Pedro Hispano, o Papa Português

Ando absolutamente fascinado com a leitura da obra filosófica e médica de Pedro Hispano, o único Papa Português, conhecido por João XXI. Foi professor da faculdade de medicina de Siena de 1245 a 1250. Em 15 de setembro de 1276, logo após a morte de Adriano V, seu amigo e protector, é eleito Papa, assumindo o nome de João XXI.

A sua obra médica de maior difusão foi Thesaurus pauperum (Tesouro dos pobres), escrita provavelmente enquanto era médico de Gregório X, pois é dedicada a este Papa. O título do livro deve-se ao objectivo do autor de propiciar um meio aos pobres de cuidar da própria saúde, sendo, portanto, uma espécie de obra de divulgação.

Transcrevo um dos tratamentos prescrito para esta fascinante condição: excitação da libido.

Para excitar o coito triturem-se bagas de loureiro e prepare-se uma confecção das mesmas com suco de satirião; untem-se com isso os rins e as partes genitais; excita poderosamente ao coito”.

“Fervam-se em azeite eufórbio, bagas de loureiro, eruca e raiz de satirião triturados, para ficar um unguento; untem-se as partes genitais e os rins; excitam admiravelmente o poder de geração
”.

Agora não se ponham com ideias!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: