O generoso

Funcho (Foeniculum vulgare)

Assim que alguém nasce, se tiver sorte bebe do leite da mãe, e de seguida é a mesma que vai à farmácia comprar um fitoterápico para combater as cólicas do rebento. A erva fundamental dos que vem ao mundo é o funcho, também conhecido por fiolho.

Nas aldeias é frequente usarem-se as sementes para fazer uma infusão de forma a reduzir cólicas e a flatulência às crianças. Nos adultos o resultado é idêntico, havendo quem a use também para combater a azia, coisa vulgar nos dias que correm... 

A minha relação com o funcho não é fácil. Se gostar muito do sítio onde está, fica para sempre e pode tornar-se complicada de gerir...

No entanto se por um lado possui por vezes a desvantagem de ser resiliente, por outro apresenta a enorme vantagem de ser uma espécie de “fast food”' do mundo dos insectos, (um lugar de generosas flores onde legiões de auxiliares podem confortavelmente poisar para restabelecerem forças, no combate diário aos outros que não queremos que causem estragos).

É uma espécie de todo o terreno do mundo das plantas!!! No Verão se estivermos atentos ao longo das estradas, esta planta ruderal faz-nos companhia de Valença ao Algarve.

Faz-me viajar no tempo até à mercearia do dona Miquinhas e dos rebuçados que ali comprava, aqueles do tempo da avó.

O funcho-púrpura (F. vulgare 'Purpureum') é uma variedade que gosto muito, pelo contraste entre as suas folhas escuras e as enormes umbelas de flores amarelas. Existe uma outra variedade, o funcho doce (F. vulgare var. Dulce), em que se utilizam as folhas escamosas da base, tantas vezes confundidas com um bolbo. Para adquirir, clique aqui.
 
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/funcho-bio-embalagem-50g/

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: