Encíclica Verde

A nova encíclica do Papa Francisco, que será divulgada na quinta-feira, é sobre o ambiente e a necessidade de uma revolução económica e ética para salvar o planeta.

A expectativa é tão grande que o Observatório do Clima, uma rede brasileira de organizações ambientalistas, fez mesmo um trailer, para um "filme" em que Francisco é o herói, contra as indústrias poluidoras e baseadas na utilização de combustíveis fósseis. 

Gosto da frase: "Se destruirmos a criação, ela vai destruir-nos", que foi retirada de um sermão recente do Papa. Mas gosto sobretudo da frase final deste vídeo: "Para mudar tudo, precisamos de todos!!!".

Nós agricultores estamos na primeira linha para ajudar a proteger o planeta, já que a agricultura industrial, aquela que alimenta boa parte da humanidade neste momento, é também uma das actividades mais perniciosas, porque polui com os seus pesticidas, destrói ecossistemas inteiros, esbanja água, lança gases de estufa para a atmosfera pela criação intensiva de animais e a lista de causas/efeitos é gigantesca.

Só uma agricultura sustentável poderá contribuir para um novo mundo, um mundo melhor. E como se consegue fazer a mudança?! 

Com a ajuda de todos nós, que somos CONSUMIDORES. Só quando todos, de forma consciente, percebermos que a forma como são produzidos os alimentos que consumimos é errada, não pode continuar, tem que mudar, e que essa mudança é muito mais fácil do que aparenta, é que as alterações climáticas poderão regredir.

A mais poderosa ferramenta contra as alterações climáticas não é política, nunca será. É a nossa consciência colectiva, agitada por seres humanos excepcionais, como o Papa Francisco, que nos levará no derradeiro caminho da acção em prol da mudança.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: