Os cavalheiros

Tomilhos - (Thymus sp.)

Os tomilhos são cavalheiros de uma correcção extraordinária. Comportam-se à mesa como cavaleiros heróicos na magnífica epopeia alimentar dos povos do mediterrâneo, nobres representantes do melhor que a nossa flora e gastronomia tem para partilhar com o mundo. E são tantas as espécies e variedades, que proporcionam diferentes notas de prova, que praticamente podemos usar uma em qualquer situação. Entre nós são dos melhores aliados na redução do consumo de sal, tão nefasto ingrediente na saúde geral da população, cujo pecado não é ser mau, mas ser consumido em excesso.

Andam por ai perdidos, dos montes e montanhas até às dunas das praias do nosso país, alguns são mesmo espécies endémicas (Thymus carnosus; Thymus camphoratus), muito raras e ameaçadas, que já tive a alegria de encontrar em alguns paraísos botânicos, que vão resistindo às nossas agressões. O que seria de alguns dos melhores queijos nacionais se não existissem tomilhos para as cabras e ovelhas pastarem nas Serras de Portugal?

Tal como na epopeia dos portugueses pelo mundo, também gostam de se misturar com “indígenas locais”, dando origem aos “mulatos” que tantas vezes surgem nos jardins, tão diferentes dos seus progenitores, quer em aspecto, quer em aroma. Existem dezenas de espécies de tomilhos com interesse condimentar e medicinal.

Tomilho bela-luz (Thymus mastichina) - Espontâneo no nosso país, é um endemismo ibérico e um maravilhoso património genético que ainda não apresentamos convenientemente ao mundo. Por isso também é capital cultural, pois é usado como substituto do sal pelas populações da montanha há gerações. É o meu tomilho favorito. Fica apresentado, espero que em breve o consigam conhecer melhor. Inigualável no mundo dos tomilhos e incomparavelmente superior, é nosso, é português. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/tomilho-bela-luz-bio-embalagem-40g/


Tomilho-vulgar (Thymus vulgaris) - É cultivado no nosso país e é também a espécie mais comercializada. É uma das mais importantes plantas condimentares do planeta. Indispensável em qualquer cozinha. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/tomilho-vulgar-bio-embalagem-20g/


Tomilho limão (Thymus x citriodorus) - É um híbrido que surge essencialmente cultivado nas hortas e jardins. É impossível ficar indiferente ao seu maravilhoso cheiro a limão, que me faz viajar no tempo, até à carta dos gelados da Olá da minha infância, onde o Fizz limão tantas vezes reunia as minhas preferências. O cheiro é igual!!! Já a infusão excede todas as expectativas, chegando mesmo a deslumbrar pela maravilhosa surpresa. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/tomilho-limao-bio-embalagem-40g/

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: