Óscares 2016

Hoje foi madrugada de óscares do cinema!!! Em 2012 também eu recebi um óscar da agricultura!!! Pelas mãos da Sónia Araújo!!! Uma maravilha!!!

Share this:

Ervas aromáticas para peixe

A semana passada falei n' A Praça sobre algumas ervas que podemos utilizar para deixar o nosso peixinho ainda mais delicioso!!! Aposto que muitas delas alguns de vocês nunca utilizaram, pois não?! Ora espreitem o vídeo para ficarem a saber quais são!!!

http://media.rtp.pt/praca/rubricas/dicas/ervas-aromaticas-para-utilizar-com-peixe/

Share this:

Green Stays

Belíssimo post da Green Stays sobre o Cantinho das Aromáticas!!! Porque mais do que nunca, uma família de agricultores merece ser visitada!!! Pode ser lido neste link.

Share this:

Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade

Conhece o agricultor que produz a maioria dos seus alimentos?

Conhece a forma como os seus alimentos são produzidos?

O Cantinho das Aromáticas pretende fazer parte da rede nacional das AMAP – Associações para a Manutenção da Agricultura de Proximidade (também conhecido pela sigla em inglês, CSA – Community Supported Agriculture). 

Este modelo assenta numa parceria directa, baseada na relação humana, entre um grupo de consumidores e um ou mais produtores agrícolas, onde os riscos, responsabilidades e recompensas inerentes à actividade agrícola são partilhados entre todos, através de um compromisso de longo prazo.

Pretende-se reinventar a relação entre consumidores e produtores através da criação de sistemas alimentares socialmente responsáveis, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

O objectivo será que todos os aderentes da AMAP de Vila Nova de Gaia possam reservar previamente junto dos agricultores associados, o seu cabaz de legumes, frutas e cogumelos.

Todos os agricultores associados são certificados em modo de produção biológico.

A partir de Abril, aos Sábados, estes cabazes podem ser recolhidos no Cantinho das Aromáticas, numa verdadeira ligação entre o agricultor e o consumidor.

Para tal, organizaremos uma apresentação pública da AMAP de Vila Nova de Gaia, no próximo dia 12 de Março de 2016, às 15,30 horas, no Cantinho das Aromáticas.

Estarão presentes os agricultores aderentes e serão explicados os requisitos de adesão, bem como as regras e os preços dos cabazes.

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória. Poderão inscrever-se, enviando um mail para geral@cantinhodasaromaticas.pt ou por telefone para 227710301.

Share this:

O glifosato e a medicina em Portugal - Somos aquilo que comemos

Cada vez mais médicos portugueses aconselham os seus pacientes a apostarem numa alimentação saudável, consumindo produtos de agricultura biológica, como forma de prevenção e combate a um sem número de patologias. 

Porquê esta aposta súbita no biológico?!

Partilho convosco um excerto do editorial da Revista Ordem dos Médicos nº 161 (julho/agosto 2015) assinado pelo Dr. José Manuel Silva, atual bastonário:

"Efectivamente, a sustentabilidade do planeta Terra e as doenças ligadas ao meio ambiente são o grande desafio vital e ético da humanidade e da medicina. Poderiam ser dados muitos exemplos. Um dos milhares possíveis é o glifosato, vulgo Roundup, um dos seus nomes comerciais, um herbicida usado de forma sistemática e generalizada na agricultura e nas cidades e o mais utilizado em Portugal.

Na última década a aplicação de glifosato em Portugal aumentou cerca de 50%, com 1400 toneladas usadas só em 2010. Ao todo, no mundo, consomem-se mais de 130 milhões de toneladas por ano.

O resultado é que o glifosato já é detetado em análises de rotina aos alimentos, ao ar, à água da chuva e dos rios, à urina, ao sangue e até ao leite materno. A sua presença é de tal modo generalizada que os limites legais foram artificialmente “aliviados” para que pudesse continuar a ser usado, com sérios riscos potenciais e cumulativos para a saúde humana. 

Na União Europeia, em 1999, o limite máximo admissível para o glifosato na soja subiu 200 vezes (de 0,1 para 20 mg/kg) e, em 2013, o governo americano também alargou a tolerância para dezenas de alimentos. Outros países, e até o Codex Alimentarius, têm feito o mesmo.

Não esquecer que os produtos e sementes de plantas transgénicas desenvolvidas para resistirem ao glifosato podem transportar maiores concentrações deste tóxico, que é usado mais liberalmente nestas circunstâncias para matar as plantas ‘daninhas’...

Artigos recentes demonstram a associação epidemiológica e a plausibilidade biológica do glifosato como factor potencialmente na génese do aumento da incidência de doença celíaca, infertilidade, malformações congénitas, doença renal, autismo e outras patologias (Interdiscip Toxicol, 2013; 6 (4): 159-84 // Int J Environ Res Public Health, 2014; 11: 2125- 147 // Surg Neurol Int, 2015; 6: 45).

A mortalidade na intoxicação aguda varia entre 3,2 e 29,3%, essencialmente por doença pulmonar e/ou renal. Os vários mecanismos patológicos de ação do glifosato são bem conhecidos, e vão das alterações da flora intestinal à disrupção do citocromo P450, deficiências vitamínicas, quelação de metais, deficiência em molibdénio e selénio, etc..

Uma preocupação adicional é o facto da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC) ter anunciado, em março deste ano, a sua nova classificação para o glifosato, que passou a ser um “carcinogénio provável”.

A IARC é a maior autoridade mundial no que toca ao cancro e esta decisão foi tomada por unanimidade entre os 17 especialistas do painel liderado pelo Dr. Aaron Blair, um geneticista que durante 30 anos dirigiu a unidade de neoplasias profissionais do Instituto Nacional do Cancro americano. 

A IARC avaliou em 1ª mão toda a investigação científica publicada até à data nesta área, nomeadamente em termos epidemiológicos. A razão pela qual não foi atribuída a classificação de ‘carcinogénio demonstrado em humanos’ foi a evidência limitada dos estudos epidemiológicos, particularmente complexos.

Três desses estudos mostram uma relação entre exposição de agricultores ao glifosato e Linfoma não Hodgkin (LNH), cuja incidência muito tem aumentado nos últimos 30 anos, enquanto que 1/4 aponta para o mieloma múltiplo mas não encontra ligação com LNH. Embora as avaliações em humanos não sejam, segundo a IARC, claramente incriminadoras (como aconteceu, numa fase inicial, com tantos tóxicos), elas são altamente preocupantes. 

A demonstração dessa associação não é simples porque existe um hiato de anos - às vezes, dezenas de anos - entre a exposição a um agente carcinogénico e o aparecimento do ‘respetivo’ cancro.

Como se tudo isto já não bastasse, dois aspetos adicionais levam a crer que o parecer do IARC poderá estar a pecar por defeito. O 1º refere-se ao facto de que as avaliações se têm focado essencialmente no princípio ativo - o glifosato propriamente dito - muito embora a formulação comercial contenha outros compostos químicos. 

Investigação consistente aponta para que uma fatia significativa da toxicidade total dos pesticidas possa ser atribuída a esses adjuvantes (BioMed Research International. Vol 2014, Article ID 179691). Apesar da sua benigna reputação, o Roundup está entre os mais tóxicos herbicidas atualmente em uso na União Europeia.

Além disso, o ser humano está exposto simultaneamente a compostos químicos de múltiplas origens e que podem interagir de modo sinérgico.

Alguns exemplos são bem conhecidos em toxicologia: o tetracloreto de carbono e o etanol, em conjunto, têm um impacto bem mais devastador no fígado do que o da sua soma medida em momentos separados. Mas mesmo que o efeito seja apenas aditivo, sem sinergia, nada disso é considerado aquando da avaliação de risco, das aprovações dos compostos e da definição de classificações ou limites. 

E note-se que quem vive no mundo ocidental transporta no seu organismo centenas de contaminantes sintéticos que nem sequer existiam há 200 anos atrás.

Todos estes dados, e a falta de outros, devem impelir uma reflexão cuidada sobre o futuro do glifosato, em particular, e da gestão de risco químico no domínio alimentar, em geral. O mundialmente reconhecido princípio da precaução estabelece que, face a evidências nítidas de impacto negativo na saúde (ou no ambiente), a ausência de provas científicas definitivas não deve impedir a implementação de medidas minimizadoras.

Para o glifosato a conclusão é clara: este herbicida deveria ser suspenso em todo o mundo.
Quem deve agir em Portugal? Sem dúvida, a iniciativa cabe ao Governo e à Direcção Geral da Saúde. Os interesses económicos não podem nem devem impor-se ao imperativo moral da proteção da saúde da população. 

A morosidade dos procedimentos legais também não desculpa a inércia. A legislação europeia permite a ativação rápida de cláusulas de salvaguarda temporárias, enquanto a ciência não apresenta respostas finais.

Abundam os cancros de origem indeterminada, e parte decorre certamente da sociedade altamente industrializada e química em que vivemos. No futuro deverá ser possível melhorar esse quadro. No entanto, para os cancros que já podem ser evitados no presente, a inação governativa é inaceitável.
Quanto aos médicos, não podem continuar a alhear-se destas questões ambientais, sob pena de falharem na prevenção da saúde, o essencial da sua missão, e em muitos diagnósticos. O glifosato é apenas um exemplo entre muitos...”.

Quem teve paciência para ler até ao fim, percebe agora um pouco melhor porque toda a agricultura portuguesa e mundial deveria rapidamente reconverter-se?! Pela saúde todos nós e do Planeta onde temos o privilégio de existir.

Share this:

Prova de infusões

Na próxima sexta-feira (dia 26) e sábado (dia 27), a partir das 15h, venha participar numa prova sensorial para o desenvolvimento de um novo produto no âmbito de um trabalho de mestrado em Engenharia Alimentar promovido pelo Cantinho das Aromáticas.

O seu contributo é fundamental para conseguirmos obter o melhor resultado final!!!

Participe no nosso trabalho de investigação, estamos a desenvolver novos produtos a pensar em si!!! 

Ficaremos à sua espera!!!

Share this:

Inauguração perfumada

As nossas infusões estão sempre presentes nas inaugurações do nosso querido amigo José Rosinhas.

No próximo dia 11 de Março, das 18,30 às 20,30 horas, na José Rosinhas Art Gallery Wall.

Vale muito a pena a visita!!! Num dos sítios mais bonitos da cidade do Porto, a Fundação Escultor José Rodrigues.




Share this:

Quando devolvemos à comunidade

Tal como habitual nos últimos 5 anos, fizemos uma generosa oferta em produto ao bazar de Natal do corpo diplomático, cujas vendas revertem a favor de causas sociais.

Como sempre, recebemos o convite da presidência da república para estarmos presentes na cerimónia onde as contas são apresentadas e os valores entregues às diferentes instituições.

Esta é a forma que o Cantinho das Aromáticas encontrou para devolver à comunidade todo o trabalho de voluntariado que ao longo dos anos um número crescente de pessoas tem vindo a realizar, todo o empenho e carinho demonstrados pelo nosso projecto.

As horas que passam connosco, nos nossos campos, nas nossas colheitas, também servem os mais desfavorecidos, em diferentes zonas do país.

Muito obrigado por fazerem parte das nossas vidas!!! Bem hajam todos!!!

Share this:

Lassi Come Home...

Descobri recentemente o meu restaurante indiano favorito no Porto... Comida honesta, com a dose certa de especiarias, ingredientes fresquíssimos e aquele amor na confecção, que só de quando em vez sentimos quando se come fora.

Mas o que mais verdadeiramente me surpreendeu foi a bebida servida a acompanhar este maravilhoso repasto... Uma Lassi de manga, com pequenas pedras de gelo, numa proporção de iogurte e polpa que com toda a certeza foi desenvolvida secretamente numa cozinha fechada a 7 chaves, durante anos a fio...

Sentir a doce e requintada textura de Lassi na boca, escorrendo suavemente pela garganta abaixo, fez com que perdesse temporariamente o controlo e vertesse gulosamente o generoso copo, que rapidamente atingiu o centro do aparelho digestivo, só para que todo o meu interior clamasse rapidamente por uma outra...

Profundamente tocado pela experiência, que roçou o transcendental, ainda tentei replicar Lassi em casa, com ingredientes comprados no mercado da esquina, mas não fui capaz...

A amargura tomou, ainda que por momentos, conta de mim... Emocionado, fui rever o clássico de 1943, Lassi Come Home, no primeiro grande papel de Elizabeth Taylor no cinema...

Todo este contexto remeteu subitamente para a minha infância, em que uma outra Lassi corria vigorosamente por prados verdejantes, numa catadupa de aventuras e desaires verdadeiramente marcantes, como só Lassi poderia conseguir...

No final, olhei em redor e encontrei a minha fiel Bolota com o seu eterno ar cúmplice e dedicado e achei por fim ter encontrado uma solução para resolver este enorme problema.

Inspirado no romance de terror gótico da autoria de Mary Shelley, Frankenstein, transformei a Bolota numa moderna e renovada Lassi, para que nunca mais lhe sinta a falta!!! Aqui fica o resultado!!!

Share this:

Menção honrosa para lotes reserva

Chegou ontem o selo da menção honrosa que conquistamos nos Green Project Awards​ 2015, na categoria Agricultura, Mar e Turismo, pelo desenvolvimento dos lotes reserva para infusão.

Mais uma distinção para estes produtos únicos no mundo, a juntar-se a tantas que nos últimos 2 anos foram conquistando.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/

Share this:

Stévia seca fora do mercado

De acordo com o oficio N.º 20/DSPAA/DQRG que a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural enviou aos organismos de controlo e certificação, em Janeiro de 2016, o produto Stevia rebaudiana Bertoni (plantas e folhas secas) não pode ser colocado no mercado comunitário, e consequentemente nacional, como alimento ou ingrediente alimentar.

Qualquer operador tem que declarar (por escrito) que o produto Stevia rebaudiana Bertoni (plantas e folhas secas) não se destina a ser colocado no mercado nacional como alimento ou ingrediente alimentar. 

Podem ser extraídos das folhas de Stevia rebaudiana Bertoni os glicosídeos de esteviol que poderão ser utilizados como aditivos alimentares (E960). (Regulamento (EU) nº.1131/2011 da Comissão de 11 de Novembro de 2011, que altera o anexo II do Regulamento (CE) nº 1333/2018 do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos glicosídeos do esteviol). 

A utilização de glicosídeos de esteviol (E960) não é permitida no âmbito do esquema de certificação do Modo de Produção Biológico. (Regulamento (CE) nº. 834/2007 do Conselho de 28 de Junho de 2007 e Regulamento (CE) nº. 889/2008 da Comissão de 5 de Setembro de 2008.

Por fim, salienta-se que relativamente ao produto Stevia rebaudiana Bertoni (plantas e folhas secas), a problemática da sua colocação no mercado comunitário e decorrentemente, no mercado nacional, não reside no facto deste produto poder ser um produto biológico ou seja obtido de acordo com as regras do modo de produção biológico (MPB) mas sim na ausência de um quadro legal que permita a sua colocação, neste mercado, como alimento ou como ingrediente alimentar. 

No entanto, realça-se que este produto poderá, por exemplo, ser utilizado para a produção de dulcorantes ou ser exportado para países terceiros onde seja permitido o seu consumo como alimento ou ingrediente alimentar.

Resumindo, a stévia planta e folha seca:
  • Não pode ser vendido como alimento ou ingrediente alimentar;
  • Pode ser usado para produção de edulcorantes (no entanto estes nunca podem ser considerados biológicos);
  • Pode ser exportado para países terceiros onde seja permitido o seu consumo como alimento ou ingrediente alimentar. 

Curiosamente, a stévia planta fresca pode continuar a ser comercializada... Mais uma vez os grandes lobbies instalados na indústria alimentar a usarem os seus poderes contra a democrática stévia, desprovida de propriedade intelectual ou patentes, que é de todos mas não pode servir a todos... A história parece repetir-se sempre, é inacreditável...

Share this:

Hino a todas as mulheres que fazem vinho no mundo...

São várias as mulheres que conheço que fazem ou trabalham com vinho, mas não conheci nenhuma delas num táxi. Talvez tenha apanhado com algumas delas um táxi, mas já não lembro bem...

A maioria destas mulheres faz vinhos de grande qualidade e promove-os pelo mundo com elevação.
Faz uma semana que dou por mim a pensar em todas vocês, diariamente. 

Porquê?!!! Por causa de um senhor chamado Osmani Garcia, que se juntou a um amigo com nome de raça de cão, Pitbull. 

Juntos, construíram uma espécie de música que toca incessantemente na maioria das rádios portuguesas que fazem parte da minha playlist.

Diz o senhor Osmani Garcia que conheceu uma mulher num táxi, a caminho de um club e depois vai por ai fora, num peculiar estilo gangsta latino, prestando homenagem, à sua maneira, a todas as mulheres que fazem vinho pelo mundo...

Não sei se já terão dado conta desta música... O culminar desta obra sonora dá-se quando o senhor Osmani diz: "Everything is just fine, why? Because she makes wine".

Ora é aqui que encontro um ligeiro ponto de concordância com o senhor Osmani, crendo que o senhor Pitbull também terá alguma coisa a ver com isto. 

Adivinhando que a versão com algum artista português deve estar para breve, acabei de propor à editora alterar o final deste agora um quase hino às mulheres que fazem vinho para: "Everything is just fine, why? Because they make wonderful wines".

Fica melhor, não fica?!

Share this:

Viagens instantâneas...

Um tipo aterra no aeroporto Francisco Sá Carneiro, à hora do almoço, em pleno dia dos namorados, com uma mala cheia de papelada e roupa suja.

Chega cansado mas feliz pelo regresso. É recebido com um amasso apertado e um beijo à Hollywood anos 50 pela sua mais que tudo.

O momento de enorme intensidade emocional é subitamente interrompido por uma simpática e sorridente hospedeira, que sem grandes demoras, diz ao que vem: 

"Parecem ser um casal muito apaixonado!!! Hoje a TAP oferece-vos uma viagem para um destino à escolha. Paris, Roma ou Londres, mas têm que partir já!!!

Instala-se uma espécie de gelo perplexo... "Ora diga lá outra vez?!" - retorqui.

"É verdade, basta passarem pelo balcão, escolherem o destino e partir!!!"

O local é abandonado de imediato, com um evasivo sorriso amarelo de agradecimento e um perigoso misto de emoções, que logo acaba só para dar lugar ao aconchego do lar e a tudo a que um tipo tem direito nestas ocasiões.

Para a próxima no entanto um tipo já sabe que a sua mais que tudo, quando o for buscar, vai de malas feitas!!!

Share this:

Hoje está muito frio!!!

Hoje registamos no Cantinho das Aromáticas a temperatura mais baixa do ano até agora, 2,9º C às 6,30 horas da manhã. 

Mesmo agora estão uns desconfortáveis 3,9º C...

A medição destes parâmetros em tempo real permite-nos tomar medidas preventivas no sentido de proteger algumas culturas mais sensíveis, como a erva-príncipe, evitando que sofram sérios danos com o frio, minimizando prejuízos e optimizando as produções.

A nossa estação meteorológica da WiseCrop monitoriza em tempo real, luz, vento, humidade, chuva e permite o acesso à previsão meteorológica.

Tudo isto ao alcance de uma aplicação que se instala no telemóvel, permitindo tomar medidas que se revelam fundamentais na obtenção de produtos de grande qualidade, muito rapidamente.

Hoje e nos próximos dias as telas térmicas que protegem a nossa erva-príncipe do frio, vão continuar a fazê-lo, para que depois das próximas colheitas todos possam sentir o enorme prazer de uma fantástica infusão!!!




Share this:

Frase do dia

Frase do dia, ouvida algures em Lisboa num supermercado biológico: "Todas as semanas me entram pela loja adentro pessoas a quem foi diagnosticado um cancro. Dizem que vêm à procura de produtos biológicos porque foi o que o médico receitou para dar início ao tratamento!!!". Dá que pensar, não dá?!

Share this:

IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica

De 17 a 19 de Março 2016 decorrerá em Faro o IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica, no anfiteatro Verde da Universidade do Algarve. 

Organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em parceria com a Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, pretende ser um espaço de troca de conhecimento, de experiências e de debate que contribua para demonstrar o potencial produtivo, económico e ambiental da agricultura biológica (AB), também designada pelo Ministério da Agricultura em Portugal por modo de produção biológico (MPB).

Eu serei um dos oradores deste evento. As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas online, no seguinte link: http://www.aphorticultura.pt/anhb2016-inscricoes.html


http://www.aphorticultura.pt/cnhb2016.html

Share this:

Melhores do ano 2015 - Lote Reserva Erva-Príncipe Cantinho das Aromáticas

O melhor produto artesanal do ano para a REVISTA WINE - A ESSÊNCIA DO VINHO é também um produto único no mundo. 

A infusão é de um verde-claro brilhante, envolvendo-nos com o seu intenso aroma cítrico e delicado. Na boca destacam-se as notas a limão e a casca de lima, com um toque doce e fresco que se traduz numa subtileza única.

Os lotes reserva para infusão do Cantinho das Aromáticas resultaram de um apurado trabalho de investigação e já foram por diversas vezes premiados. Quem é que já os provou?!

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-erva-principe-lote-reserva/

http://www.essenciadovinho.com/pt/revista-wine/read/1107-revista-wine-distinguiu-os-melhores-do-ano

Share this:

Grelos Question...

Um tipo acorda de manhã, espreita pela janela e percebe que está um dia soalheiro de Inverno e pensa com os seus botões: nada mau... começa então a rotina matinal de afazeres e chega o momento de sentar frente ao monitor, para começar mais uma jornada de trabalho...

Assim que caem os primeiros mails, um tipo espera sempre que pelo menos um deles seja uma boa encomenda ou uma mensagem de mais um cliente satisfeito...

Mas às vezes, assim de longe a longe, cai um daqueles mails absolutamente inusitados, que nem que um tipo puxasse muito pela imaginação, alguma vez se imaginaria a responder. Hoje foi dia de cair um desses mails....

A razão porque o partilho aqui, é porque ainda não consegui recuperar das gargalhadas que produzi, enquanto respondia!!!

Ora aqui vai. A manhã começa com a recepção de um mail, redigido em inglês, em que o assunto é: Grelos Question.

Quando o assunto é grelos, mesmo em inglês, um tipo começa logo a desconfiar... mas após leitura atenta das perguntas, percebe-se que afinal é sério, é para uma publicação e tal, que a malta lá fora não sabe o que são grelos e isso merece o esforço na resposta, que reza assim:

"Mas que bela pergunta para responder logo pela manhã!!! Nada melhor para começar o dia do que uma Grelos Question!!!

Grelos é um termo genérico utilizado pelos portugueses para definir as hastes ou caules florais emitidos por certas plantas comestíveis, como o nabo, a couve e a nabiça.

Habitualmente estes caules tenros colhem-se antes das flores abrirem, pois se forem colhidos posteriormente deixam de ser tenros.

Normalmente são cozinhados em água a ferver ou então salteados com alho.

Spring greens ou turnip greens são nomes adequados para uma possível tradução em inglês. Bitter greens é mais redutor, uma vez que na maioria das vezes os grelos não são amargos, pouca gente gosta de os comer assim.

As épocas dos grelos são muitas porque estes provêm de diferentes plantas, com diferentes épocas de plantação/floração, pelo que se podem encontrar disponíveis ao longo do ano...

Já agora, grelo ou grelinho é também uma palavra utilizada na gíria popular numa alusão ao clítoris...!!! Achei que seria interessante saber!!!"

Faço "enviar mensagem" com a segurança de ter cumprido o meu dever de informar, ao mesmo tempo que todo o meu interior vibra de alegria pela grande marotice que um simples caule floral de uma couve pode proporcionar logo pela manhã!!!

Share this:

Produto Artesanal do Ano 2015

O lote reserva de erva-príncipe para infusão foi eleito melhor produto artesanal do ano, nos prémios da  REVISTA WINE - A ESSÊNCIA DO VINHO 2015.

Numa sala cheia com os melhores dos melhores do vinho e da gastronomia nacional, receber este prémio ganhou um sabor muito especial.

Terminou em grande o mês mais incrível de sempre deste percurso de 14 anos a produzir plantas aromáticas, com a conquista de 3 prémios consecutivos.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-erva-principe-lote-reserva/






Share this:

Plantas de Portugal na Praça - Azevinho

 Existem várias plantas espontâneas em Portugal com potencial para serem utilizadas nos nossos jardins, pelas suas características ornamentais, curiosidades, usos e costumes.

O azevinho (Ilex aquifolium), também é conhecido como xardo, zebro, visqueiro ou pica-folha, é um arbusto ou árvore de copa densa e muito ramificada, de folha persistente e pode viver mais de 300 anos. Uma espécie dioica, já que apresenta indivíduos masculinos e femininos.

Mais sobre esta maravilhosa planta no vídeo que se segue!!! Basta clicar no link!!!

http://media.rtp.pt/praca/rubricas/dicas/o-azevinho-e-as-plantas-de-portugal/

Share this: