Agricultura no Sociedade Civil

Na última segunda-feira, participei no programa Sociedade Civil, da RTP2, dedicado à nova agricultura portuguesa. O painel de convidados era muito interessante e do debate sairam alguns momentos de reflexão pessoais, que vos deixo no vídeo  seguinte:


"Precisamos de uma agricultura cívica... hoje, mais do que nas urnas, votámos quando elegemos comprar, é o derradeiro acto de democracia... mais do que votar, porque nós votamos em pessoas que alguém escolheu para nós votarmos nelas... nós hoje quando compramos, quando elegemos comprar um produto de agricultura nacional, nós estamos de facto a exercer democracia e portanto a agricultura devia ser mais cívica".

O programa integral pode ser visto neste link.

Share this:

A caminho dos 19435 gostos!!!

Já só faltam 610 para os 19435 gostos na página do Cantinho das Aromáticas!!! Vamos ser tão felizes quando lá chegarmos!!! E prometemos recompensa aromática para o felizardo(a) que fizer o 19435º gosto nesta página!!! Divulguem, partilhem, passem a palavra...

https://www.facebook.com/cantinhoaromaticas?ref=hl

Share this:

Janeiro mês da poda

Janeiro é um mês bom para podar!!! Pelo Cantinho das Aromáticas as árvores do nosso jardim estão já preparadas para receber a Primavera!!! A grande questão é saber como podar!!! Mas não desespere, munido de boas ferramentas e boas dicas, não há árvore que lhe faça frente!!!

Na loja online do Cantinho das Aromáticas poderá encontrar tudo o que necessita para a poda!!



http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/ferramentas-e-utensilios/felco-11/
 Felco 11

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/ferramentas-e-utensilios/felco-600-2/
 Felco 600

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros-e-revistas/a-poda-das-arvores-ornamentais-manual-fapas/
 A poda das árvores ornamentais - FAPAS

Share this:

Super interessante!!!

"O café e o chá popularizaram-se na Europa precisamente na época em que se construíam as primeiras fábricas, durante a Revolução Industrial.

O consumo generalizado de bebidas com cafeína (substituindo a omnipresente cerveja) facilitou a grande transformação do esforço económico humano, que se transferiu da quinta para a fábrica.

Nas cidades com elevado número de habitantes, ferver água para fazer chá ou café foi um gesto que contribuiu para diminuir a incidência de doenças entre os operários e a cafeína presente no organismo impediu que estes adormecessem em cima das máquinas.

Em certa medida, a cafeína foi a droga que tornou possível o mundo moderno. E quanto mais moderno fica o nosso mundo, aparentemente mais precisamos dela.

Sem essa útil dose de café, chá ou chocolate que nos arranque da cama de manhã para trabalhar, a sociedade do mundo desenvolvido não teria capacidade para funcionar 24 horas por dia" - National Geographic Portugal.

Share this:

Apresentação do livro Erva uma Vez nas lojas FNAC

O livro Erva uma vez será apresentado pelos autores na Fnac do Gaiashopping no próximo dia 24 de Janeiro, às 22 horas, e na Fnac de Santa Catarina, a 31 de Janeiro, às 18 horas. Apareçam, para nos rirmos todos muito!!!

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros-e-revistas/erva-uma-vez-estorias-cozinhadas-com-aromas/

Share this:

Falta de amor...

A indústria não ama o que produz. Como poderia amar?! A máquina necessária para produzir de forma industrial é tão grande, tão onerosa, que boa parte do que gera, serve para se alimentar a si própria.

O produto, esse, cumpre todos os regulamentos, todas as normas, é asséptico, estanque, normalizado, homogêneo, conforme, tecnológico, mas desprovido de amor...

Pouco resta na verdade ao produto da indústria, pouco mais do que as falsas expectativas que a indústria gera nos consumidores do seu produto.

A indústria precisa de amor... de amor ao produto, porque essa é na realidade a forma da indústria demonstrar o amor pelo próximo e justificar, no futuro, a sua própria existência.

Share this:

Papa Francisco recebe latas do Cantinho!!!

O Papa Francisco recebeu recentemente um saco/kit com produtos fantásticos, 100% portugueses, oferecido pela organização da Matiné Pensante 2013, da qual fomos orgulhosos patrocinadores e participantes!!! Claro que as nossas latas de infusões estavam dentro do saco!!! Será que o Papa Francisco já as provou?! Algo me diz que sim, o que de certa forma poderá explicar a sua enorme boa disposição constante!!!


 Dentro do saco oferecido ao Papa Francisco estavam estes produtos!!! Olhem lá as nossas latas!!!

Share this:

12º aniversário do Cantinho das Aromáticas

Este mês o Cantinho das Aromáticas celebra 12 anos de vida. Caramba, passaram tão depressa... o caminho foi-se fazendo, repleto de lágrimas, sacrifícios, desilusões, tempestades, inundações, períodos de seca, falhanços, decisões erradas, noites sem dormir, férias por realizar, tantas dividas de amizade com os mais próximos…

Mas também foram 12 anos em que nunca faltaram soluções, os erros se pagaram todos, com mais trabalho, a criatividade nunca nos abandonou, os amigos e seguidores aumentaram, granjeamos o respeito dos nossos pares, fomos homenageados por quem viu no nosso trabalho um caminho para o futuro, fizemos da agricultura portuguesa, enquanto profissão, um lugar digno de orgulho, para tantos que nela procuram vida nova.

E assistimos com enorme alegria à chegada de sangue novo, gente com elevada moral e espírito construtivo, uma equipa maravilhosa, que faz com que os dias de trabalho sejam momentos de puro prazer!!

Que maravilhosa viagem esta, 12 anos que tantos de vocês acompanharam de perto. Outros descobrirão hoje que existimos, TODOS nos ajudam com as vossas visitas, com comentários e críticas construtivas, consumindo produtos de agricultura biológica de grande qualidade, produzidos em Portugal.

A todos tentamos dar, com o nosso trabalho diário, para além da honestidade do produto das nossas colheitas, conhecimento, ética, pragmatismo, inovação, amizade, prazer, carinho… Para todos estendemos um enorme abraço!!! É bom ser agricultor em Portugal, 12 anos depois!!!

Share this:

Ervas de A a Z

Dei por mim a passear na loja do Cantinho das Aromáticas, percorrendo produto a produto, e fiquei absolutamente espantado com a quantidade de empresas diferentes que utilizam as nossas ervas no fabrico dos seus nobres produtos, muitos deles para exportação.

A Cerveja Sovina de Natal foi feita com o nosso manjericão e hipericão do gerês, as compotas da Meia dúzia contém desde alfazema a hortelã, a Antiga Barbearia de Bairro usa-as nas almofadas de cheiro, as conservas que a Bio La Gondola exporta são bio porque as nossas ervas também o são, a flor de sal de Aveiro tem misturas maravilhosas... com as nossas ervas!!!

Os tubos de ervas da Take away Porto enchem até cima, com as nossas ervas, os cosméticos da Urtekram, feitos na Dinamarca, fazem bem porque tem as nossas ervas, o livro Erva uma Vez tem as nossas ervas por todas as páginas, o chá camélia e Erva Príncipe da Chá Camélia, que mistura chá bio japonês e erva príncipe da nossa....

Adoro a filosofia de trabalho em rede, quando se torna possível misturar produtos, pessoas e formas de estar, gera dignidade, o processo criativo é de uma enorme riqueza e as pessoas, empresas e o país só podem sair a ganhar com este tipo de atitude. Bem hajam todos os que nos procuram regularmente para desenvolver novos projectos!!!

Nós por cá já estamos a preparar os próximos!!!

Share this:

Lugares a visitar em Gaia

Lista de alguns dos lugares mais interessantes para visitar em Vila Nova de Gaia, no novo site da Câmara. São muitos e valem mesmo a pena!!!

http://www.cm-gaia.pt/portais/_cmg/Turismo.aspx?categoryOID=61928080808580GC

Share this:

Turismo solidário no Cantinho das Aromáticas

O voluntariado no Cantinho das Aromáticas faz parte do pack que a agência de turismo Hearts & Journeys oferece a quem visita Portugal, uma agência que promove o turismo solidário... não é maravilhoso?!

http://heartsandjourneys.com/index.php/en/packages/item/120-package-porto#4-volunteer-action

Share this:

Cantinho no Facebook

A página de Facebook do Cantinho das Aromáticas tem 17835 pessoas que seguem as publicações, mas gostávamos de chegar aos 19435, que é um número que nos fascina imenso... Já só faltam exactamente 1600 almas seguidoras!!! E que tal partilharem esta página com os vossos amigos?!

https://www.facebook.com/cantinhoaromaticas

Share this:

Plantas potencialmente tóxicas

Há uns atrás, mantive uma rubrica na Antena 1, chamada "O Mundo das Plantas", em que durante 1 hora explorava esta fascinante temática.

Um dia, depois de comprar o livro "Efeitos tóxicos no Homem e em Animais Domésticos provocados por Plantas Espontâneas de Portugal", do meu querido amigo Professor Antonio P. Cunha, decidi fazer um programa sobre as mesmas. 

Dei o exemplo da batateira e de seguida senti-me como Orson Welles se terá sentido quando em 1938 aterrorizou milhões de americanos com a sua emissão A Guerra dos Mundos, feita aos microfones da estação CBS!!! 

O telefone da rádio ficou entupido com chamadas de pessoas que diziam: "como batatas todas as semanas, será que vou morrer?!!". 

É um tema que deve ser sempre abordado com muito cuidado para não gerar o pânico pelas plantas!!! Fica o contributo que espero que ajude a perceber melhor que na vida é tudo uma questão de dose.

As propriedades que certas plantas apresentam podem salvar uma vida ou causar sérios danos, se não as utilizarmos com conhecimento e em contexto. Sem motivo para medo, podem ficar a saber mais no Biosfera desta semana!!!

Share this:

Filantropia ambiental

Está em voga a eleição da palavra do ano. Para mim a palavra do ano 2014 será Filantropia. Filantropia em contexto ambiental.

Hoje a maior parte de nós percebe que a acção humana cauda tremendos desiquilíbrios nos ecossistemas do Planeta e a exploração exponencial dos recursos põe em causa o próprio futuro da espécie.

Ainda assim esta preocupação crescente com os desafios ambientais que todos temos pela frente, para continuarmos a existir, não tem gerado na sociedade portuguesa filantopos que apostem em causas ambientais, com investimentos a longo prazo.

Tenho apenas assistido a discretas campanhas de "lavagem de imagem" de certas instituições, que mais não são do que simples campanhas de marketing.

Existe um desafio cultural que é urgente assumir no nosso país, o do gosto pelo território, pela paisagem e pela preservação dos ecossistemas.

A dignidade de um povo não se mede apenas pela forma como trata os seus, mede-se também pela forma como gere o espaço onde desenvolve as suas actividades.

Gente que gosta de árvores, rios, pássaros, peixes, répteis, mamíferos, que são património genético e cultural exclusivo da Península, e que invistam na sua preservação, conheço pouco...

Assisto ao investimento de diversas fundações em projectos sociais, em arte contemporânea, de privados e empresas em investigação de todo o tipo. A filantropia existe na sociedade portuguesa, só ainda não despertou para as causas ambientais.

Filantropia em contexto ambiental será um dos meus motes pessoais para 2014.

Share this: