O irascível


Um selvagem irascível, difícil de domar, manhoso, que às vezes se faz passar por princesa manjerona (Origanum majorana), incólume e seguro da sua fama, que o precede e o sustenta. Talvez por tudo isto, seja tão fascinante, como uma planta de simples modos pode dominar o mundo, e nós, fascinados, vergamos à sua vontade!

De todas as plantas que cultivo (e são muitas), é mesmo a única que muda radicalmente de comportamento, em relação às suas parentes espontâneas. Quando colhidos onde escolheram germinar e crescer, já com hastes floridas, são fortemente aromáticos. Já cultivados, tornam-se gordos e aburguesados com folhas largas, mas com menos apetência para cheirar, para nos fazerem felizes. Ora isso não se lhe perdoa facilmente...

O certo é que ele volta, quando menos esperamos e lá se imiscui numa salada, é embrulhado numa massa ou atinge o topo de uma pizza. Fazemos as pazes e esperamos que não volte a acontecer. Cientes agora que algures uma princesa encantadora o poderá substituir, sem nos fazer sofrer nunca mais. Ainda assim, gosto de ti orégão! Gosto do que fazes pelas minhas azeitonas, pelos azeites que só tu sabes enaltecer, gosto de me cruzar contigo quando estás em flor e me fazes esquecer que não existo sem ti.

Existem diversas espécies à venda nos viveiros, aparentemente semelhantes, mas de carácter essencialmente ornamental, variando quer no porte, quer na cor das flores e sobretudo nos aromas que apresentam (O. virens; O. onites; O. dictamnus). Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/oregaos-bio-embalagem-20g/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: