Vetiver

A partir desta semana contámos com uma nova espécie no viveiro do Cantinho das Aromáticas.
A vetiver (Chrysopogon zizanioides sin. Vetiveria zizanioides) é uma das plantas mais conhecidas na indústria de perfumaria mundial, onde o seu óleo essencial é utilizado como fixador.
 
O aroma é maravilhoso, com notas de terra, madeira e citrinos, sendo muito persistente. É usado em aromaterapia para aliviar o stress e relaxar. Tem também propriedades febrífugas.
 
As folhas são usadas em cestaria e no fabrico de tapetes, bem como para cobrir telhados. As raízes exalam um aroma forte, podem servir para fazer telas, tecidos grosseiros, leques, entre outros artefactos.
 
Depois de secas e cortadas, as raízes podem ser destiladas para extracção de um óleo essencial espesso, de cor âmbar, constituído principalmente por vetivona, conhecido na Índia como Vetiver, Vetivert, Khus khus, Khas khas, ou óleo da tranquilidade.
 
Ao contrário das outras plantas, o vetiver não ganha raízes horizontais, crescendo estas quase exclusivamente na vertical, penetrando o solo até 6 metros de profundidade.
 
Os tufos densos de ajudam a travar o escoamento de água superficial.
 
Por estas razões, o vetiver é usado para criar sebes. Como a planta não cria estolhos, não se torna invasora, o seu cultivo é facilmente controlável. 
 
Em compras de valor superior a 40,00 euros, oferecemos os portes. Entregas em qualquer ponto do país, em 24 a 48 horas.
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: