Nas portas do Rodão, emocionado...

Contemplando do alto um dos mais incríveis monumentos naturais do nosso país, as portas do Ródão, outrora um paraíso de biodiversidade, está hoje perversamente coberto pelas monoculturas de pinheiro e eucalipto.

Graças à pluviosidade acima da média e às baixas temperaturas, este ano os únicos incêndios que são noticia são aqueles que ocorrem na banca e nas contas daqueles que optaram pela economia especulativa.

Mas aguardem os pequenos e grandes proprietários de terrenos florestados com estas monoculturas de curto prazo, que garantem rendimento "seguro" no espaço de uma década ou pouco mais: há-de o fogo voltar para vos cobrar os juros da imprudência e falta de visão. E aos vossos filhos, legítimos herdeiros da terra, com quem os credores erosão e ausência de água e nutrientes, serão absolutamente implacáveis, pois a conta a pagar para os tornar de novo rentáveis será muito superior a todos os proveitos por vós alcançados.

Aqui do alto, emocionado com tanta beleza e estupidez, totalmente proporcionais... Decido voltar à luta, quem sabe um dia destes todos entendam que existem verdadeiras alternativas para o território, numa floresta de economia a longo prazo, que a todos possa servir.



Share this:

CONVERSATION

0 comentários: