A confiável


Salsa é filetes de pescada com salada russa ao Domingo ao almoço em casa da avó. É as pataniscas e os bolinhos de bacalhau da Ribeira do Porto, é adorno no canto da travessa no fim da farta refeição. Cheira a lugar seguro, onde tudo parece fazer sentido, excepto quando em jeito de pecado imperdoável, a lançam com fartura no meu arroz de marisco.

Para muitos, é a única referência, a que detém o exclusivo de pertencer ao repasto duramente conquistado na labuta diária. Merece todo o carinho e respeito, é uma senhora distinta, de incalculável valor alimentar e medicinal. Qualquer um que se queira envolver com ela, tem que estar bem preparado, que não vai lá com jovens inexperientes. A germinação é difícil e não aceita viver num sítio qualquer. Eu que a conheço bem, sei quanto gosta dos muros frescos e sombrios das aldeias da minha infância.

Para um olhar menos atento, a confusão com o coentro (Coriandrum sativum) é possível, mas basta colher um pouco e cheirar para esclarecer. Salsa faz-se com pouca luz, coentro carrega de sabor ao sol. Se as quiserem juntar pois que o façam no prato, que nós por aqui também gostamos muito!!!

Salsa crispada (Petroselinum crispum var. Crispum)
Apresenta folhas muito bonitas, crispadas, que lhe conferem um carácter muito ornamental (quer no jardim, quer no prato), razão pela qual é cada vez mais procurada. De porte inferior ao da salsa comum, cheira igual. Gosto de cultivar as duas! Sempre achei que a salsa comum veste calças e esta veste um maravilhoso vestido tipo sevilhanas... ambas de enorme bom gosto, claro. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/salsa-bio-embalagem-20g/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: