Pesticidas nos alimentos

Ontem à noite fui fazer o meu habitual comentário no Jornal 2 da RTP. A redacção aproveitou um texto que publiquei há uns dias atrás sobre sobre a questão dos pesticidas em agricultura, em que dei o exemplo da cultura da batateira, onde podem ser aplicados dezenas de tratamentos com diferentes substâncias activas durante o mesmo ciclo de produção.

É muito importante que os consumidores percebam que a questão do glifosato é apenas o levantar do véu sobre as mais de 3000 substâncias químicas utilizadas em agricultura convencional.

Quem vir esta reportagem, não poderá deixar de reparar como a responsável de um laboratório que faz as análises aos alimentos que se vendem no mercado português teve uma enorme dificuldade em explicar a actual situação do despiste de resíduos de pesticidas no nosso país. 

A sua "não prestação", ao responder evasivamente às perguntas do jornalista da RTP é uma espécie de meia palavra para bom entendedor... 

Basta para se perceber que quando se fizerem análises a sério nos alimentos que circulam diariamente, a maioria dos portugueses terá boas razões para ficarem muito preocupados...

A reportagem pode ser vista neste link.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: