Também erramos...
No Cantinho das Aromáticas também erramos, como a maioria dos seres humanos... e assumimos os nossos erros.
Carlos Teodoro deixou na página de facebook do Cantinho das Aromáticas o seguinte comentário (26/05/16):
"SEM DESCULPA. hoje desloquei.me com minha familia desde Viana do
Castelo para visitar o Cantinho. Cerca de 90 km depois bati com o nariz
na porta. Considero imperdoável este decuido do Cantinho. Sei que era
feriado por isso tive o cuidado de visitar previamente este fb. e como
se comprova está um post bem claro de Quinta 27 "aberto à comunidade".
"Como designer considero muito grave este tipo de despreocupação, desprezo até na gestão da rede social, que embora seja comum nos empresários portugueses (que delegam esta competência ao "sobrinho" que até sabe mexer nisso) já era tempo de deixarem para especialistas....enfim um pequeno desabafo de quem, de facto ficou muito irritado....mais um "selo" pro cantinho mas este certamente não vão querer publicitar."
A nossa resposta (27/05/16):
Caro Carlos Teodoro,
obrigado pelo seu comentário. Responde-lhe Luís Alves, sócio-gerente da
empresa. O Cantinho das Aromáticas é uma pequena empresa agrícola, com
uma pequena equipa de trabalho, que se divide entre as tarefas agrícolas
e de viveiro, administrativas e de produto acabado.
Somos nesta altura
do ano, 9 pessoas para fazer frente ao enorme desafio diário de semear,
plantar, cuidar, colher, comercializar, receber quem nos visita, gerir a
loja online e muito mais. Apesar de tudo, tentamos fazê-lo sempre com o
maior cuidado, empenho e dedicação.
Ainda nos sobra algum tempo
para comunicarmos com os nossos seguidores (já são mais de 54000), o que
nos dá imenso prazer. Não temos nas nossas famílias nenhum "sobrinho"
que perceba de redes sociais, infelizmente, porque em agricultura muitas
vezes utilizamos a família para nos ajudar!!!
Nem sequer temos
orçamento para poder entregar esta responsabilidade a uma empresa de
comunicação, como fazem tantas empresas. Fazemo-lo nós. Cabe-me
sobretudo a mim, esta tarefa.
Ainda assim, se consultar as avaliações da
página, vai perceber que a esmagadora maioria (são mais de 580
criticas) é excelente, o que nos permite perceber que conseguimos ser
muito razoáveis nesta tarefa de utilizar as redes sociais, apresentarmos
bons produtos e conseguirmos receber as pessoas da melhor forma
possível.
Infelizmente o facebook não permite atualizar
automaticamente o calendário com os feriados, por isso quando consultou a
nossa página, esta o informou, erradamente, que estaríamos abertos ao
público.
Temos a página de facebook desde 2010 e esta é a primeira vez
que alguém nos diz que não nos conseguiu visitar pela razão que aponta,
porque normalmente quando nos pretendem visitar na ocasião de um feriado
nacional nos telefonam ou enviam um mail ou mensagem a perguntar antes
de nos visitarem, como forma de evitar uma vinda ao engano.
No
entanto, poderíamos manualmente ter corrigido o horário para este
feriado… Poderíamos também ter feito um post explicando que no feriado
estaríamos encerrados… Não o fizemos… E por isso fez uma viagem com a
família para nos visitar e não conseguiu.
O Carlos refere o post de
Quinta 27 aberto à comunidade. Como não o terá aberto para o ler (algo
que muita gente não faz no facebook, mais ou menos entendidos na
matéria, como agora se pode comprovar), não percebeu que apesar da
actividade se chamar Quinta aberta à comunidade, a data apresentada está
correcta, é hoje 27 de Maio e não a de Quinta-feira!!!
Ao longo
dos anos, fomos conquistando muitos “selos”, como refere, pela enorme
qualidade dos nossos produtos, que resulta essencialmente de termos uma
excelente equipa de trabalho, que todos os dias faz um esforço enorme
para conseguir fazer melhor. Da mesma forma, cometemos muitos erros, com
os quais fomos sempre aprendendo e fazendo um esforço por melhorar.
Todos os “selos” são muito importantes para nós e todos, como pode agora
constatar, são sempre assumidos da mesma forma, com a satisfação de
quem consegue fazer muito bem ou a humildade de reconhecer que se errou e
se pode corrigir e fazer melhor.
Com a mesma tristeza que me
invade quando uma planta que tenho o dever de cuidar morre, lhe peço
desculpa por esta falha. Aproveitaremos a oportunidade para tentarmos
ser melhores a comunicar, em próximos feriados locais e nacionais, o
nosso horário de funcionamento, de forma a evitar que esta situação se
volte a repetir.
Aproveito a oportunidade para lhe oferecer a si e
à sua família, uma visita guiada ao Cantinho das Aromáticas, seguida de
uma degustação das nossas infusões, como forma de os compensar pela
nossa falha. Aguardarei da sua parte a data que mais lhe convém, caso
decida aceitar a minha oferta.
Sei que nunca poderá substituir o tempo
que perdeu, mas pelo menos poderá compensar a vontade que tem em
conhecer o nosso projeto e contribuir para um conhecimento mais profundo
do que é ser agricultor nos dias de hoje. Um abraço.
0 comentários:
Enviar um comentário