O que são plantas aromáticas, medicinais condimentares (PAM)?

O que são plantas aromáticas, medicinais condimentares (PAM)?
 
Quando a maior parte das plantas alimentares que conhecemos se aburguesou, na fartura de boas condições que encontraram nas hortas e jardins (onde os fatores bióticos e abióticos são por nós controlados com razoável rigor), as plantas aromáticas começaram a ganhar destaque pelo facto de serem o último bastião de vigor genético primitivo, pouco ou nada conspurcadas por melhoramentos objetivos ou interesseiros, representando a expressão máxima do clima mediterrânico.
 
Costumo dizer que de tudo o que sabemos sobre plantas, com aromáticas funciona ao contrário. Que gostaria de substituir o meu sistema imunitário pelo sistema de defesa pessoal de tantas destas plantas, tão maravilhosamente sofisticado. 

É que ao produzirem óleos essenciais, estas plantas criaram um sistema químico de defesa pessoal, mas que acima de tudo, lhes permite fazer uma gestão ótima da água, muitas vezes um recurso escasso no meio onde evoluíram.

A Península Ibérica foi menos afetada pelas glaciações em comparação com o resto da Europa. Esta casualidade ambiental permitiu que nesta zona do globo se mantivesse uma maior riqueza, no que à flora diz respeito. 

Muitas das plantas que por aqui evoluíram possuem óleos aromáticos que revestem as folhas e caules (casos dos tomilhos, alfazemas, alecrim, orégãos). 

No seu habitat natural, encontrámo-las vegetando em condições extremas de secura, de temperaturas elevadas e em solos extremamente pobres. Por isso tiveram que desenvolver um admirável conjunto de estratégias, que lhes permitem sobreviverem reduzindo as perdas de água:

As folhas duras de muitas delas possuem uma grossa cutícula que forma um isolante. A cutícula é constituída por várias camadas de células constituídas por lenhina. Nalgumas plantas as folhas transformaram-se, dobrando as suas partes laterais (ex: alecrim, tomilhos), limitando assim a sua superfície de exposição para reduzirem a evapotranspiração;
  • Os estomas agrupam-se em concavidades e protegem-se com pêlos ou escamas. Estas estruturas permitem fixar uma fina camada de ar e saturá-lo com humidade, impedindo assim a difusão do vapor de água;
  • Quando o solo está seco, estas plantas mantêm os seus estomas fechados durante todo o dia, conservando assim a água;
  • As folhas de cor acinzentada ou esbranquiçada de algumas espécies refletem melhor a luz solar, evitando o aquecimento da folha (ex: alfazemas);
  • As secreções de ceras ou óleos essenciais têm uma função anti-dessecante. A evaporação destas substâncias durante o Verão limita as perdas hídricas por transpiração pelo facto de constituírem uma resistência adicional ao natural movimento do vapor de água.
Quase todas estas plantas apresentam características múltiplas em função da sua utilização. Possuem valor ornamental (pela diversidade de cores, formas, texturas, portes, cheiros, floração prolongada), podem ser utilizadas como condimentares ou na preparação de infusões aplicadas a terapias diversas.
 
Um jardim de PAM quer seja grande ou pequeno, na cidade ou no campo, é um espaço onde podemos pôr todos os sentidos à prova, dada a complexidade de sensações que nos transmite. 

Pode transformar um lugar inóspito numa zona verde maravilhosa, reunindo vida silvestre e produção de alimento, assim como despertar interesse pela sua utilização agrícola.
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: