Jardineiro do Rei

Na última palestra que dei (UTAD) uma querida professora fez-me uma pergunta que até hoje ainda ninguém me tinha feito:

- Achas que a experiência profissional em Serralves foi determinante para teres conseguido criar a estrutura produtiva que hoje tens no Cantinho das Aromáticas?

A minha resposta, apesar de tudo, não tardou:

- Acho que foi fundamental!!! Em Serralves era jardineiro, a minha principal preocupação sempre foi conferir longevidade às plantas, fazê-las durar mais tempo, bonitas e saudáveis. Hoje, enquanto agricultor, quero plantas produtivas e aptas ao corte, pretendo obter quilos.

A conjunção dos objectivos do jardineiro com os objectivos do agricultor, produziram no Cantinho das Aromáticas uma nova forma de explorar as plantas, utilizando métodos de poda que garantem que elas duram muito mais tempo em produção. Algo de novo, mesmo em França, onde há muitos anos existem organizações de produtores fortes e com know how adquirido, muitas destas plantas são tratadas como anuais ou bienais.

Aqui conseguimos cultivar muitas delas a 4-5 anos, num inovador e premiado sistema de produção.


Por tudo isto e porque estamos na Quinta do Paço (outrora propriedade de D. Pedro e Inês de Castro), sinto-me, por vezes, o jardineiro do Rei!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: