Carapau da Afurada

O Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou na escola da Afurada de Baixo um incrível projecto alimentar e social, no qual sinto muito orgulho em ter participado.

Como forma de evitar a rápida gentrificação da pequena comunidade piscatória da Afurada, a Câmara estabeleceu uma parceria entre diversas entidades, com destaque para a RAMIREZ - alimentação saudável e o Cantinho das Aromáticas. 

Parte da sardinha, carapau e cavala pescados pelos barcos na Afurada são depois transformados em conservas, servindo estas posteriormente as cantinas escolares do concelho.

Com este projecto, criam-se condições para manter a actividade económica dos pescadores, apostando também na formação de hábitos de consumo de alimentos saudáveis junto das crianças.

Hoje o chefe Hélio Loureiro preparou um excelente prato de carapau em conserva, com a preciosa ajuda do nosso cebolinho, funcho e manjericão, que fizeram as delícias de mais de 10.000 crianças da comunidade escolar de Vila Nova de Gaia, em simultâneo!!!

Pensar local, agir local. O papel fundamental que as autarquias podem desempenhar na rápida mudança de paradigma, no qual através de simples acções se podem obter resultados extraordinários.






Share this:

CONVERSATION

0 comentários: