As sementes na história de Portugal

Ainda em relação ao tema da lei das sementes, que tanta agitação pública tem causado nos últimos meses, um pouco por toda a Europa, deixo-vos aqui um excerto da história de Portugal, retirado de um livro que adoro, do Professor José Mendes Ferrão, "A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses". 

Aos interessados, peço leitura atenta e reflexão neste excerto, poderão encontrar um paralelismo com mais de 400 anos!!! Dá que pensar...

"Ao atingir as ilhas Molucas em 1511 os portugueses ficaram muito impressionados com a riqueza em especiarias. Os portugueses foram os primeiros europeus dos tempos modernos a conhecer as plantas produtoras do cravo. Considerada uma das especiarias mais caras entre aquelas do Oriente que chegavam à Europa antes dos Descobrimentos, porque tinham que fazer uma longa viagem de quase uma semi-circunferência do globo, embarcada e desembarcada dezenas de vezes, vendida e revendida, passando dos juncos aos navios árabes, destes às caravanas que atravessavam lentamente as intermináveis planícies da Mesopotâmia e destas às embarcações mediterrânicas."

"Quando os portugueses chegaram às ilhas das especiarias o cravo passou a vir para a Europa principalmente pela via marítima que deram a conhecer aos europeus. inaugurava-se assim a época da conquista, que nos custou muito trabalho e muitas vidas, porque o cravo foi sempre comprado com sangue dos portugueses. Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro."

"Em 1605 os holandeses ocuparam as ilhas Molucas e expulsaram os poucos portugueses que por ali restavam, assegurando o negócio do cravo. Com o objectivo de manter o monopólio do comércio do cravo, concentraram toda a produção numa ilha apenas e mandaram destruir todas as plantações existentes nas demais. Impondo penas severas para todos aqueles que a cultivassem fora do espaço determinado para o efeito. Esta decisão foi mal aceite pelos locais, pois interferia com o costume de plantar um craveiro no nascimento de cada um dos seus filhos e o comportamento de cada árvore consideravam-no relacionado com a vida da criança."

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: