Livro Aromaterapia - Fundamentos e Utilização

O novo livro “Aromaterapia – Fundamentos eUtilização” é um manual didático, tratando dos vários aspetos da aromaterapia, um ramo da disciplina da Fitoterapia que presentemente faz parte de muitos Cursos da área da Saúde, interessando não só aos Alunos desses Cursos, mas também aos profissionais desta de área, particularmente os de língua portuguesa. 

Trata-se de um livro que procura divulgar de modo científico a aromaterapia, uma área terapêutica hoje implantada em toda a América e nos países da Europa, estando em franco desenvolvimento em Portugal. Embora este termo tenha aparecido no início do século passado com o Dr. René-Maurice Gattefossé, integra um conceito que já existia na medicina Ayurvédica (medicina indiana), pois a aromaterapia deve ser entendida como um sistema holístico de tratamento que vê o homem, como um todo, não olhando só para o órgão a tratar.

Para além de conceitos gerais e da história da aromaterapia, com referência às duas Escolas básicas, a Francesa e a Americana, aborda-se, com desenvolvimento, no capítulo 3, a obtenção, a composição e a atividade das matérias-primas em aromaterapia [óleos essenciais (80), concretos, absolutos, extratos, hidrolatos, produtos resinosos e tinturas].

No capítulo 4 foca-se o modo de aplicação dos óleos essenciais em aromaterapia por via interna e por via externa, com destaque para as técnicas da inalação e da massagem aromática onde se indicam os óleos vegetais diluidores dos óleos essenciais e os principais macerados oleosos medicamentosos.

No capítulo 5, abordando a aromaterapia terapêutica, indica-se, tendo em conta os diversos sistemas do organismo, o tipo de óleos essenciais mais adequados a um tratamento eficaz.

Finalmente são indicados quatro formulários, dois deles, tendo em conta as bases da Escola Americana e da Escola Francesa, um outro, de ordem prática e familiar e finalmente um, dermatológico.

Para cada capítulo as citações são apoiadas em referências bibliográficas, sendo as fotografias que ilustram a obra obtidas, na maioria pelos Autores, tendo as restantes a indicação da sua origem.


Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: