Segredos de Portugal

Em Junho último o jornal Expresso publicou uma interessante colecção de guias em que pretendia mostrar os locais menos óbvios e desconhecidos do nosso país e dar a conhecer os mais genuínos produtos da Terra na qual temos o enorme privilégo de viver. Fizemos parte do lote dos escolhidos. Obrigado ao Expresso.


Share this:

Estrela Michelin no Cantinho das Aromáticas

A semana passada tivemos a especial visita do Chefe Ricardo Costa, 1 estrela Michelin, no afamado restaurante do Yeatman Hotel!!! Entre ervas, infusões e gosto pela vida, passamos um belo início de tarde a passear pela Quinta!!!

Share this:

Lindo!!!

Uma actividade simplesmente maravilhosa!!! Quem virá colher perpétuas connosco na próxima Quinta feira?!




Share this:

Perpétuas no Escape do Expresso

Olha, as perpétuas sairam no Expresso e nem tinhamos dado conta!!!

Share this:

Conferência A Cidade e as Hortas em Vila Nova de Gaia

Serei orador na Conferência “A Cidade e as Hortas - Agricultura Urbana e Sustentabilidade das Cidades”, no Auditório da Assembleia Municipal, situado na Rua General Torres, n.º 1141, em Vila Nova de Gaia., no próximo dia 13 de Setembro.

Esta Conferência é promovida pelo Pelouro do Ambiente do Município de Vila Nova de Gaia e surge na sequência do desenvolvimento do projeto da Rede Municipal de Hortas Urbanas de Vila Nova de Gaia, pretendendo-se promover o debate sobre a importância da integração das hortas urbanas nas cidades e do seu contributo para a constituição de comunidades mais sustentáveis e participativas.

Podem ver o programa aqui.

Share this:

Bio para todos?!

Vila Nova de Gaia é o segundo maior concelho do país e o quarto mais populoso (fonte aqui.). Algumas das suas 24 freguesias são maiores do que várias cidades portuguesas!!! Ainda assim possui uma vasta zona profundamente rural, onde se pratica agricultura tradicional.

Estranhamente, só existem 2 empresas agrícolas em modo de produção biológico, o Cantinho das Aromáticas e a Raízes. Vá-se lá saber porquê a convivência entre as duas empresas e respectivos promotores não podia ser mais saudável!!!

É com orgulho que recebemos semanalmente um cabaz de fruta e legumes da Raízes, para todos os nossos colaboradores.

Também a BLIP, uma das melhores empresas para trabalhar no país (por acaso é do Porto) é fornecida pela Raízes, todos os colaboradores podem receber os seus produtos hortícolas no local de trabalho.

E você, quando começará a consumir produtos de agricultura biológica, produzidos localmente, no seu país?!

Share this:

Drones e agricultura biológica?!

Caros amigos, temos uma maravilhosa surpresa para quem participar na nossa actividade de colheita de perpétuas, nas próximas Quintas feiras, 29 de Agosto e 05 de Setembro.

Os nossos amigos da A3RO estarão cá a fazer recolha de imagens aéreas, com recurso a uma câmara de alta-definição (HD) montada na aeronave multirotor miniatura não tripulada (drone) de última geração, com as quais farão um maravilhoso video promocional do Cantinho das Aromáticas!!!

Basta inscreverem-se na actividade para se eternizarem em mais um dos nossos projectos!!! Espreitem neste vídeo o que estes senhores são capazes de fazer!!!

Share this:

Manjericão canela

O manjericão canela (Ocimum basilicum ‘Cinnamon’) é uma variedade anual, nativa do México, com aroma de especiaria que faz lembrar canela. É óptimo em saladas, bebidas mas especialmente, infusões frias. Também tem usos medicinais no que diz respeito ao combate ao catarro, tosse e irritações no sistema digestivo. Planta da semana, no Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Voucher Porto Wine Fest

A partir de hoje, quem vier fazer compras ao Cantinho das Aromáticas, poderá solicitar um voucher que dá 20% de desconto no bilhete de acesso ao Porto Wine Fest, que decorrerá na Ribeira de Gaia, de 4 a 8 de Setembro. Nós vamos lá estar, com um stand de infusões!!!

Share this:

Livro Aromaterapia - Fundamentos e Utilização

O novo livro “Aromaterapia – Fundamentos eUtilização” é um manual didático, tratando dos vários aspetos da aromaterapia, um ramo da disciplina da Fitoterapia que presentemente faz parte de muitos Cursos da área da Saúde, interessando não só aos Alunos desses Cursos, mas também aos profissionais desta de área, particularmente os de língua portuguesa. 

Trata-se de um livro que procura divulgar de modo científico a aromaterapia, uma área terapêutica hoje implantada em toda a América e nos países da Europa, estando em franco desenvolvimento em Portugal. Embora este termo tenha aparecido no início do século passado com o Dr. René-Maurice Gattefossé, integra um conceito que já existia na medicina Ayurvédica (medicina indiana), pois a aromaterapia deve ser entendida como um sistema holístico de tratamento que vê o homem, como um todo, não olhando só para o órgão a tratar.

Para além de conceitos gerais e da história da aromaterapia, com referência às duas Escolas básicas, a Francesa e a Americana, aborda-se, com desenvolvimento, no capítulo 3, a obtenção, a composição e a atividade das matérias-primas em aromaterapia [óleos essenciais (80), concretos, absolutos, extratos, hidrolatos, produtos resinosos e tinturas].

No capítulo 4 foca-se o modo de aplicação dos óleos essenciais em aromaterapia por via interna e por via externa, com destaque para as técnicas da inalação e da massagem aromática onde se indicam os óleos vegetais diluidores dos óleos essenciais e os principais macerados oleosos medicamentosos.

No capítulo 5, abordando a aromaterapia terapêutica, indica-se, tendo em conta os diversos sistemas do organismo, o tipo de óleos essenciais mais adequados a um tratamento eficaz.

Finalmente são indicados quatro formulários, dois deles, tendo em conta as bases da Escola Americana e da Escola Francesa, um outro, de ordem prática e familiar e finalmente um, dermatológico.

Para cada capítulo as citações são apoiadas em referências bibliográficas, sendo as fotografias que ilustram a obra obtidas, na maioria pelos Autores, tendo as restantes a indicação da sua origem.


Share this:

Como de pão para a boca...

Share this:

Colheita de perpétuas no Cantinho das Aromáticas

Convidamos todos os interessados para participar num dia maravilhoso a colher flores de perpétuas de diversas cores no nosso lindíssimo campo de produção!!! Não há outro igual no País!!!  

A partir de 22 de Agosto, esta actividade decorrerá, tal como no ano anterior, todas as Quintas feiras!!! Contamos com a vossa presença amiga!!!

Poderão aparecer a qualquer hora, entre as 9,00 e as 17,00 h. Infusão e biscoitos para todos no fim!!! Além disso, oferecemos uma planta!!!

Trazer roupa confortável, chapéu e protector solar.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, em geral@cantinhodasaromaticas.pt
 


Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714

 
COMO CHEGAR AO CANTINHO DAS AROMÁTICAS:

Share this:

Agricultor = médico



Share this:

Página Facebook Cantinho das Aromáticas

A página de Facebook do Cantinho das Aromáticas tem 13579 pessoas que seguem as publicações, mas gostávamos de chegar aos 19435, que é um número que nos fascina imenso... E que tal partilharem esta página com os vossos amigos?! Prometemos para breve novidades fantásticas!!! Obrigado pelo vosso carinho!!!

Share this:

Workshops de cozinha para quem não esteve...

Os nossos workshops de cozinha são mais ou menos assim... Espreitem este video e depois venham aqui confessar o vosso arrependimento por ainda não terem participado num... Pode ser que sejam absolvidos e haja mais em breve, para bem/mal dos nossos pecados!!!


Share this:

Lucky Maria!!!

Dispara mais rápido do que a própria sombra!!!

Share this:

Tabaco

O tabaco (Nicotiana tabacum) é a planta da semana no Cantinho das Aromáticas. O seu nome científico, Nicotiana foi dado em homenagem ao embaixador francês em Portugal Jean Nicot, que introduziu esta planta em França. Em fresco, o macerado das folhas pode ser usado como insecticida. As folhas secas podem ser mascadas, inaladas ou fumadas sendo que os seus compostos se mantêm activos por 6 meses após o processo de secagem.

Share this:

Depois da chuva...

Lindos de morrer, é como estão os nossos campos de cultivo depois da chuvada de ontem!!! Por aqui podem ver, mas não podem cheirar!!! O que é que vão fazer em relação a este delicado assunto?!

 Perpétua roxa

Perpétua branca
 

 Perpétua rosa


  Perpétua vermelha

Share this:

Stévia

A stévia (Stevia rebaudiana) é um pequeno arbusto vivaz sendo originária do Brasil e Paraguai. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Vários estudos indicam que as folhas chegam a ser 150 vezes mais doces que o açúcar proveniente da cana. Utilizada como tónico e em tratamentos de pressão sanguínea elevada, gota e diabetes do tipo 2. As suas folhas podem ser consumidas em fresco, secas ou em pó. Planta da semana, no Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Pólos Cantinho das Aromáticas

E os nossos pólos são tão giros e confortáveis, vieram de fábrica equipados com um novo dispositivo tecnológico que emana sensualidade...


Share this:

Há fumo sem fogo!!!

Ontem, depois de um curto mas intenso período de chuva, aconteceu um raro fenómeno nos nossos campos de cultivo... começaram a fumegar repentinamente!!! Absolutamente fantástico e maravilhosamente aromático!!! Sorte de quem andava por ali a passear!!!




Share this:

Sacos produtores de cogumelos

Sempre que chegam à nossa loja, os sacos produtores de cogumelos esgotam com rapidez!!! E nesta altura do ano são sempre algo invulgares. Se quer dedicar-se à produção caseira de cogumelos ou simplesmente oferecer um presente invulgar a um amigo, basta visitar-nos!!! Enquanto há!!!

Share this:

Cerveja artesanal

Não devia, mas nestas férias já foram abaixo várias caixas desta maravilhosa cerveja artesanal, Sovina, produzida no Porto... e que está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas... Sabe tão bem...

Share this:

Borboletas no Cantinho

Borboleta cauda de andorinha (Papilio machaon) a interagir com uma criança, no Cantinho das Aromáticas. Nesta altura do ano, esta espécie, uma das maiores borboletas diurnas do nosso país, é muito frequente cá pela Quinta.

Share this:

Olha?!

A bicheza cá da Quinta anda cada vez mais ousada!!! Onde é que já se viu?!

Share this:

Visitas

Duas pessoas cujo trabalho admiro muito, de visita ao Cantinho das Aromáticas. Nuno Oliveira, (em visita pela primeira vez) e Maria Domingas (mulher furacão), responsáveis pelo Parque Biológico de Gaia e Reserva Natural Local do Estuário do Douro, entre outros equipamentos, que fazem com que a qualidade de vida de quem mora neste país seja substancialmente melhor. Obrigado!!!

Share this:

Sector mais dinâmico da economia portuguesa

Conheça o sector mais dinâmico da economia portuguesa, neste suplemento excelente do Diário Económico.

Share this:

O Sol...

O sol, quando nasce, afinal é só para alguns...

Share this: