Caça aos répteis

Uma víbora mordeu um jovem de 11 anos e rapidamente se instalou o pânico nas redes sociais. A situação clínica da criança está estável e a evoluir favoravelmente.

Alimentado pelo combustível da má comunicação social, o pânico desenfreado rapidamente deu origem a uma caça às bruxas, com as vítimas do costume, como elo mais fraco.

A probabilidade de sermos mordidos por uma de duas espécies potencialmente perigosas para o homem que existem na fauna portuguesa é incrivelmente baixa.

Tal como é pouco provável que haja vítimas mortais destes animais. Curiosamente, o animal que mais mata em Portugal é o melhor amigo do homem!

Todos os anos milhares de répteis são abatidos no nosso país, o que se traduz numa perda inestimável de amigos do agricultor. 

Algumas espécies de cobras alimentam-se de insectos e pequenos mamíferos. Na sua ausência, as populações de pragas aumentam, causando muitos estragos na agricultura. 

O agricultor tenta depois superar a falta destes predadores, que geram o equilíbrio, com a utilização de pesticidas... 

Que todos nós acabamos por ingerir... Os répteis que vivem junto das culturas e até das cidades representam um serviço gratuito do ecossistema, assim saibamos respeitar a sua presença e educar para a sua enorme importância.

Há vários anos que me insurjo contra estes medos, cultivados no imaginário da população.

Partilho um pequeno vídeo em que, com a ajuda da minha filha Beatriz, na altura com 12 anos, tento demonstrar a importância destes fascinantes seres vivos, para os sabermos respeitar e possamos conviver com eles sem medo.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: