Quinto aniversário do blogue

Cinco anos passaram desde o início da famigerada aventura de publicar neste blogue, de forma regular, "Informação técnica e prática detalhada sobre o fascinante mundo das plantas que me acompanham todos os dias"...
 
Aborrecido com uma quadra que se esvazia cada vez mais de sentido, decidi partilhar convosco as minhas plantas, o que as torna especiais, enfim... provavelmente a minha melhor forma de amar o próximo...

Hoje, conto 5 anos como blogger, mas conto também com 10 anos de experiência como agricultor, 16 anos enquanto jardineiro, 25 anos enquanto estudante de agricultura, 15 anos a formar/evangelizar (milhares) de pessoas, por aqui, em salas de aula, em quintas, na televisão, num processo em que acrescento diariamente, de forma entusiástica, novos conhecimentos.
 
Mais do que um agricultor/eco-empresário, sou um pensador, tento formar e contribuir para a nova e tão necessária economia/ecologia do futuro. Tem sido a minha missão neste privilégio que é existir. Comigo tenho transportado novos agricultores em direcção a esse futuro, por servir de motor, por servir de inspiração.

Até agora o blogue recebeu mais de 490000 visitas e 780000 páginas vistas, com um crescimento exponencial revelado pelas matérias aqui expostas.

Também o nosso canal no Youtube para isto tem contribuído, já que o número de exibições de vídeos passou para 811000, contando com 217 vídeos.

Feliz Natal, para 2013 deixo aqui o desejo que seja de facto o início de uma nova era....... a era em que os seres humanos abandonem a forma viral de estar neste Planeta e atinjam definitivamente um patamar elevado de consciência, que permita à espécie amar a essência da sua própria existência.
 
Bem hajam todos!!!

Share this:

Feliz Natal!!!

FELIZ NATAL!!!

Será que alguém reparou no pormenor artístico da nossa nova personagem, a colher(ona) de perpétua roxa?! Pois é, tal como as coisas andam, é preciso uma colher (de chá) deste tamanho para muita gente!!! A colher estava nas palhinhas, muito ao jeito do Menino quando nasceu... muito embora agora se diga que o burro afinal não estava lá!!!

Share this:

Horário de Natal

Informamos os nossos fregueses que estaremos abertos, como habitual, no próximo Sábado, 22 de Dezembro, no horário normal das 9,00 às 18,00 horas e também na Segunda feira 24, no horário das 9,00 às 17,00 horas.

Cá vos esperamos!!! Feliz Natal!!!

Share this:

Ofereça-lhe um... tubo!!!

Conhece alguém que ande no limite, o sistema nervoso a colapsar, impossível de aturar?! Ofereça-lhe um tubo... de erva-cidreira!!! Disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Descontos na loja do Cantinho das Aromáticas

A partir de hoje, em compras de produtos Cantinho das Aromáticas (latas, recargas e plantas em vaso) de valor igual ou superior a 15,00 €, na nossa loja de Quinta, obterá um vale de desconto de 10% do valor da compra, que poderá descontar em compras nos 30 dias seguintes. Vale a pena, não vale?!




Share this:

Compre no comércio tradicional

Pois é...


Share this:

Livro O Rei Vai Nu – o Cânhamo e a Conspiração contra a Marijuana

E se proibíssemos todos os combustíveis fósseis e os seus derivados, bem como o corte de árvores para abastecer as celuloses e a construção civil, de modo a inverter o efeito de estufa e parar a desflorestação, salvando assim o planeta?!

C
onhece-se apenas um único recurso natural anualmente renovável capaz de fornecer a maior parte do papel, têxteis e alimentos do mundo, satisfazer todas as necessidades mundiais em termos de transportes e energia, doméstica e industrial, e em simultâneo reduzir a poluição, reconstituir o solo e limpar a atmosfera...

E essa substância é - a mesma que já fez tudo isto antes - o Cânhamo... a Marijuana!
 
O Rei Vai Nu evidencia-se como um livro informativo, reunindo inúmeros documentos, testemunhos e provas científicas sobre as virtudes da canábis

Extra: Uma Breve História da Cannabis em Portugal. Este fantástico livro está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.
 

Share this:

Livro O Pão dos Deuses

Por que razão os estados alterados de consciência exercem tão grande fascínio sobre a espécie humana? Podem esses estados revelar-nos algo sobre as nossas origens e lugar na natureza? As pesquisas do etnobotânico Terence McKenna relatadas em O Pão dos Deuses, versando a relação ancestral dos seres humanos com as substâncias químicas, abrem uma porta para o divino e sugerem uma solução para salvar o nosso mundo perturbado. Este fantástico livro está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.


Share this:

O Cantinho faz Escola 12

No Alentejo, a Gabriela e o António também já produzem e comercializam as suas plantas aromáticas, com o projecto Baum Agrícola!!! "Se não tivesse sido o teu contacto seríamos hoje menos felizes, é certo, obrigado", escreveram eles hoje, numa amável mensagem que nos enviaram. Obrigado por seguirem o apelo da Terra e terem a garra de concretizar os vossos sonhos, digo eu!!! Bem hajam!!!





Share this:

O Cantinho faz Escola 11

A Cesta da Camponesa iniciou os trabalhos em 2010, pelas mãos do Jorge Pedro, que antes de se instalar, foi voluntário no Cantinho das Aromáticas durante meses!!! Muito rapidamente, este professor de educação física pode concluir o seu projecto e enviar a sua produção, juntamente com a de outros produtores, para França. Numa Quinta de solo arenoso, com excelentes recursos hídricos e boa exposição solar, colhe também eucalipto, de uma pequena mata que anexou ao projecto.




Share this:

O Cantinho faz Escola 10

Recordo com alegria o dia em que transportei milhares de plantas de erva do caril (Helichrysum italicum) e tomilho bela luz (Thymus mastichina) para a Quinta de 2 amigos, nas Freixedas, Guarda. Na altura este casal era uma espécie de "expatriados de luxo" em terras gaulesas, porque tinham 2 excelentes ocupações por estas bandas. Vá-se lá saber porquê, decidem voltar a Portugal e investir numa Quinta que estava praticamente abandonada...

Hoje, depois da sua fundação em 2005, a Planalto Dourado já produz aquilo que se ansiava desde que se plantou: óleos essenciais em modo de produção biológico. Sou especialmente fã do óleo essencial do tomilho bela luz que é de excelente qualidade!!!

Mais um motivo de orgulho para para nós, a forma como inspiramos os mentores deste projecto, ver investimento na Terra, no território, a perdurar, a provar que é preciso muito trabalho, preserverança, investimento, espírito de sacrifício e... AMAR aquilo que se faz!!! O resultado está à vista!!!






Campos de cultivo de tomilho bela luz (Thymus mastichina)










 Campos de cultivo de erva do caril (Helichrysum italicum)

Share this:

A Revolução de Uma Palha, Uma Introdução à Agricultura Selvagem

Nesta obra, além de descrever a agricultura natural em si, Fukuoka relata os acontecimentos que o levaram a desenvolver o seu método e o impacto deste na terra, em si próprio e nas pessoas a quem o ensinou, explicando a razão que o leva a acreditar que ele oferece um modelo de sociedade prático e estável baseado na simplicidade e na permanência. 

Partindo do princípio de que curar a terra e purificar o espírito humano são a mesma coisa, A Revolução de Uma Palha tem por objectivo mudar as nossas atitudes para com a Natureza, a agricultura, a alimentação e a saúde física e espiritual. Disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.


Share this:

Gonçalo Ribeiro Telles em entrevista

O Homem que teve sempre razão em tudo o que disse... tudo o que defendeu para o país... e sonhou muito... desejou um país que respeitasse a sua história, a sua Terra, as suas gentes... defendeu a agricultura, lutou para preservar a paisagem, foi dos primeiros a pensar nessa palavra estranha, ecologia... O quanto nos identificamos com este Homem... e com a sua luta...

Share this:

Chás do Japão no Cantinho das Aromáticas

No Japão o chá é mais do que uma bebida, é uma atitude. Por isso ele é produzido com muito cuidado. O tratamento de vaporização conserva o característico verde-esmeralda da folha fresca e os aromas refrescantes.

As qualidades excelentes d
e chá verde japonês ajudam descontrair durante o dia e acompanham bem a comida, além de serem um excelente digestivo no final da refeição. A concentração alta em antioxidantes, vitaminas e minerais contribui para o bem-estar e pode prevenir varias doenças.

Todos os chás Camélia são biológicos e produzidos por pequenos agricultores familiares. Existem várias qualidades de chá verde japonês com aromas e benefícios diferentes... venha experimentar, no Cantinho das Aromáticas.

 
Alguns dias depois da primeira colheita, as folhas mais maduras são escolhidas para o YANAGICHA (Bancha da primeira colheita). Bancha Yanagicha. Rico em aromas e uma ligeira nota floral. 

DASHI é um chá muito comum no Japão, que é preparado com água fria. A mistura de um Sencha de alta qualidade com o chá pulverizado – Matcha – torna-o uma perfeita bebida isotónica. Devido ao seu sabor suave e fresco é o chá perfeito para dias quentes. Limpa o paladar e acompanha bem todas as comidas, como o vinho.

KARIGANE é uma qualidade superior do Kukicha, em que só entram os caules da colheita do Gyokuro, que cresce os últimos 21 dias à sombra e é colhido só uma vez por ano. A família Hayashi da prefeitura Mie vaporiza os seus chás durante mais tempo (fukamushi), abrindo melhor as estruturas dos caules e das folhas. O resultado é um chá com aromas suaves e profundos.

 
A variedade OKUMIDORI garante um Sencha abundante e bem equilibrado

 
Uma mistura das variedades Okumidori e Minami Sayaka, com alguns caules, resulta em aromas finos e complexos. Este Sencha permite uma excelente segunda infusão.

 
Um SENCHA de alta qualidade, produzido pela familia Hayashi, que também produz o Dashi. Esta qualidade é vaporizada um pouco mais tempo, o que cria um chá com aromas profundos e permite belíssimas segundas e terceiras infusões. As folhas são provenientes da variedade Camellia Sinensis Yabukita, que é reconhecida pela sua fineza.

Share this:

Brinquedos da Oficina do Alfredo

Adoro brinquedos. Adorava e adoro brincar com eles, hoje, enquanto pai, de uma forma um pouco diferente.

Aborrece-me no entanto ir a uma loja de brinquedos, porque é só plástico e porcarias bélicas feitas a milhares de quilómetros daqui,
quem sabe se por crianças que não podem brincar...

Apaixonei-me pelo projecto Oficina do Alfredo, um jovem artesão que faz lembrar o Peter Pan, vive a construir e a brincar com os seus brinquedos!!! Entre o antigo e o novo, juntando uma qualquer inspiração do momento, o Hélder Gandra é um verdadeiro artesão.

Cumprindo todas as normas CE e com garantia vitalícia, estão disponíveis na loja do Cantinho das Aromáticas, para quem quiser brincar de forma consciente.




Share this:

O Cantinho faz Escola 9

O meu amigo Tiago Relhas apostou também ele num ecossistema, com um desenho muito especial. Num local inicialmente inóspito, contra todas as expectativas, deu forma a um monte, tal como é habitual fazer na vinha. O resultado está a ficar espectacular!!! Em breve, a sua Mais Ervas terá uma palavra a dizer no mercado de exportação de PAM de Portugal.







Share this:

Visita de produtores de chá do Japão

O casal Japonês Morimoto, produtor de chá (Camellia sinensis) visitou-nos hoje no Cantinho das Aromáticas. A historia do chá verde da família Morimoto começou há quarenta anos, quando Haruyo e Shigeru começaram a explorar uma pequena parcela na prefeitura Miyazaki. 

Com o desenvolvimento dos seus conhecimentos na produção do chá, o seu empreendimento cresceu também. Hoje o casal trabalha cerca de oito hectares e tem a sua própria manufactura. No final dos anos 80, mudaram para a produção biológica, revelando uma preocupação com o meio ambiente e a saúde das filhas. 

Uma particularidade da família Morimoto é que cultivam diversas variedades da planta de chá, por exemplo Okumidori, Kanayamidori e Sakimidori, que oferecem uma grande variedade de aromas. Os chás da família Morimoto têm um carácter próprio, contrariamente à grande maioria dos outros produtores, que cultivam essencialmente a variedade Yabukita.

 Anda, vamos passear na nossa bonita Quinta biológica!!!

 
Ai que cheirinho?! O que é?! Lou o quê?! Ahhh, Loureiro...

 
 Sabe bem...

 
Nina san

 
Será que dá para misturar com chá?! 

 
Este sol, nem de encomenda... como é que conseguiste?! 

 
É segredo... 

 
Olha?! Telas?! Este Portuga san é um tipo inteligente... 

 
Estragão francês, qualidade topo... 

Erva cidreira, gosto muito...

 Gosto mesmo muito...

 Cool guy... 

 Estas são das que picam?!

 Nice people, really nice people!!!

 Posso levar umas sementinhas?!

 Esta é mesmo a tua favorita?! Também gosto muito!!!

 Olha?! Podam isto como nós podamos os nossos arbustos de chá!!! Muito à frente!!!

 Acho que dará uma excelente mistura, mesmo...

 Esta é para mostrar aos meus netos!!! É mesmo bonito!!!

 Vamos todos melhorar a nossa prestação no karaoke!!!

 Adoro!!!

 Cucu!!!

 Não foi combinado... mas ficamos por alturas!!!

 A sério?!

 Uhmmm....

 É mesmo assim...

 Perpétua roxa

 Tea woman in the process...

 Climbing...

 Portugal - Germany - Japan

 All together now

 Por mares nunca dantes navegados...

 End of the day

 Tea + herbs = innovation

 Pesar tudo direitinho...

 Meter no filtro

 E...

 fazer uma infusão!!!

 cheirar e provar

 Estou surpreendido!!!

 Mais um?!

 Tantos e tão bons ingredientes

 Gosto das cores

 Vamos lá pesar mais um bocadinho

 Celebration!!!

 O Cantinho das Aromáticas vai viajar até ao Japão!!!

 Esta é a essência das nossas plantas

 esta é a sua alma, o seu corpo, o seu derradeiro objectivo é dar prazer

 Pelas ruas da cidade com os Morimoto

 Junto ao mar

 Que frio...

 Vamos?!

 Olha os chás que produzo também estão à venda no Cantinho das Aromáticas!!!

 Espera um pouco...

 Luisa san...

Olha quem ele é!!!

Share this: