Germinados, rebentos

Chamam-se “germinados” aos rebentos ou brotos (plântulas, micro-vegetais) obtidos através da germinação de sementes, pertencentes a várias famílias de plantas. Normalmente, essa germinação é feita em casa e os rebentos obtidos são utilizados diariamente na alimentação. A germinação é um processo extraordinário que liberta as energias latentes na semente dando origem a uma planta. Através deste processo, o amido é transformado em açúcares mais simples pelas enzimas e as proteínas são decompostas em aminoácidos.


Há absorção de grandes quantidades de água, sintetizam-se vitaminas e enzimas e há uma mobilização de minerais. Tal como a cozedura das sementes, a germinação é uma espécie de pré-digestão. Mas, ao contrário do que acontece com a cozedura, através da germinação não há perda de nutrientes, antes pelo contrário.

As sementes germinadas são um super – alimento para a nossa saúde. O seu incomparável valor biológico recomenda a sua utilização por todas as famílias. Graças ao seu grande valor energético e tónico, as sementes germinadas devem ser consumidas de preferência ao almoço, ao natural, em saladas, na sopa, acompanhando legumes, em sanduíches, etc.

Quais as sementes que podemos utilizar?
Se possível, sementes provenientes de agricultura biológica, já que as convencionais normalmente são tratadas com fungicidas.
Os cereais integrais: trigo, centeio, aveia, cevada…
As leguminosas: soja, lentilha, grão-de-bico, tremoço, luzerna (alfafa), ervilha…
As crucíferas: agrião, mostarda, rabanetes, couves…
Outras: girassol, alho, cebola...

Preparação: O método de germinar é:
  • Fácil: pode ser feito em qualquer cozinha;
  • Económico: basta água e calor ambiente para se obterem os resultados pretendidos;
  • Rápido: alguns minutos por dia para cuidar das sementes são suficientes.
O grão germinado é o momento inicial, quando apenas uma pequena haste aparece. Brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal! São facilmente digeridos e assimilados.
Broto (plântula, micro-vegetal) é o estádio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 e 10cm de altura e apresentam folhas definidas.

Como se faz a germinação?
Para obter rebentos nas melhores condições e mantendo toda a sua grande riqueza nutricional aconselha-se a utilização de um dispositivo especial de germinação, disponível aqui:

Manutenção do Germinador:
Lavar os recipientes em água sem detergente, escovando o fundo inferior de cada um dos elementos. Verificar se os furos de escoamento não estão entupidos. Secar bem antes de guardar, no caso de deixar temporariamente de utilizar.

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: