Baunilha

É um dos aromas favoritos da humanidade. No entanto, poucos saberão que esta incrível especiaria provem do fruto de uma espécie de orquídea (Vanilla planifolia), originária do México.
 
Os espanhóis conheceram pela primeira vez o aroma e fragância dos seus frutos quando Montezuma ofereceu a Cortez, em taças de ouro, uma iguaria constituída por uma massa de cacau torrado, triturado, misturado com farinha de milho, e aromatizada com baunilha. 
 
O povo azteca procurou guardar ciosamente o segredo da origem deste aromatizante, que usavam naquela bebida tradicional dos ricos, por isso só na 2ª metade do séc. XVI os espanhóis conseguiram conhecer a planta e a sua origem. 
 
Os europeus tentaram desenvolver o seu cultivo em estufas, mas a planta não frutificava, devido à ausência dos insectos responsáveis pela sua polinização.
 
Ainda hoje este é um dos principais problemas na sua produção, sobretudo pelo uso excessivo de pesticidas, que tem causado o declínio destes insectos, forçando os seres humanos a polinizarem as flores manualmente.
 
Fazer sexo com uma orquídea será uma das actividades mais fascinantes, exclusivas e exóticas! Envolve sempre acessórios como um palito ou pequeno pincel, utilizados para estimular e fecundar a flor!
 
Só no séc. XIX a baunilha se difundiu pelo mundo. Apesar dos sucedâneos de síntese, o extracto da vagem de baunilha ainda hoje é muito utilizado em produtos de grande qualidade. 
 
Os maiores produtores mundiais são Madagáscar e a Indonésia. Muitas destas plantações são guardadas por homens armados, pois nos últimos anos tornou-se uma das especiarias mais caras do planeta, podendo o preço/kg ultrapassar os 500 euros.
 
Há vários anos comprei uma vagem enorme com preço proporcional, directamente a um produtor que conheci numa feira internacional. 
 
Guardei-a durante muito tempo, até finalmente encontrar a mulher da minha vida, com quem a partilhei em dezenas de momentos, sempre doces e muito ternurentos.
 




 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: