Fonseca Terra Prima – Vinho do Porto de Uvas Biológicas 75 Cl

O Terra Prima foi o primeiro vinho do Porto a ser produzido utilizando unicamente uvas provenientes de viticultura biológica. Está disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

A Fonseca foi uma das pioneiras da viticultura biológica no vale do Douro. Parte da superfície da sua mais emblemática propriedade, a Quinta do Panascal, no vale do Távora, foi convertida à viticultura biológica em 1992. Hoje, outra propriedade da empresa, a Quinta de Santo António, no Vale do Pinhão, está inteiramente certificada para a produção biológica. A Fonseca também desenvolveu parcerias com outros produtores que atualmente praticam a viticultura biológica no vale do Douro.

Em 2002 a produção de um vinho do Porto feito inteiramente a partir de uvas procedentes de viticultura biológica certificada tornou-se realidade. Isto foi possível graças a um acordo celebrado com um destilador especializado, o qual forneceria aguardente vínica elaborada a partir de uvas de agricultura biológica.

O resultado foi o Terra Prima Reserva, um elegante lote de vinhos reserva, que mostra fruta fresca e vibrante, no qual a viticultura biológica permitiu que os aromas próprios das castas tradicionais do vinho do porto se exprimissem ao máximo.

O Terra Prima Reserva está certificado como sendo elaborado a partir de uvas cultivadas de forma biológica pela SOCERT, o organismo de certificação português que faz parte do sistema europeu de certificação Ecocert.


 Notas de prova
Um vinho do Porto maravilhosamente rico e concentrado, com fantástico sabor e textura. Tem um nariz opulento de frutos negros, que se estendem para a boca, mostrando camadas sabores intensos de fruto silvestre, ameixa e cereja, suportados por taninos firmes, mas bem integrados. Um Porto Reserva com uma deliciosa textura, que é aveludado, macio, suculento e volumoso. O acompanhamento perfeito para um fondant de chocolate e mirtilos ou para um gratificante prato de trufas de chocolate servido depois do jantar.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: