Quem quer plantar uma etnofarmácia, como o agricultor?!

Quem quer plantar uma etnofarmácia, como o agricultor?!

Há 17 anos atrás, decidi investir todo o meu tempo, trabalho e esforço num invulgar conceito de farmácia, onde comecei a produzir com regularidade algumas centenas de fármacos, cuja utilização é ancestral.

Invulgar porque a humanidade já utiliza estes fármacos há milhares de anos, reunindo conhecimento empírico sobre a sua utilização e propriedades, hoje comprovadas na sua maioria pela moderna ciência contemporânea, que ainda tem um longo caminho a percorrer para reconhecer todas as virtudes dos fármacos que produzo.

Invulgar porque nenhum deles é alvo de qualquer patente, ou seja, são todos património da humanidade, herdeira distraída de um legado etnofarmacológico de valor incalculável.

Como herdeiro atento desse legado, decidi dedicar parte da minha vida a recuperar e disseminar o vasto conhecimento associado a estes fármacos, também conhecidos como os "simples".

A tarefa não é fácil, a maior parte dos meus semelhantes é exposta diariamente a soluções muito mais complexas do que os meus "simples", que por diferentes motivos foram votados ao esquecimento, nas últimas décadas.

Felizmente como eu, existem muitos pelo mundo inteiro que nas suas diferentes áreas de conhecimento, tanto tem acrescentado para a crescente redescoberta destes incríveis fármacos e das suas múltiplas propriedades.

Alguns dos "simples" que produzo são a equinácea, imunoestimulante, o alecrim, que potencia o poder cognitivo, o funcho, milagroso com as cólicas, a hortelã-pimenta, um poderoso hepatoprotector, a erva-cidreira, com o seu poder sedativo, e a lista cresce a cada dia que passa... 

O maravilhoso é que cada um deles também pode ser produzido e utilizado por si. O que faz deles fármacos únicos do género, em pleno século XXI.

A minha etnofarmácia é um lugar bonito e cheiroso. Apesar de só se dedicar aos "simples" fármacos, funciona também como uma gigantesca biblioteca de conhecimento e um lugar cada vez mais propício à vossa participação activa no cultivo e partilha dos conhecimentos ancestrais associados a estes incríveis seres vivos. 
 
Há algo de muito nobre na actividade de um agricultor de fármacos, não acham?!
#luisalvesagricultor #quemquernamorarcomoagricultor

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: