A vespa asiática voltou...

No ano passado tivemos que enviar as 4 colmeias do Cantinho das Aromáticas temporariamente para casa de amigos agricultores em Cabeceiras de Basto, por causa da Vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax).

Este invasor prolifera livremente no nosso país, dizimando colónias inteiras de abelhas, provocando danos económicos sérios aos apicultores e espalhando o pânico entre a população.

As nossas colmeias sobreviveram por pouco às campanhas assassinas destes insecto vorazes, que as apanhavam em pleno voo à saída da colmeia, para logo as decapitar e devorar.

Procuramos com a ajuda da equipa do Cantinho e de tantos voluntários da nossa freguesia pelos ninhos destas vespas, nos baldios, lugares abandonados, árvores altas, sempre informando a população que são distintas das nossas espécies de vespas e de como se devem identificar. Não conseguimos encontrar nem um ninho.

Esta semana, para nosso grande espanto, uma raínha desta vespa começou a fazer o seu ninho primário mesmo por cima das nossas cabeças!!! O desplante!!! Aqui fica o registo para vos ajudar na identificação do insecto e evitar situações de pânico ou de destruição desnecessária de indivíduos de espécies com as quais possam ser confundidas.

Caso detectem a presença de vespas asiáticas, o procedimento a ter é telefonar de imediato para os bombeiros ou para a protecção civil da vossa região, ou ainda comunicar no site do ICNF SOS Vespa

A ajuda de todos será muito importante para ajudar a controlar este invasor.









Share this:

CONVERSATION

0 comentários: