Gin Ventozelo

Há alguns meses atrás, recebi o convite do Administrador-geral da Gran Cruz, o Engenheiro Jorge Dias, para uma visita à Quinta de Ventozelo, no Douro.

O objectivo era encontrar e identificar os aromas a Douro, que por ali abundam, nas mais diversas espécies de plantas espontâneas e cultivadas. 

O desafio, engarrafar estes aromas num novo premium dry gin da Gran Cruz. A partir desse dia e de forma regular, foram testadas diversas experiências, dezenas de provas com especialistas, várias espécies de plantas aromáticas, até que recebemos a fantástica notícia que a tisana Conspiração D'ouro do Cantinho das Aromáticas foi a escolhida para servir de base ao novo gin.

A prova definitiva do produto final foi feita num maravilhoso almoço no Terrace Lounge 360º do Espaço Porto Cruz, que jamais esquecerei!!!

Levadas as plantas à destilaria, seguiu-se a apresentação ao público no dia 23 de Setembro, no 130 º aniversário da Gran Cruz.

No contra-rótulo da garrafa podemos ler: "A diversidade florística e a riqueza aromática do bosque mediterrânico de Ventozelo, foram a inspiração deste GIN".

"Seleccionámos espécies botânicas do bosque e do pomar, às quais juntámos o blend Conspiração D'ouro, do Cantinho das Aromáticas, e fizemos a infusão com álcool vínico da destilação de vinhos de Ventozelo. Espécies botânicas: Zimbro, Limão, Coentros, Tomilho-limão, Tomilho Bela-luz, Alfazema, Perpétua-roxa e Hortelã".

O resultado é espectacular!!! Sem dúvida, o Douro dentro de uma garrafa de gin!!! Uma verdadeira conspiração, só para nos dar prazer!!!




Share this:

CONVERSATION

0 comentários: