Valorize o trabalho do agricultor

Questionada há dias sobre as eventuais corridas aos supermercados, a Senhora directora-geral da Saúde foi clara: “Não devemos chegar a este ponto. Que cada um de nós recorra à horta de um amigo. Não açambarquem“.

As redes sociais encheram-se de imediato de montanhas de indignados, consternados por não terem uma horta ou sequer um amigo que tenha uma horta. De facto não podemos todos ter uma horta, mas também não devemos esquecer aqueles que produzem os nossos alimentos, na maioria dos casos, perfeitos anónimos que vivem entre nós.

A agricultura de um país é uma questão de segurança nacional. Por vezes, só em momentos de crise é que a maioria das pessoas se apercebe deste facto. O agricultor não é apenas um mero produtor de alimentos, mas acima de tudo é um gestor de um complexo sistema agroecológico, que providencia um enorme número de produtos e serviços de utilidade pública (água, solo, paisagem, energia, biodiversidade).

É ainda um técnico de saúde humana, quando produz alimentos funcionais, cheios de taninos, antioxidantes, flavonóides e outros, compostos que funcionam tantas vezes como preventivos em diversas doenças graves.

Em Canidelo, Vila Nova de Gaia há uma família de agricultores, como tantas centenas de outras, espalhadas pelo país, onde pode fazer as suas compras, no local de produção. Independentemente dos cenários dos próximos dias, cá estaremos a semear, plantar, regar cuidar, colher no Cantinho das Aromáticas.

Continuaremos a cumprir o nosso papel, o de produzir bens essenciais, para TODOS. Valorize o trabalho do agricultor, valorize a agricultura de proximidade.
 



 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: