O mais completo guia ilustrado de dicas sobre infusões

Publicamos aquele que será talvez o mais completo guia ilustrado de dicas sobre infusões alguma vez partilhado! Cada imagem possui um importante conselho, que deverá ler com atenção.

 Partilhe este post, ajude-nos a criar cultura de consumo de infusões em Portugal! Na caixa de comentários, deixe as suas dicas para nos ajudar a transformar este guia numa enciclopédia!
 
Só é chá quando a infusão se faz com a planta do chá ou chazeiro (Camellia sinensis). Quando a infusão se faz com qualquer outra planta, é infusão dessa planta. Quando se misturam várias plantas, frutos desidratados, especiarias, etc, a infusão do blend designa-se por tisana.

A origem da maioria dos chás é exótica (excepto os que são produzidos nos Açores). São produzidos na Ásia, África e América-do-sul.

Semeie plantas aromáticas, medicinais e condimentares, produza as suas próprias infusões, tisanas e condimentos. A altura ideal para a maioria das espécies ocorre entre Fevereiro e Abril.
 

Plante plantas aromáticas, medicinais e condimentares, produza as suas próprias infusões, tisanas e condimentos. A altura ideal para a maioria das espécies ocorre entre Fevereiro e Outubro (exceto Novembro a Janeiro), dependendo das espécies a plantar.

Sempre que possível, compre chás, infusões e tisanas de agricultura biológica.
 
Para tirar o máximo partido das propriedades da planta em infusão, não utilize água fervente.
Além da perda de oxigénio associada, a elevada temperatura fará com que alguns dos compostos mais importantes se volatilizem, deixando a sua casa a cheirar muito bem mas... não os vai de facto ingerir!
No contra-rótulo de cada uma das nossas infusões encontra a temperatura ideal para cada infusão. A melhor temperatura para a erva-príncipe é de 90 ºC.

Pode fazer infusões com a planta fresca ou com a planta seca. Se utilizar a planta fresca, adicione cerca de 3 vezes mais a dose recomendada para a planta seca (isto porque a planta fresca possui muito mais água na sua composição). As partes frescas colhidas devem estar limpas, sem insectos nem sinais de pragas ou doenças.

Verta a água sobre o recipiente onde repousam as ervas (um bule com filtro incorporado, por exemplo). Aguarde o tempo recomendado para cada infusão, que pode variar entre os 3 minutos (alguns chás) e os 5-10 minutos (infusões com folhas de diversas plantas), podendo mesmo superar os 15-20 minutos, quando utilizamos raízes de plantas! Quando ultrapassa o tempo recomendado, é frequente que a infusão fique com uma cor escura e com um sabor muito adstringente.
 
Quando as infusões são muito adstringentes, como forma de compensar, é frequente a adição de açúcar, o que representa um tremendo erro, quer do ponto de vista nutricional, quer sensorialmente. Um verdadeiro apreciador NUNCA adiciona açúcar às suas infusões.
 
 
Adicionar um pouco de mel a uma infusão morna pode ser uma forma interessante de tirar partido das virtudes de ambos.
 

Mexa a infusão com uma colher ou um sabre de luz. Ou um pequeno ramo de uma planta aromática fresca.
 

Adicionar sumo de limão, sobretudo a infusões frias, pode ser uma forma interessante de tirar partido das virtudes de ambos.
 

Utilizar plantas de má qualidade, com uma cor muito distinta da sua cor no campo, demasiado velhas ou mal-acondicionadas, produz habitualmente infusões de péssima qualidade.

Que se tornam muito aborrecidas de ingerir...

Frequentemente adquirem um sabor a cogumelos podres ou a mofo.

Em casos extremos, podem mesmo saber a suor ou a cocó de cavalo.

Não beba, quando assim for!
 

Beber infusões é uma boa forma de se manter hidratada/o. Prepare infusões para consumir durante toda a semana. São fáceis de conservar no frigorífico e de levar para o trabalho.

Beba infusões para relaxar.

Beba infusões em família.

Beba infusões no pós-parto.
 

Ensine aos seus filhos a importância de consumir infusões.

Beba infusões antes e depois de praticar desporto.

Beba infusões a dois.
 

Aprecie arte ou um bom livro a beber uma infusão, é uma das melhores formas de o fazer.
 

Beber infusões é uma excelente forma de manter o cabelo hidratado.
 

Não beba infusões só quando chove ou está frio. Beba durante o ano inteiro.

Quando beber uma infusão ao ar livre, cuidado com o que pode cair dentro da sua chávena.

Beba infusões de marcas com história. Pedro e Inês pisaram o nosso jardim produtivo há 600 anos!

Beber infusões pode ajudar a emagrecer. Mas nada supera comer com moderação!
 

Não precisa ter um curso superior para saber preparar uma belíssima infusão!
 
 
Um banho numa infusão de plantas pode ter reputados efeitos terapêuticos.
 

A tisana de Natal do Cantinho das Aromáticas não se consome só no Natal, consome-se quando um homem e uma mulher quiserem.
 

Visite o local onde são produzidas as suas infusões, tisanas e condimentos. Se gostar, deixe a sua avaliação. Esta é muito importante para motivar a equipa de trabalho a fazer sempre melhor, para si e para quem vier a seguir.

Beba infusões que tenham conquistado prémios prestigiados prémios nacionais e internacionais, nos últimos anos.

Compre as suas infusões, tisanas e condimentos diretamente ao produtor.

Ofereça infusões, tisanas e condimentos como presente a quem mais gosta. Compre na loja online e peça para entregar em qualquer ponto do país!
 

Aproveite a oferta dos portes em compras de valor superior a 35,00 € na loja online.
 

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: