Plantas aromáticas e medicinais invulgares


Existem múltiplas formas de tirar partido de uma mesma planta. Um mundo incrível de milhares de plantas de diferentes latitudes, tem servido de ingredientes, desde há milhares de anos, em todas as civilizações, para as mais distintas utilizações: medicinal, cosmética, religiosa, culinária, etnobotânica, jardinagem, etc.

A maior parte das pessoas está habituada a utilizar as plantas aromáticas mais comuns, sobretudo enquanto condimentares ou então em infusões simples. Existem no entanto muitas outras, geralmente desconhecidas do grande público, que não passarão despercebidas depois de as conhecermos melhor. Eis algumas dessas plantas:

Acorus (Acorus gramineus ‘Liquorice’) – Oriunda da China, esta planta é usada quer em medicina tradicional (gastrite, falta de apetite, depresão), quer em cozinha, se queremos introduzir uma nota de prova marcante. Com um forte e agradável aroma anisado. Disponível aqui.

Alfazema folha recortada (Lavandula multifida). Endemismo ibérico, é a mais pequena de todas as alfazemas de Portugal. Curiosamente o seu aroma é mais próximo dos orégãos do que da maior parte das outras alfazemas!!! Maravilhosa floração permanente, necessita de muito pouca água para sobreviver, o que torna esta planta que na natureza vive em areia, uma excelente opção para jardins de baixa manutenção e telhados verdes.

Cardamomo (Elettaria cardamomum) – Oriunda da Índia, utiliza-se a semente seca. O sabor é floral, semelhante ao limão, com uma nota de cânfora e eucalipto. Usa-se como especiaria nos mais diversos pratos, para aromatizar chás, café, doces, etc. Disponível aqui.

Erva camaleão (Houttuynia cordata ‘Chameleon’) - Oriunda do Japão, geralmente é picada e cozida ao vapor com pratos de peixe e frango. As folhas podem ser cortadas em tiras finas em sopa. Pode ser comida crua em salada. Disponível aqui.

Hortelã vietnamita (Polygonum odoratum; Persicaria odorata) – Oriunda da Ásia, muito popular em vários países, quer como planta para condimentar, quer como planta medicinal (diz-se que os monges budistas a utilizam para promover o celibato!!!). Tem um forte e agradável aroma a coentros!!! Disponível aqui.

Ruibarbo (Rheum raponticum) – Oriunda da Ásia, só os seus caules são comestíveis e fazem uma maravilhosa compota ou podem ser cozinhados a acompanhar outras pratos. Muita bonita quando plantada em jardins húmidos ou próximo de lagos.

Stévia (Stevia rebaudiana) – Oriunda da América do Sul, uma das plantas com maior potencial de mercado no século XXI, por ser apontada como o substituto do açúcar refinado industrial. O seu extracto em pó é um poderoso e saudável adoçante. Disponível aqui.

Tomilho laranja (Thymus fragantissimus) – Oriundo do Mediterrâneo, esta maravilhosa planta tem o comportamento típico dos tomilhos, mas exala uma nota de prova algo cítrica e invulgar, o que o torna apetecível na cozinha, mas também em infusão, para prevenir tosse e constipações. Disponível aqui.


Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: