Verbo eucaliptar

Numa altura em que o país vive uma espécie de febre do regresso à Terra, a nova legislação que o governo apresenta, que permite a arborização até cinco hectares e a rearborização até dez hectares, com qualquer espécie, sem qualquer tipo de autorização vem cair como uma nódoa em pano limpo. Acentuado o incidente pela alteração da regra que obrigava a plantar as mesmas espécies em área ardida, algo que deixa de ser obrigatório... Num país que arde incessantemente todos os Verões, podem imaginar onde isto vai parar na próxima estação quente...

Esta situação devia incomodar mais todos os portugueses, que tal como eu, cresceram a ver o seu país a arder... ao mesmo tempo que, de forma invisível para a maioria, a floresta original foi sendo substituída por esta espécie invasora de crescimento rápido, o eucalipto, que ocupa já, em contínuo, a maior mancha florestal de eucalipto da Europa, superando os 800.000 hectares!!! Ultrapassou o pinheiro bravo e o sobreiro em muito!!!

E onde param as manchas de floresta original?!  E quem protege a biodiversidade?! E a água?! E os solos, da erosão?! E os solos agrícolas, que produzem alimentos, que a pasta de papel não fixa gente no território?! E os animais que da floresta equilibrada dependem?! E todos os bens que produz uma floresta equilibrada, que são de todos, aos quais ninguém faz contas?!

Porque não investir na optimização da florestação já existente?! Na formação dos proprietários, numa boa gestão florestal?! Porquê esta enorme permissividade, um incremento fácil ao aumento da área desta cultura, num acto isolado, sem qualquer visão integrada de gestão do território?! Será que o país lucra realmente com isto?! Ou lucra a indústria do fogo?!

Alguém imagina quanto tempo demora a recuperar um solo depois de 20 anos de plantação intensiva de eucaliptos?!

Desta forma, aos novos agricultores, fica ainda mais dificil o acesso à Terra. Comprar ou arrendar Terra nalgumas regiões do país já é practicamente impossível...

Porque não implementar de uma vez por todas um banco de Terras?! Porque não criar medidas de estímulo para que aqueles proprietários (incluindo o estado) que tem Terra parada, a possam vender ou arrendar?!
 
Temo que com este tipo de medidas se arruíne esta maravilhosa oportunidade de voltarmos a colonizar as zonas rurais do nosso país, não com eucaliptos, mas com pessoas, que à Terra querem voltar.

Share this:

,

CONVERSATION

1 comentários:

Anónimo disse...

É importante que permanentemente a voz da razão se mantenha viva para que o futuro de toda uma civilizãção não venha a depender de lideres que defendem uma sociedade mais parecida com aquilo que hoje vemos como ficção.