AMAP Gaia

Hoje o jantar foi feito com legumes, cogumelos, frutas e até pão produzido por pessoas que conheço pessoalmente. Conheço a forma como são produzem os alimentos, mas conheço também as suas expectativas, os seus sonhos, as suas famílias.

São todos pequenos produtores, que produzem localmente, em modo de produção biológico, e vivem totalmente dedicados ao seu trabalho, este é o seu modo de vida.

A maioria destes ingredientes não passou por um gigantesco circuito de logística, frio, transporte, embalamento, máquinas de processamento, não. Vieram directamente de casa do produtor para a minha.

Ao preparar os ingredientes para os cozinhar, consegue sentir-se toda a energia e carinho que estes produtores, ao longo de meses ou anos, dedicaram aos seus produtos.

Ao ingerir alimentos saudáveis como estes, essa energia passa para nós, instantaneamente, é perceptível física e espiritualmente, sentimo-nos muito melhor.

E quando estamos seguros que ao consumir desta forma, reduzimos radicalmente a pegada deixada pela produção industrial de alimentos, um sentimento de poder (mudar o mundo) fazer mais toma conta de nós.

Hoje não jantei ingredientes que um punhado de responsáveis de compras de grandes superfícies decidiram que eu teria que jantar. 

Ingredientes sem rosto, comprados algures no planeta, onde são mais baratos, onde há mais máquinas do que agricultores, onde os alimentos são coisas que se calibram por fora e desequilibrados por dentro.

Hoje jantei com a certeza que o agricultor recebeu o preço justo pelo fruto do seu trabalho. Jantei seguro de que a sua família, tal como a minha, acredita num futuro melhor por saber que cada vez mais existem consumidores conscientes.

Como eu, também vocês podem sentir-se assim. Mas é preciso questionar sobre a verdadeira forma como os nossos alimentos são produzidos, é preciso agir, mudar hábitos de consumo.

É o que estamos a fazer, com a AMAP Gaia. Todos os Sábados, no Cantinho das Aromáticas, uma relação de compromisso entre o consumidor e o seu agricultor. ‪#‎amapgaia‬

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: