CONVERSAS ENTRE UMA MÉDICA E UM AGRICULTOR

Por esta altura do ano, o absentismo pré-escolar tem atingido recordes, quer pelo número de alunos envolvidos, quer pela reincidência de infeções respiratórias, como gripes e constipações.

Assim que o problema parece estar resolvido, o regresso à escola faz reaparecer os sintomas, o que se torna muito penoso para todos.

Temos tido o mesmo problema em casa, com o nosso filho Francisco, de 4,5 anos. Febres, tosse, corrimento nasal, apatia e falta de apetite são sintomas comuns.

Hoje tive uma maravilhosa conversa com a médica de família, uma profissional sábia e sensata, com fabulosos conselhos para os pais, fruto de uma vida ao serviço do outro.

Partilho o seu conteúdo, na esperança de poder contribuir para ajudar a melhorar comportamentos e fazer ruir mitos.

Parece que o fenómeno tem uma relação direta com os sucessivos confinamentos dos dois anos anteriores. Longe uns dos outros, assistimos ao enfraquecimento generalizado do sistema imunitário, de crianças e adultos.

Médicos e farmacêuticos recomendam os habituais medicamentos, com efeitos analgésicos, antifebris e anti-inflamatórios. E tantas vezes a coisa fica por aqui…

É fundamental que todos saibamos distinguir entre constipações e gripes, respetivos sintomas, e acima de tudo, como podemos prevenir situações de infeção.

Na cultura portuguesa, considero graves os mitos e crenças populares que ainda vivem enraizados, tantas vezes confundidos com proteção e cuidado.

O frio não provoca infeções! É a exposição aos vírus!

Alguns dos vírus responsáveis por estas infeções proliferam melhor com ar frio e seco (com baixa humidade), ao mesmo tempo estas condições favorecem o ressecamento das vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável aos invasores.

No Inverno, para nos protegermos do frio e da chuva, procuramos lugares fechados, habitualmente pouco arejados, onde estamos mais próximos uns dos outros, facilitando, a transmissão de vírus, caso alguém esteja infetado.

Este será o principal motivo do maior número de infeções nesta altura do ano, agravado no presente, pelos anos de confinamento.

Nas pessoas com o sistema imunitário mais frágil, uma súbita mudança de temperatura, especialmente do calor para o frio, pode despertar uma crise de rinite alérgica, com sintomas como nariz entupido e espirros.

A semelhança de sintomas com a constipação pode ajudar a explicar a sua associação errada à exposição ao frio – seja por andar mal agasalhado, tomar bebidas frias ou percorrer o chão de casa descalço.

Ainda assim, é de bom senso precavermo-nos relativamente a situações de exposição prolongada ao frio ou de diferenças súbitas de temperatura.

Apesar de não causar diretamente gripes e constipações, a exposição ao frio pode contribuir indiretamente para fornecer aos vírus as condições ideais para a sua disseminação.

Mantenha-se hidratada/o, ajuda a manter as mucosas húmidas, com menor risco de lesões e irritações mais graves. A ingestão de infusões é uma forma muito segura de o fazer, para todas as faixas etárias.

Inale soro fisiológico ou água do mar (ambos disponíveis nas farmácias) são técnicas fabulosas para ajudar a manter as vias nasais limpas e desobstruídas. Crie o hábito de o fazer regularmente nas crianças por estas alturas, os resultados são fabulosos!

Apanhe sol o mais possível (sem ele não há vitamina D). Evite locais demasiado fechados, demasiado quentes e secos! Andar na rua devidamente agasalhado, assim que a situação evolua de forma favorável, É FUNDAMENTAL!

EM CASO DE CONSTIPAÇÃO E GRIPE:
 
  • Ingerir alimentos leves, nutritivos, líquidos (quentes);
  • Sopas, caldos, infusões (camomila, erva-cidreira, alfazema, equinácea, tomilho bela-luz, funcho, manjericão, perpétua-roxa) são algumas das melhores alternativas para aliviar a inflamação e os sintomas que acompanham constipações e gripes. Ao mesmo tempo que ajudam a fornecer os nutrientes que o corpo necessita para se restabelecer.

DE UMA VEZ POR TODAS:
 
  • Sair à rua com o cabelo molhado no Inverno não provoca gripes ou constipações; 
  • Sair à rua quando está muito frio (devidamente agasalhado) não provoca gripes ou constipações; 
  • Tomar bebidas frias no Inverno não provoca gripes ou constipações; 
  • Andar descalço em casa no Inverno não provoca gripes ou constipações; 
  • Não se tratam constipações e gripes com antibióticos!
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: