Funcho

Assim que alguém nasce, se tiver sorte bebe do leite da mãe, e de seguida é a mesma que vai à farmácia comprar um fitoterápico para combater as cólicas do rebento. A erva fundamental dos que vem ao mundo é o funcho, também conhecido por fiolho (Foeniculum vulgare).

Nas aldeias é frequente usarem-se as sementes para fazer uma infusão de forma a reduzir cólicas e a flatulência às crianças. Nos adultos o resultado é idêntico, havendo quem a use também para combater a azia, coisa vulgar nos dias que correm... 

Se gostar muito do sítio onde está, fica para sempre e pode tornar-se complicada de gerir...

No entanto se por um lado possui por vezes a desvantagem de ser resiliente, por outro apresenta a enorme vantagem de ser uma espécie de “fast food”' do mundo dos insectos, (um lugar de generosas flores onde legiões de auxiliares podem confortavelmente poisar para restabelecerem forças, no combate diário aos outros que não queremos que causem estragos).

É uma espécie de todo o terreno do mundo das plantas!!! No Verão se estivermos atentos ao longo das estradas, esta planta ruderal faz-nos companhia de Valença ao Algarve. Disponível na loja online do Cantinho das Aromáticas.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/plantas-em-vaso-bio/funcho-foeniculum-vulgare-2/

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: