Livro Plantas Aromáticas e seus Óleos Essenciais

O livro didáctico “Plantas Aromáticas e seus Óleos Essenciais – Composição e Aplicações” pretende dar em língua portuguesa uma informação credível e actualizada sobre esta área científica..

Nos últimos anos, o interesse pelo melhor conhecimento das plantas aromáticas e dos seus óleos essenciais resultou em reais benefício para o bem-estar e saúde, obtidos com o seu emprego. Com efeito, principalmente nos cuidados primários de saúde, os produtos dietéticos e os medicamentos à base de plantas aromáticas e os óleos essenciais, pela aromaterapia, vieram justificar o grande desenvolvimento, que nos últimos anos, tem tido esta área do conhecimento. 

De destacar, a nível universitário, o elevado número de Cursos que incluem o estudo de plantas aromáticas, os seus óleos essenciais e outros produtos aromáticos obtidos delas, para além dos diversos Núcleos de Investigação existentes no nosso País que trabalham nesta área. 

Os autores querem ainda fazer uma referência ao contributo positivo que esta obra pode também dar aos profissionais de saúde que necessitem de informações sobre o emprego destes produtos. 

Trata-se de um livro estruturado em duas partes. A primeira compreende cinco capítulos que pretendem informar sobre obtenção, actividade biológica, constituição química, controle de qualidade das plantas e dos seus óleos essenciais e aromaterapia.

A segunda parte inclui as plantas aromáticas usadas na terapêutica e para a extracção de óleos essenciais, de concretos e de absolutos, com indicação de muitas outras com elas relacionadas, que não sendo de emprego imediato pela indústria têm estudos sobre a sua composição e já alguma utilização. Para cada planta indica-se o nome botânico, origem, habitat, sinonímia de Portugal e do Brasil, constituintes da planta e do óleo essencial, respectivas utilizações e bibliografia de apoio.

Disponível aqui.



Share this:

CONVERSATION

0 comentários: