Festa das Rosas 2012

A Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento em Santo Tirso, vai realizar no próximo dia 2 de junho (noite) e 3 de junho (tarde) a “Festa das Rosas”. 
Segundo informações recolhidas, inicialmente era uma festa de finalistas que, para a sua organização, contava com o apoio da esposa do diretor. Nesse dia, eram expostos nos claustros da escola, vários produtos agrícolas, eram exibidos alguns animais de pequeno porte, e os espaços eram decorados com arranjos florais. 
Como nos arranjos expostos, as rosas eram as flores predominantes, e a escola, desde há muitos anos, reproduz anualmente alguns milhares de roseiras, de entre as cerca de duzentas variedades, decidiu-se atribuir o nome de “Festa das Rosas”. 
Com o passar dos anos a festa foi-se diversificando e o seu impacto junto da população de Santo Tirso e concelhos vizinhos foi aumentando, estando hoje integrada nas festas da cidade. 
Hoje, o ponto forte da festa continua a ser os arranjos feitos só com rosas, assim como a exposição individual em que as diversas rosas estão identificadas com o nome “vulgar” e o nome “Científico”.
A Festa das Rosas é também um importante ponto de encontro “obrigatório” de muitos alunos que por aqui passaram, vindos de todo o continente, ilhas e países de expressão portuguesa, pois já lá vão quase cem anos desde a sua fundação (1913). 
O contacto é:
Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento
Largo Abade Pedrosa, nº 1
4780-368 Santo Tirso
Telefone: 252 808690 Fax: 252 808699
epacsb.carlosfrutuosa@gmail.com
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: