Nuno Azeredo e Cantinho das Aromáticas - Parceria que se transformou em amizade

Redução de custos com transportes e mão-de-obra, duas vantagens da agregação de esforços.

Empresa Nuno Azeredo, Unipessoal
Ano de criação 2006
Colaboradores 3
Actividade Produção de plantas aromáticas e medicinais em agricultura biológica
Facturação em 2011 75 mil euros
Site http://www.facebook.com/profile.php?id=100000514459977
 
Empresa Cantinho das Aromáticas
Ano de criação 2002
Colaboradores 6
Actividade Produção de plantas aromáticas e medicinais em agricultura biológica
Facturação em 2011 180 mil euros
Site www.cantinhodasaromaticas.pt
 
Nuno Azeredo e Luís Alves | Dois agricultores que procuram novos mercados em conjunto.


A agricultura biológica é uma paixão partilhada por Nuno Azeredo e Luís Alves. Os dois agricultores trabalham diariamente para mostrar que "Portugal é o país das melhores plantas aromáticas do mundo", como acredita Luís Alves, fundador da Cantinho das Aromáticas.

A parceira entre a empresa de Nuno Azeredo e a Cantinho das Aromáticas começou em 2006, quando Nuno Azeredo conheceu Luís Alves, e percebeu que trabalhar em rede com o objectivo principal de exportar era o caminho a seguir. O trabalho em conjunto acabou por evoluir para além dos negócios. Hoje, afirmam que dos negócios nasceu uma amizade.

Estes empresários e agricultores exportam plantas aromáticas e medicinais juntos, partilhando o transporte, os contactos e os volumes vendidos, diz Nuno Azeredo. "São empresas separadas, com facturações separadas, mas que procuram novos mercados em conjunto e vão a feiras internacionais juntas, para criar volume e apresentar isso aos clientes", explica o agricultor, que criou a sua própria empresa para explorar as terras da quinta de um avô.

Com uma ligação aos vinhos na família, Nuno Azeredo escolheu as aromáticas porque não queria ser mais um a concorrer no sector vinícola. Além de se dedicar à agricultura, este empresário, que também tem formação em mecânica, aposta ainda na invenção de máquinas que facilitam o trabalho diário de outros agricultores. E partilha as suas invenções. Apesar de a produção ser feita em separado, com cada empresa a explorar a sua terra, Luís Alves, da Cantinho das Aromáticas, reconhece que o trabalho em rede neste sector já lhe permitiu aprender com novos produtores.

A redução dos custos com transporte, pessoal e partilha de informação são vantagens que Nuno Azeredo destaca quando pensa nas parcerias no sector agrícola. Mas o facto de não haver só um produtor a procurar novos mercados também potencia o negócio. "Temos um leque mais abrangente de mercados", acrescenta.

Os dois empreendedores defendem as parceiras entre agricultores como algo que pode dar respostas a encomendas de maior volume.


Fonte: Jornal de Negócios - 06/06/12

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Nuno Azeredo disse...

Obrigado, grande Mestre