Oficina Como Fazer a Sua Pilha de Compostagem

Venha aprender connosco no próximo Sábado 06 de Abril a preparar o seu composto para nutrir as suas plantinhas de forma natural e ecológica. 
 
Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração da oficina: 45 minutos, das 15,00 às 15,45 horas.

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

Share this:

Fórum Nacional de Produtores e Produtoras de Plantas Aromáticas e Medicinais

O Projecto EPAM apresenta o Fórum Nacional de Produtores e Produtoras de Plantas Aromáticas e Medicinais, a realizar no próximo dia 12 de Abril de 2013, no auditório PAC do INIAV, Estação Agronómica Nacional, em Oeiras.

Ao longo dos últimos meses acompanhámos de formas diversas a dinâmica do sector e é chegada a altura de promover a reunião dos produtores a nível nacional, para fomentar a discussão sobre o desenvolvimento e sustentabilidade do sector. 

Nesta jornada, realizaremos o balanço das actividades desenvolvidas no projecto EPAM, analisaremos a evolução do sector, suas principais debilidades e desafios, e construiremos propostas de acção futura, nos planos social, económico e político.

Se é produtor/a de plantas aromáticas e medicinais ou se é dirigente ou técnico/a de organismos da administração pública com intervenção no sector, não deixe de marcar esta data na sua agenda. Contamos consigo!

Share this:

Oficina de Propagação de Plantas

No próximo Sábado prometemos uma tarde didáctica e divertida, a fazer pequenos grandes milagres com as mãos, se lhe apetecer vir à nossa oficina de propagação de plantas aromáticas!!!

Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração da oficina: 45 minutos, das 15,00 às 15,45 horas.

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

Share this:

Herb pack

Dê vida às suas paredes com estes maravilhosos Herb pack M!!! Cultive as suas ervas aromáticas e flores preferidas na varanda e janelas da sua casa! São feitos com dois materiais geotêxteis que asseguram uma boa durabilidade e resistência ao apodrecimento, assim como às condições do exterior!


Com 14 cm, são os Herb Pack mais pequenos, ideais para ter as suas ervas preferidas à mão de semear! Cada Herb Pack, uma erva aromática diferente! Ideais para ter na sua varanda ou janela da cozinha. Experimente cultivar, manjericão, tomilho, hortelã, cebolinho, entre outros!




Share this:

Alfazema dentada

Quem não gostaria de ter uma planta em vaso ou no jardim, isolada ou em bordadura, que é linda, está em flor durante todo o ano, cheira maravilhosamente e é ultra resistente à falta de água, pragas e doenças?! Alguns dirão que uma planta assim não existe... MAS ESTÃO ENGANADOS!!! Existe mesmo e parece estar sempre a rir-se e a mostrar-nos os dentes!!! É a alfazema dentada e quer ser muito feliz consigo, basta para isso visitar-nos na loja do Cantinho das Aromáticas!!!

Share this:

Livro Cultivar Frutos

É fácil cultivar os seus próprios frutos, por muito pouco espaço que disponha. Este livro fornece conselhos simples passo a passo e todos os conhecimentos práticos de que precisa para encher a sua fruteira com produtos de cultivo caseiro. Disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.


Share this:

Revista o Segredo da Terra nº 35 - Comunicar em Bio

A última edição da revista Segredo da Terra está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas. Os temas que aborda esta revista semestral sobre agricultura biológica são:

- Ambiente - A revolução biochar
- Legislação e regulamentação - O novo regime para a importação de produtos biológicos
- Alimentação / saúde - As plantas medicinais, seu uso, seus utentes e seus profissionais
- Floricultura biológica - Produção biológica de proteas na ilha do Faial
- PAM em Produção biológico - PAM's no Alto Minho
- Pecuária biológica - Importância da fertalidade do solo, na sanidade animal
- Eco-turismo - Golfe rústico açoriano
- Variedades tradicionais - Ao encontro da semente 
- Sociedade e Mercados - Terra Sã

Share this:

Novo Chá Príncipe

Temos o prazer de apresentar uma nova mistura de chá, que aproxima o Oriente do Ocidente: O Chá Príncipe, que reúne a frescura da erva-príncipe produzida por Luís Alves (Vila Nova de Gaia/Portugal) com a delicadeza do chá verde japonês produzido por Haruyo e Shigeru Morimoto (Miyazaki/Japão).

A ideia para este blend especial nasceu em Dezembro numa visita do casal Morimoto ao Cantinho das Aromáticas. Os Morimotos e o Cantinho das Aromáticas apoiam o projecto Chá Camélia de criar uma plantação de chá no Norte de Portugal.

O chá príncipe encontra-se já disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

 

Share this:

A Paixão pelas Orquídeas

O novo livro do orquídófilo José M. M. Santos, A Paixão pelas Orquídeas, encontra-se já disponível na loja do Cantinho das Aromáticas!!!

Esta é uma obra com características para se tornar uma referência no tema, não só porque a informação partilhada é adequada à nossa realidade, mas também porque contém uma magnífica colecção de fotografias originais!!! Imperdível, para os apaixonados por estas maravilhosas plantas!!!


Share this:

E a Primavera chegou...

Hoje, como em qualquer dia a partir de agora, como deveria ter sido ontem, quem está realmente interessado em mudar o mundo, deveria, num simples gesto, plantar uma planta, num lugar que não necessariamente seja só seu, mas em consciência, de TODOS. Ou semear, com o interesse genuíno de cuidar, ver crescer, com o objectivo de mais tarde poder vir a colher. Acredito que o mundo se possa mudar assim, como mudou tantas vezes, com simples (mas fundamentais) gestos, que a humanidade descuidou...

Share this:

Curso de Poda em DVD

Este curso em DVD é espectacular e especifico para poda de plantas ornamentais. Conduzido por um dos maiores especialistas portugueses em poda de ornamentais, está recheado de vídeos de como fazer. A não perder, na loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Sacos de cultivo de cogumelos

Os sacos de cultivo de cogumelos repolgas já se encontram novamente disponíveis na loja do Cantinho das Aromáticas.


Share this:

Mostarda

As sementes da Mostarda (Sinapis alba) já toda a gente as terá provado, transformadas num dos molhos mais famosos do planeta: A mostarda. Quem diria que é uma planta tão fácil de cultivar e manter lá pelo jardim?! Venha por mostarda na sua vida, levando uma para casa, da loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Hortelã vietnamita no Biosfera

O regresso aos bilhetes de identidade no melhor programa da televisão portuguesa, o Biosfera, lamentavelmente num miserável horário, das 15,30 horas de Terça Feira, na RTP2...

Ainda assim, o bilhete de identidade do programa de hoje foi dedicado à hortelã vietnamita (Persicaria odorata), uma das plantas mais importantes da cozinha asiática, sendo mesmo incluída de forma sistemática em grande número de pratos de toda a região, independentemente do país e da cultura.

Rara no mercado português, começa a ser procurada por inúmeros restaurantes asiáticos, que de momento tem que a importar de latitudes distantes, a preços muitas vezes elevados.

Share this:

Curso interactivo de plantas aromáticas

Para todos aqueles que infelizmente não podem estar presentes nas nossas oficinas e workshops, este DVD com um curso interactivo de plantas aromáticas, medicinais e condimentares é uma excelente solução!!! Funciona quer no computador, quer no leitor de DVD lá de casa. Recheado de vídeos, intuitivo e muito prático, está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Tesoura de Poda

Na altura de podar seja o que for convém não facilitar e usar sempre o melhor que se tiver à mão... cá na quinta estamos equipados com tesouras de poda suíças, para o que der e vier. São Felco e são também as melhores tesouras de poda do planeta. Temo-las disponíveis para fregueses exigentes na loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Vista aérea jardim aromáticas

Vista aérea do jardim de aromáticas em 2000. Todos os canteiros estavam cheios e o cenário era absolutamente espectacular, como um manto de retalhos coloridos!!! Este espaço "foi meu" para criar, observar, aprender, ensinar, rir, amar, sofrer, durante 6 anos seguidos!!! Um verdadeiro privilégio, digno de um jardineiro do rei!!!


Share this:

4ª exposição de orquídeas da cidade do Porto

Estive este Domingo a visitar a 4ª exposição de orquídeas da cidade do Porto, onde assisti a uma palestra do meu amigo e orquídófilo José M. M. Santos. Além de ser um especialista apaixonado por estas maravilhosas plantas, é também um excelente comunicador!!!

Acabou de lançar o livro A Paixão pelas Orquídeas, uma obra com características para se tornar uma referência no tema, não só porque a informação partilhada é adequada à nossa realidade, mas também porque contém uma magnífica colecção de fotografias originais!!!

O autor foi generoso e ofereceu-me um livro autografado!!!

O livro estará brevemente disponível no Cantinho das Aromáticas!!!


Share this:

A posição do Agricultor...

Tinha que acontecer, mais cedo ou mais tarde... isto da agricultura estar na moda, tem as suas vantagens e desvantagens... mas desta vez foi o descalabro... um dos segredos mais bem guardados pela "irmandade agrícola" foi agora exposto por uma popular revista masculina, lida por milhões de meterosexuais, um pouco por todo o mundo... a ultra secreta posição sexual favorita dos agricultores, foi agora revelada... é ultrajante, algo que conseguimos manter em segredo durante tanto tempo, ser agora assim colocado desta forma na praça pública... não há direito...


Share this:

Pelargónios

Os pelargónios, também conhecidos por sardinheiras, são das plantas mais queridas dos portugueses, porque são incrivelmente resistentes, apresentam-se em inúmeras espécies e variedades, com cheiros e florações espectaculares!!! Além disso, são dos melhores repelentes de pragas que conheço. Venha conhecer a grande variedade que temos para si, a partir desta altura do ano, na loja no Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Lançamento do Chá Príncipe

A minha querida amiga Nina Gruntkowski tem um projecto de vida fantástico!!! É uma especialista em chá e lançou-nos o desafio incrível: estabelecer uma ponte entre agricultores biológicos de Portugal e do Japão, misturando 2 plantas que os portugueses globalizaram: o chá e a erva-príncipe!!!

O resultado é delicioso!!! Provado e comprovado!!! Estão convidados a provar esta mistura de erva-príncipe portuguesa e chá verde japonês (Chá Príncipe) no próximo dia 23 de Março, no Cantinho das Aromáticas!!! O lançamento será às 16,30 horas.



Share this:

Workshops Cantinho das Aromáticas 2013

Workshop À descoberta do mundo dos perfumes| 20 Abril de 2013
Um workshop onde se revela o mundo fascinante dos perfumes, convidando os participantes a descobrir como se criam perfumes, a explorar e treinar o seu sentido olfactivo, a conhecer as essências de plantas naturais e a fazer o seu próprio perfume para uso pessoal ou para a casa.

Orientação: I-Sensis (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25
 
Workshop Flores comestíveis| 27 Abril de 2013
Flores no seu prato, nos seus cozinhados, doces, saldas, salgados ou como decoração… para lhe regalar a vista e nutrir o seu corpo. Saiba quais as flores que são seguras para consumo humano e aprenda algumas ideias para o seu uso.

Orientação: Graça Soares | Ervas Finas (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Horta Biológica| 4 de Maio 2013
Venha aprender connosco a instalar uma horta biológica, a fazer uma rotação, uma consociação, tudo sem a utilização dos perniciosos pesticidas e adubos de síntese.

Orientação: Jorge Sá (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Produção Doméstica de Cogumelos| 11 de Maio 2013
Os cogumelos são frutificações de alguns fungos que vivem nas nossas florestas, campos, parques e jardins. Alguns deles são excelentes alimentos, ricos em proteínas, vitaminas e baixos em calorias. Este workshop tem por objectivo ensinar aos participantes como produzir algumas espécies de cogumelos (Pleurotus ostreatus e Lentinus edodes) em suas casas, com recurso a desperdícios agro-florestais e domésticos. Desvendando também, alguns mistérios que envolvem este Maravilhoso mundo dos Cogumelos.

Orientação: Pedro Capela (teórico/prático)
Das 10h às 17h no Cantinho das Aromáticas.
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop de Biopesticidas| 18 de Maio 2013
O Cantinho das Aromáticas vai realizar um curso práctico de Biopesticidas, contando com a valiosa experiência de André Silva. Venha aprender connosco a fazer os seus biopesticidas e biofertilizantes.

Orientação: André Silva (teórico/prático)
Das 10h às 17h no Cantinho das Aromáticas.
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Apicultura| 8 de Junho 2013

É possível produzir mel de forma caseira?! É!!!! os truques, as dicas, com a colaboração do enxame residente do Cantinho. Picadas não incluídas!!! .

Orientação: Jorge Sá (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Permacultura| 15 de Junho 2013
A permacultura é um método holístico para planear, actualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Venha fazer uma espiral de ervas aromáticas.

Orientação: Ricardo Marques
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Jardim de Aromas| 22 de Junho 2013
Conheça as principais plantas aromáticas e condimentares e suas utilizações. Aprenda como propagar, como utilizar para fins ornamentais, bem como algumas receitas.

Orientação: Luís Alves (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Workshop Aromaterapia| 29 de Junho 2013
História da Aromaterapia; As propriedades dos óleos essenciais ; Aromaterapia no tratamento de diversas patologias de pele, sistema respiratório, sistema nervoso, musculo esquelético, circulatório, etc. Elaboração e aplicação de cremes, óleos, máscaras, champô e gel de banho com óleos essenciais.

Orientação: Raquel Barbosa (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 35€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25
Workshop Produção de Ervas Aromáticas| 12 e 13 de Outubro 2013
Para potencias produtores, um workshop onde poderá aprender todas as técnicas utilizadas no cultivo, colheita, secagem e armazenamento/embalamento de ervas aromáticas medicinais e condimentares.

Orientação: Luís Alves (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Geral 250€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25

Para mais informações e inscrições:




Raquel Barbosa


Cantinho das Aromáticas

Rua do Meiral, 508

4400-501 Canidelo

Vila Nova de Gaia


Tel|Fax: 227710301


Share this:

Consultório de Plantas

No Cantinho das Aromáticas, em vários Sábados, Luís Alves vai disponibilizar uma hora para tirar dúvidas sobre a saúde das suas ervas aromáticas. Inscreva-se já!!! 

2 de março
16 de março
30 de março
13 de abril
11 de maio
25 de maio
8 de junho

Gratuito, mas sujeito a inscrição. Limitado a 20 participantes.

Horário: das 16h às 17h.

 Para inscrições e mais informações em geral@cantinhodasaromaticas.pt 

BIO É PARA TODOS!!!

Share this:

Oficinas Cantinho das Aromáticas 2013

Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração das oficinas aproximadamente: 45 minutos.

Caça aos ovos da Páscoa | 16 de março às 15h
Traga os seus filhos para uma tarde diferente e divertida na quinta.

Como podar as suas ervas| 23 de março às 15h
Quando chega a época de podar, muitos são aqueles que não sabem como o fazer. Esta é uma boa altura para aprender a podar as suas ervas aromáticas sem lhes causar danos.

Propagação de plantas | 30 de Março às 15h
Uma tarde divertida para aprender a propagar as suas ervas aromáticas.
Como fazer a sua pilha de compostagem | 6 de abril às 15h
Venha aprender a preparar o seu composto para nutrir as suas plantinhas de forma natural e ecológica.

Como secar as suas ervas | 13 de abril às 15h
Quer aprender a secar as suas ervas de forma eficiente? Venha saber como fazemos a secagem de forma artesanal e industrial.

Propriedades das ervas aromáticas | 20 de abril às 15h
Venha aprender a utilizar as ervas aromáticas que tem no seu jardim, as suas propriedades e aplicações.

Consociação de ervas | 27 de abril às 15h
Sabia que pode plantar ervas aromáticas na sua horta para controlar algumas pragas e atrair insectos uteis? Se quer saber como o pode fazer, venha aprender connosco.

Importância da qualidade da matéria prima numa infusão | 4 de maio às 15h
Venha aprender e sentir a diferença de uma infusão preparada com matéria prima de qualidade.

Pragas e doenças | 25 de maio às 15h
Venha aprender a identificar e tratar várias pragas e doenças mais comuns nas ervas aromáticas.

Propagação de plantas | 1 de junho às 15h
Uma tarde divertida para aprender a propagar as suas ervas aromáticas.

Colheita e selecção de matéria prima | 8 de junho às 15h
A colheita das suas ervas tem os seus truques. Venha aprender qual a forma ideal do o fazer.

Prova de infusões lote premium | 15 de junho às 15h
Venha sentir a diferença de uma infusão preparada a partir do melhor material produzido pelo Cantinho das Aromáticas.

Leitura de livros para crianças | 29 de junho às 15h
Traga os seus filhos para uma tarde bem passada na quinta no meio de histórias e ervas.

Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração das oficinas aproximadamente: 45 minutos.

Share this:

Feira Gourmet do Campo Pequeno

Vejam lá se não estivemos bem representados este fim de semana na feira gourmet do Campo Pequeno!!! Quem esteve lá?! Já provaram os nossos produtos?! Que tal?!

 Banquinha bem bonita e cheia de coisas boas!!!

 Ó pa estas ervas, parece que foram colhidas pouco antes!!!

 Olha?! É a Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República!!! E parece que gostou bastante das nossas infusões!!!

 Olha que boa companhia, a chefe Justa Nobre também adorou as nossas ervas!!!

 A explicar como se deve fazer... 

 Belo bule, cheio de infusão de perpétua roxa. Fica com uma cor tão bonita... 

 Ó freguês, vinde à nossa banca!!!

 Assim de repente não reconheço a infusão que a Elisabete Couto exibe orgulhosamente na mão... Acho que não é das que produzimos... será da concorrência?!

 Mestres cervejeiros da Sovina, a esbanjarem simpatia um pouco por todo o lado!!!

Share this: