artesã Rita Maia Tigre. http://www.deraiz-designearte.blogspot.pt/

Após o temporal, mudança de poiso!!! É preciso arrecadar!!!


Uma é mais plantas vivas, outra só trabalha com plantas defuntas!!! Mas as 2 fazem um belo trabalho!!!

Se pudesse, este candeeirinho também o tinha trazido...

O orgulho de um expositor!!!

Bonito

Secador solar

Bem grande

Excelente!!!

Que rica ideia!!!

Templo

Barrosãs em Montemor?!!

Sessão de Yoga do Riso

Inesperado, mas altamente eficiente!!!

ADOREI!!! CONTINUEI A RIR DURANTE HORAS!!! FUNCIONA MESMO!!!

Outro templo

Share this: