Ulmária - Aspirina dos boticários

Também conhecida como raínha-dos-prados, erva-das-abelhas (Filipendula ulmaria ou Spiraea ulmaria), é uma planta altiva e delicada, herbácea, vivaz, da família das rosáceas. Em Portugal, cresce especialmente no Minho e em Trás-os-Montes, em lameiros e locais húmidos. Pode atingir 1,5 de altura, apresenta um caule robusto, duro e sulcado, folhas grandes, aromáticas, compostas, verde-escuras na página superior e branca na inferior. Em Junho, Julho e Agosto, dá uma flor branco-amarelada de aroma doce e perfumado, algo semelhante à amêndoa. As raízes são fibrosas. Utilizam-se as partes aéreas floridas

Utilizada na terapêutica de suporte a gripes (tosse, febre). Uso interno: dose média diária: 2,5 a 3,5 gr.
Infusão: uma colher de sobremesa por chávena, várias vezes ao dia, depois das refeições. Não deve ser usada quando haja sensibilidade aos salicilatos.

Tanto as folhas como as flores são comestíveis. As flores, que têm um leve aroma a amêndoa, podem adicionar-se a sobremesas várias como fruta cozida, arroz-doce, compotas e até vinho. Na Primavera, as folhas frescas podem juntar-se a sopas e saladas.

Félix Hoffmann, um jovem químico alemão da empresa Friedrich Bayer, criou a Aspirina. O novo medicamento surgiu a partir das queixas de seu pai, que tomava o ácido salicílico para tratar de artrite, mas reclamava sempre do gosto amargo. A salicilina, substância encontrada em plantas como a ulmária e o salgueiro (Salix alba), já havia sido sintetizada em 1874 na Alemanha. Nas suas pesquisas, Félix acrescentou um grupo acetil ao ácido salicílico, criando o ácido acetilsalicílico, em agosto de 1897. Em 1899, Depois de comprovadas as acções analgésicas, antipiréticas, e anti-inflamatórias da substância, a Bayer introduziu a nova droga no mercado.

O nome Aspirina deriva do A (de acetil) + spir (da planta spirea, isto é, Filipendula ulmaria, também conhecida por Spiraea ulmaria, a fonte principal da salicilina) + in (sufixo usado para medicamentos).

Boticário (Aquele que prepara e vende medicamentos na botica. Farmacêutico). Toda a história desta planta neste delicioso vídeo!!!

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: