Cacto mais espinhudo...

Já conheci muitos cactos na vida, mas nunca um tão "espinhudo" e expressivo como este!!! 

Estivemos à conversa (tem uma voz muito fininha, que lhe sai por uma floração lateral e uns olhos muito esbugalhados, junto a uma cabeleira farta e espetada) e confessou-me que um dos seus principais problemas é... ser mais peludo do que os outros!!! 

A diferença parece incomodar sobretudo os cactos maiores e mais "musculados", que surgem com um aspecto "despinhado", fieis seguidores das tendências actuais no mundo dos cactos... 

Disse-me que considerava os espinhos uma vantagem e que nunca se sentiu inferior aos outros. 

Refere com orgulho que com a ajuda dos muitos espinhos (na realidade folhas transformadas) que lhe cobrem o corpo todo, consegue arrefecer melhor, conseguindo também captar de forma muito eficiente água que durante a noite se condensa nestes espinhos e depois lhe escorre ao longo do corpo, até ao solo, onde depois as suas raízes muito superficiais a recolhem. 

Não entende por isso a razão pela qual é motivo de chacota e acha até que as suas flores são as mais bonitas das redondezas. 

E já agora, não precisa de agradar a ninguém, porque tal como os outros é hermafrodita e consegue garantir a sua própria reprodução!!!

Despedimo-nos (não com um abraço, infelizmente...) como bons amigos. Disse-lhe que era um dos cactos mais bonitos que já conheci. 

Quando ao longe o olhei de novo, exuberava alegria e formosura.



Share this:

CONVERSATION

0 comentários: