Fugu à Portuguesa

Os detractores da cozinha vegetariana acham-na desprovida de emoções fortes, o que é totalmente injusto e demonstrativo até de uma certa falta de cultura de ingredientes, infelizmente comum, mesmo entre os melhores gastrónomos.
 
A cozinha japonesa é reconhecida mundialmente pelo seu requinte, simplicidade, e pela multitude de extravagantes ingredientes que emprega, proporcionando experiências impróprias para cardíacos.
 
Como é o caso do peixe-balão ou fugu, considerado um dos animais mais venenosos do mundo. As bactérias que habitam o corpo deste tetraodontídeo produzem uma neurotoxina, designada por tetrodotoxina. 
 
A ingestão deste veneno, desprovido de cheiro ou gosto, mesmo numa pequena quantidade, pode causar uma paralisia total do corpo, até este entrar em colapso, provocando todos os anos a morte a dezenas de pessoas que consomem o peixe sem uma correta preparação. 
 
Não há um antídoto.
 
Nos restaurantes que servem esta iguaria radical, os cozinheiros tem que ter formação específica e um certificado especial. 
 
Removem com precisão cirúrgica ovas, fígado e intestinos do peixe.
 
São considerados a elite da alta cozinha japonesa. 
 
A ancestral tradição gastronómica Portuguesa também tem o seu “fugu”, é vegetariano e vive refugiado nas memórias das comunidades rurais, resistindo estoicamente ao afunilamento de ingredientes que nos trouxe a globalização.
 
A norça-branca (Bryonia dioica), também conhecida por briónia-branca, erva-cobra ou nabo-do-diabo, é uma maravilhosa cucurbitácea que vive em orlas de bosques, pomares abandonados, sebes e lugares húmidos e sombrios. 
 
É uma das plantas mais tóxicas da flora de Portugal. Os frutos, vermelhos e atraentes, bem como as raízes, contém brionina e brionicina, podendo provocar a morte a quem ingerir estas partes da planta.
 
No entanto, há séculos que pastores, agricultores e uma mão cheia de sábios cozinheiros colhem cuidadosamente durante a Primavera os seus rebentos tenros com as primeiras folhas, antes da floração, para secretamente produzirem iguarias que se comem com emoção.
 
Depois de lavados, escaldados e passados por água fria, para ficarem crocantes, podem ser cozidos ou salteados em azeite e alho. 
 
Ou misturados com ovos e cebola picada, produzindo deliciosas tortilhas ou omeletes.
 
É uma espécie de “Fugu à Portuguesa”, com tempura, como há séculos ensinamos os japoneses a fazer! Vegetariana! 
 
Mal posso esperar pela próxima Primavera para ir colher norças!
 
Atenção, não confundir "apanhei uma norça" com a expressão popular: "apanhei uma narsa", vulgo beber para além da conta, ficar alcoolizado. 
 
Apesar de ser possível apanhar uma narsa depois de apanhar uma norça (porque uma coisa pode levar à outra), uma coisa não tem nada a ver com a outra. 
 
Espero ter esclarecido...
 


 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: