Um Chá nas Nuvens

Várias décadas antes do despertar da televisão em Portugal, Raul de Caldevilla fundou no Porto a Invicta Filmes e realizou em 1917 o primeiro filme publicitário do país, “Um Chá nas Nuvens”.

Com o intuito de promover uma nova marca de bolachas, contratou os Puortollanos, pai e filho ginastas galegos, com fama no mundo do espectáculo, e fê-los trepar os 75 metros de puro barroco da Torre dos Clérigos. 

O evento tinha sido promovido nos jornais locais e o povo respondeu em massa. Cento e cinquenta mil pessoas juntaram-se na Baixa do Porto, para assistirem a uma proeza inédita.

Ao alcançarem o topo, o duo montou uma mesinha e tomou chá, acompanhado pelos novos petit beurre da Fábrica Invicta. 

Aproveitando as alturas, daí lançaram milhares de folhetos publicitando as bolachas. 

O jovem Manoel de Oliveira, que mais tarde viria a tornar-se o mais consagrado realizador de cinema português, estava entre o público.

A sagacidade de Caldevilla foi filmar tudo isto, lançando nas salas de cinema, pouco tempo depois, a tal “fita assombrosa”, 17 minutos que esgotaram lotações dias seguidos, relatam os jornais da época.

Hoje está um dia perfeito para tomar “Um Chá nas Nuvens” no Cantinho das Aromáticas. 

Temos sessões diárias, das 09,00 às 18,00 horas. A entrada é livre, drive-in disponível para quem desejar ficar alapado.

Garantimos no mínimo 17 minutos de assombrosa natureza no meio da cidade, sem o risco das multidões. 

Os petit beurre para acompanhar são da Biscoitaria Valonguense.
 



 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: