Os corais estão a morrer...

Durante alguns anos da minha vida fiz mergulho com garrafa de oxigénio. Sinto-me fascinado pelos oceanos e pelas inúmeras formas de vida que ali abundam, tantas das quais ainda desconhecemos por completo.

Um dos meus grandes sonhos era poder mergulhar na grande barreira de coral, na Austrália. Os corais são animais que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, podendo constituir colónias incríveis e formar recifes de grandes dimensões, que albergam ecossistemas de uma enorme biodiversidade.

Já não irei a tempo de os conhecer... poderão estar irremediavelmente perdidos... de acordo com os estudos conduzidos por alguns investigadores, os corais tem a extraordinária capacidade de libertar determinados compostos na atmosfera, com o objectivo de produzir nuvens, arrefecendo desta forma a água onde vivem. 

É uma característica verdadeiramente impressionante!!! Este serviço do ecossistema é apenas um de milhões que o planeta vivo tem a capacidade de produzir, mas que as actividades humanas estão a destruir a um ritmo tal, que a nossa própria existência está em causa, a muito curto prazo...

Com serviços tão sofisticados, a custo ZERO, a tecnologia actual mais parece a alegoria das cavernas... Ver notícia do Público.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: