A viciante

Erva príncipe (Cymbopogon citratus)

Esta planta é cheia de surpresas. Quem diria que, ao olhar para o seu aspecto de mais uma gramínea qualquer, esta planta exalaria um forte cheiro a limão e que seria uma das plantas aromáticas mais importantes do planeta?! Embora de hábitos tropicais vive bem entre nós, se cultivada com prudência. Chego a achar a sua infusão viciante e raro é aquele que a prova e não quer mais!!!

Os primeiros exemplares que recebi há muitos anos de um amigo foram cuidadosamente cultivados em estufa, com o objectivo de crescer e prosperar. Algumas semanas depois, agradecidos pelo bom trato de que foram alvo, cresceram tanto que deixaram o velho caseiro confuso na hora de controlar as infestantes!!! 

Na dúvida fez aquilo que tantos fazem perante uma planta que não soa familiar: cavou e removeu!!! O desastre!!! A incúria!!! Valeu encontrar alguns exemplares, pouco tempo depois, jazendo na pilha de compostagem, já quase sem vida... Desses se fizeram muitos outros, tantos quantos se podem encontrar em muitos dos jardins portugueses que a têm!!!

É um 2 em 1 já que os seus caules são comestíveis, sendo um dos ingredientes mais importantes da cozinha asiática. Também é conhecida como chá de príncipe, erva-limeira ou capim-limão. Nenhum jardim deveria viver sem ela, já que funciona como um excelente repelente de pragas. Adoro usar os caules limpos desta planta para mexer demoradamente bebidas de elevado teor alcoólico. Para adquirir, clique nos ícones abaixo.

Erva-príncipe Bio, embalagem 40g infusão

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/erva-principe-bio-embalagem-40g/

Infusão Erva-Príncipe Bio, Lote Reserva


http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-erva-principe-lote-reserva/

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: