És de todos e de todas


Esta é uma daquelas plantas que todos os amantes de jardinagem já tiveram, têm ou irão ter em breve. É impossível não gostar dela e da sua fragrância que nos persegue até ao mais ínfimo recanto do imaginário colectivo. Faz lembrar a gaveta de roupa da avó ou a sensação de conforto do colo da mãe. Adoro propô-la como planta de companhia. Quando em flor torna-se irresistível.

O óleo essencial é presença obrigatória lá em casa, pois ajuda muito a relaxar ou a desinfectar o ambiente quando alguém está doente. Se um dia tiverem visitas chatas, experimentem espalhá-lo pela casa, ao mesmo tempo que mostram o vídeo do baptizado do menino ou das férias do ano anterior. É garantido que ficam com sono e que se vão embora depressa!!!

Também é conhecida como lavanda, embora ache que se deva referir a esta planta por alfazema, em português de Portugal. Não poderei jamais esquecer as visitas aos campos de produção na Provença, em 2004, fiquei com a segurança de que viver da agricultura, mesmo num país de solos pobres como o nosso, faz muito sentido.

Da minha experiência pessoal posso afirmar que esta planta funciona muitas vezes como que um despertador dos ideais românticos daqueles que anseiam por regressar às origens e à terra. São tantos os que conheço e que sonham um dia com uma encosta florida de alfazemas!!!

Esta planta também me traz muita satisfação a nível pessoal uma vez que contribuí para a plantação de um dos maiores campo de alfazema BIO do país, no Alentejo!!! A título informativo, a procura das flores secas tem aumentado muito no nosso país, graças ao revivalismo dos saquinhos dos tempos da avó e de outros produtos tipicamente portugueses semelhantes.

Rosmaninho
Existem inúmeras espécies e variedades de alfazemas, das quais algumas são espontâneas no nosso país, tais como os rosmaninhos (L. stoechas subs. stoechas; L. stoechas subs. pedunculata; L. stoechas subs. luisieri) alfazema de folha recortada (L. multifida) e rosmaninho verde (L. viridis). Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/alfazema-bio-embalagem-40g/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: