Porto e Ervas na BTL

Não é todos os dias que se prova vinho do Porto quente com ervas aromáticas na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, só possível pelo enorme empenho da Taylor's e do Cantinho das Aromáticas!!! Toda a gente ficou surpreendida!!!









Share this:

Açúcar na Sociedade Civil

Hoje o programa Sociedade Civil veio gravar connosco uma reportagem sobre o papel do açúcar na sociedade actual e quais as alternativas a esta substância, que quando consumida em excesso, provoca uma série de malefícios na saúde.

Finda a parte séria, eis que deu lugar uma épica batalha campal entre Hélder Reis e Luís Alves, utilizando como armas a própria cana de onde vem o açúcar!!! Tudo sob o olhar atento de Luísa Cardoso, que apesar de tudo, nunca amargou!!!

Ainda assim, a contenda terminou em lume brando, com o humor... no ponto!!!

Passará em breve, na RTP2.








Share this:

Sinais de vida!!!

Pela segunda vez desde que chegaram ao Cantinho das Aromáticas, a nossa parelha de burras mirandesas recebeu um namorado, que ficará connosco nos próximos meses, com o objetivo de acasalar e garantir descendência desta raça, que ainda há pouco tempo corria risco de extinção.

Hoje foi dia de se encontrarem pela primeira vez no prado e o novo companheiro mostrou logo sinais de grande competência!!!

Ainda assim, a pressa demonstrada e a falta de habilidade na aproximação, farão com que o dia acabe com algumas nódoas negras!!! Algo implicíto no admirável mundo amoroso dos asininos!!!





Share this:

Gratidão

Recebemos da BioMio a seguinte mensagem:

"Há 3 anos atrás comecei a aventura e descoberta de várias plantas aromáticas e medicinais convosco, comecei comprando várias para as poder reconhecer e utilizar, depois passei a experimentação e alquimia de transformação das plantas em produtos cosméticos para uso pessoal!

Hoje gostava de vos agradecer pela partilha de informação e selecção das vossas plantas que vão proporcionado um pouco por todos os lados as mil e uma facetas do mundo das aromáticas e medicinais!

Compartilho convosco a minha página e agradeço novamente pois sem vocês nenhuma receita teria sido possível!

Grata aos melhores no mercado!!!"

Sabe tão bem sentir a sensação da gratidão!!! Confesso que me emociona!!! A gratidão é uma daquelas expressões humanas que está em falta nos dias que correm!!! 

E gostamos mesmo de a sentir, vinda de uma de tantas pessoas que fomos ajudando ao longo dos últimos anos!!! É como se a energia do nosso investimento ao ajudar, voltasse, com juros!!! Parabéns pelo projecto, pelos produtos e a maior das felicidades!!!

Share this:

Da moda à agricultura

Vi com alguma admiração nas notícias que um grupo dos melhores jovens estilistas de todo o mundo efectuaram um périplo pelas fábricas portuguesas de tecidos no Norte do país. Fantástico. Mais surpreendente ainda quando perceberam a dimensão destas empresas, a qualidade excepcional dos produtos, o que motivou em todos uma vontade forte de trabalhar com estas indústrias.

Mas o que mais me sensibilizou na reportagem foi o facto de todos reconhecerem as excelentes condições de trabalho dos colaboradores, algo que não abunda noutros países, neste sector. O que torna a concorrência absolutamente desleal.

Altamente motivante verificar ser um sector da própria indústria, aquele que produz o produto final, a exigir boas condições de trabalho como um factor fundamental na escolha das matérias-primas a utilizar. Porque eles próprios, as pessoas que pensam, desenham e fabricam roupa, são consumidores de moda.

E quando passar a ser assim em agricultura? E quando todos nós exigirmos finalmente conhecer quem está por detrás da produção daquilo que comemos e das condições de trabalho de todas as pessoas envolvidas no processo de produção e distribuição dos alimentos?! E exigirmos saber COMO são produzidos de facto os alimentos? E de que forma financiamos todos um circuito de distribuição dos alimentos que, a longo prazo, será absolutamente ruinoso para o Planeta?!

Será a próxima revolução. Estou certo que para breve, tendo em conta que mais do que qualquer outra coisa, precisamos de comer bem e respirar melhor, no pequeno circulo em que nos movemos, todos os dias.

Share this:

Carta de Amor a Vós

No Cantinho das Aromáticas, e porque já cá andamos há algum tempo, sentimos ao longo dos últimos 13 anos, o pulsar do coração dos portugueses. As relações são simples ou complexas, longas ou curtas, apaixonadas e intensas, suaves e maduras, enfim…

Sabemos de fonte segura que os há sem namorado(a), quem ouse ter mais do que um(a), os que tem mas já farta, e até quem ache que já chega de namoro, urge subir de nível!!! Há múltiplas variantes nas relações, tão pouco matemáticas, tanto de emotivas!!!

Todas no entanto revelam denominadores comuns!!! Não há quem esqueça a sensação mágica do primeiro beijo, o maravilhoso cheiro de quem se gosta, a paixão ardente dos corpos que se unificam, o espanto que não cessa, a descoberta que não termina… Há milhares de anos que procuramos perpetuar estas sensações, que o tempo castigador faz dissipar… 

Nós ainda não temos a fórmula, mas trabalhamos arduamente para a conquistar!!! Depois de mais de uma década a amar apaixonadamente o que fazemos, decidimos amar o próximo, através das plantas que produzimos. 

Eis que surgem os lotes reserva e as saquetas de infusão.

Há quem compare a degustação dos nossos lotes reserva a uma intensa experiência amorosa. Já as saquetas de infusão são as favoritas de quem ama já há algum tempo, fáceis, sempre prontas a dar prazer.

É tão bom ver casais que no fim de uma prova segredam entre si: “foi tão bom para ti como foi para mim?” ou “amor, vamos levar um pack, porque eu gosto de sentir o que isto faz pela nossa relação?”

Todas disponíveis no Cantinho das Aromáticas, para vos fazer felizes!!! Colaboradores não incluídos...

Share this:

Porto & Ervas Aromáticas = Longa Amizade!!!

Mais uma vez tivemos a honra de ser convidados pela Taylor's Port Cellars para uma maravilhosa parceria, em conjunto desenvolvemos uma receita de vinho do Porto quente com ervas aromáticas e especiarias, servido nas fantásticas instalações desta magnífica Casa de vinho do Porto.

Estar com a Taylor's é como ter o privilégio da companhia de uma amiga/o experientes, sofisticados, de fino bom gosto, de trato afável e de uma educação irrepreensível, que nos recebe sempre de braços abertos, como quem recebe aquele/a amigo/a de sempre.

Hoje foi dia de os visitar, demoradamente, e sentir a boa energia que emana sempre da sua lindíssima sala de provas. Não é todos os dias que se prova uma redução de vinho do Porto com alecrim, hipericão do gerês, estragão, canela e casca de limão!!! É incrível sentir as diferentes reacções do público!!!

Na próxima semana, como bons amigos que somos, viajaremos juntos até Lisboa, onde daremos a provar na BTL esta nova experiência, feita com tanto gosto pela vida como o gosto que estas 2 empresas depositam na agricultura, base da sua existência.





Share this:

Comentário no Página 2 RTP

Fui convidado do programa Página 2, da RTP2, para comentar os atuais números da agricultura portuguesa, numa altura em que as exportações do sector agroalimentar nacional cresceram mais de 10% e as importações caíram ligeiramente. Aqui fica a minha visão do sector, num momento em que a agricultura regressa em força a Portugal.

Share this:

Pedro e Inês Há Tarde!!!

Partiu da Quinta do Paço Dom Duarte Reis à conquista da Tarde da RTP1, onde mostrou a todos quantos quiseram ver as ervas que os príncipes de outrora mais gostavam de tomar como infusões e condimentos!!! Mais uma batalha conquistada por esta pequena mas aguerrida tribo de homens e mulheres que vivem para vos providenciar a todos muito prazer!!!







Share this:

As ervas favoritas de D. Pedro e Inês de Castro

Tantos dos que nos visitam não imaginam que D. Pedro e Inês de Castro viveram no mesmo espaço por nós hoje cultivado, no século XIV. O que nos leva a sentir que adoravam muitas das ervas que cultivamos hoje!!! Esta e outras histórias, contadas pelo nosso Duarte Carvalho Dos Reis, no programa da RTP1 Há Tarde, com o Herman José!!!

Share this:

Namorados no Expresso

Boa Cama Boa Mesa do Expresso sugere o Pack Enamorados do Cantinho das Aromáticas!!! Uma excelente solução quanto a nós, mesmo para o resto do ano em que, tal como com as plantas, temos que continuar a cuidar das nossas relações!!!

Share this:

Comentário na RTP

De partida para visitar a Biofach 2015, na Alemanha, despedi-me do Porto com mais um comentário sobre agricultura no Página 2, da RTP.



Ao lado da Jacinta, o comentário ganha toda uma nova dimensão!!!



Share this:

Biofach 2015

De volta à Biofach, pela quarta vez. É incrível ver milhares de pessoas à nossa volta que provam com os seus negócios e estilo de vida como podemos ter uma atitude muito mais sustentável com o planeta e uma vida confortável ao mesmo tempo, mais rica e com o foco no legado.

Share this:

Nunca fez tanto sentido como agora...

Share this:

Visita do Presidente da Câmara de Gaia

Recebemos uma visita muito especial, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, veio conhecer o Cantinho das Aromáticas!!!

É bom sentir que o nosso projecto é acarinhado pelos representantes máximos deste município e que temos servido orgulhosamente como grandes fontes de inspiração para o desenvolvimento ecológico e sustentável do nosso país!!!


Share this:

AromáticasMóbil em Lisboa

O AromáticasMobil vai andar hoje e amanhã por Lisboa e temos um desafio para vos propor: ao cruzar-se com esta bela viatura, faça a sua melhor pose e envie-nos a fotografia.


As primeiras 3 fotografias serão premiadas com um pack de produtos Cantinho das Aromáticas!!!

As fotografias poderão ser enviadas para passatempo@cantinhodasaromaticas.pt ou via facebook.


Que comece a caça ao AromáticasMobil!!!

Foto de Luís Alves.
Foto de Luís Alves.

Share this:

Carrinha da empresa

Um tipo só percebe que tem uma empresa quando vê na rua um carro decorado com a sua publicidade!!! Tão lindo que ficou!!! Pode ser vista em breve, algures entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, com um tipo orgulhoso ao volante, de braço esquerdo fora da janela!!!



 Descubra as diferenças!!!


Share this:

Workshop Produção de Ervas Aromáticas Março 2015

No fim de semana de 14 e 15 de Março de 2015, leccionarei um workshop vocacionado para potenciais produtores, onde poderá aprender todas as técnicas utilizadas no cultivo, colheita, secagem e armazenamento/embalamento de ervas aromáticas medicinais e condimentares, ficando cada participante com as ferramentas indispensáveis para dar início ou continuidade a um projecto profissional de agricultura nesta área. Para adquirir o workshop, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/workshop-loja/workshop-producao-de-ervas-aromaticas-14-e-15-de-marco-2015/


Orientação: Luís Alves (teórico/prático)

Datas: Sábado e Domingo - 14 e 15 de Março de 2015

Horário: das 10h às 12:30h e das 14 às 17h, no cantinho das aromáticas

Público-alvo: Geral 300€/pessoa, IVA incluído

Número mínimo de participantes: 8

Número máximo de participantes: 25

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

APRESENTAÇÃO: Análise do programa, expectativas.

AGRICULTURA BIOLÓGICA
Conceitos, princípios e objectivos;
Fundamentos e práticas em produção de PAM.

CULTIVO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS (PAM)
As principais plantas aromáticas e condimentares a cultivar;
Sistemas de cultivo;
Preparação de solo;
Rega;
Pragas e doenças;
Mão-de-obra.

MÁQUINAS, FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS
Principais máquinas, ferramentas e utensílios necessários.

COLHEITA, SECAGEM E ARMAZENAMENTO
Calendário de colheitas;
Como secar correctamente;
Armazenamento.

PROCESSAMENTO
Aspectos fundamentais no processamento primário.

MERCADOS
Estrutura de Mercado das PAM;
Medidas ambientais relacionadas com o comércio;
Análise de oportunidades de mercado;
Termos do comércio;
Preços e margens;
Visita a feiras internacionais.

COMPONENTE PRÁCTICA NO EXTERIOR
Passeio pelo jardim produtivo;
Observação de várias práticas de campo (colheita, podas);
Observação de práticas de secagem e processamento.

Share this:

Pack Enamorados

Share this: